Como declarar a conta do Nubank no Imposto de Renda 2022

[ad_1]








Quer consumir este conteúdo no formato de áudio? A gente lê para você! Abra o play abaixo.

A conta do Nubank foi criada em 2017 para simplificar a sua vida financeira: sem tarifas de manutenção, taxas escondidas ou cobranças abusivas.

Além de oferecer transferências gratuitas, ela ainda faz seu dinheiro render automaticamente – por isso, é preciso declarar-la no seu Imposto de Renda.

Atenção: este texto é uma forma de te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar em sua declaração.

Ter uma conta do Nubank não te obriga a fazer a declaração anual do Imposto de Renda. Só é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2022 quem se enquadra nos critérios da Receita Federal.

Ou seja: se você não for isento e nem dispensado de fazer a declaração, deve declarar a conta do Nubank no seu IR.

Outra dúvida comum é sobre o pagamento do Imposto de Renda. Não é porque você está declarando alguma coisa para a Receita que você vai pagar imposto.

Declarar é avisar a Receita Federal de que você tem determinado saldo ou rendimento. E você faz isso apenas uma vez por ano, por meio da declaração de Imposto de Renda. Assim, a Receita consegue acompanhar como está a evolução do seu patrimônio.

Agora pagar imposto é diferente. A conta do Nubank já retém os impostos sobre os rendimentos dos clientes. Ou seja: o Imposto de Renda referente à conta do Nubank já está pago. Você não precisa pagar nada na hora de declarar.

Para declarar a sua conta, você precisa ter em mãos o informe de rendimentos –um documento que detalha o que uma pessoa tem em uma instituição ou quanto recebeu dela no último ano: todos os rendimentos que você teve com investimentos, salário, pensões, benefícios , bônus, entre outros.

Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre o informe de rendimentos do Nubank e como declarar cada produto que você tem.

A forma como você vai receber o informe é diferente caso você seja cliente apenas do Nubank, apenas da NuInvest ou se for cliente do Nubank e também da NuInvest. Veja:

Cliente apenas do Nubank

Neste caso, você receberá seu informe por e-mail até o dia 28 de fevereiro. Caso queira, é possível também solicitar o seu documento pelo aplicativo. Ao fazer isso, enviamos o informe novamente para o seu email.

Para solicitar o informe de rendimentos no aplicativo do Nubank:

  • Abra o seu app do Nubank;
  • Clique em “Informe de rendimentos”;
  • Confira as informações da próxima tela e clique em “Solicitar informe 2021”;
  • Em seguida, verifique se o e-mail cadastrado está correto e clique em “Enviar e-mail”;
  • Prontinho! O informe de rendimentos será enviado para o seu e-mail.

Importante: se você investir em CDBs ou na Bolsa de Valores (BDRs, ações e ETFs) pelo app do Nubank, as informações sobre investimentos serão no informe de rendimentos da NuInvest. Basta seguir o passo a passo do app do Nubank para pedir o envio dos dois informes.

Cliente apenas da NuInvest

Se você é cliente apenas da NuInvest, poderá acessar o informe de rendimentos com todas as informações para a declaração anual de IR pelo aplicativo ou pelo site da corretora. Não se preocupe, vamos enviar um e-mail para avisar que seu informe está disponível para ser solicitado.

Para acessar o informe de rendimentos no aplicativo da NuInvest:

  • abra seu app NuInvest;
  • Selecione a opção “Mais” e depois clique em “Extrato e relatório”;
  • Vá em “Informe de rendimentos”, insira o ano base (2021) e clique em “Gerar”;
  • Seu informe de rendimentos será enviado para o e-mail cadastrado na NuInvest.

Se preferir, você também pode baixar o informe da NuInvest pela plataforma web da corretora:

  • Acesse o local da NuInvest e faça o login;
  • Selecione a opção “Mais” e depois vá em “Relatórios”;
  • Vá em “Informe de rendimentos”, insira o ano base (2021) e clique em “Baixar”;
  • Será feito o download do seu informe de rendimentos no formato PDF.

Cliente Nubank e também da NuInvest

Se você tem conta tanto no Nubank quanto na NuInvest, você pode solicitar o envio dos dois informes direto pelo aplicativo do Nubank. Essa opção também vai aparecer no seu app até o dia 28 de fevereiro.

Não se preocupe, quando tudo estiver pronto, vamos enviar um e-mail para te avisar que seus informes estão disponíveis para serem solicitados.

Importante: se você investir em CDBs ou na Bolsa de Valores (BDRs, ações e ETFs) pelo app do Nubank, as informações sobre investimentos serão no informe de rendimentos da NuInvest. Basta seguir o passo a passo do app do Nubank para pedir o envio dos dois informes.

Se você cumpre alguma regra da Receita Federal e viu que precisa fazer a declaração, veja como declarar a sua conta do Nubank.

As informações da sua conta tradicional, que rendem 100% do CDI, aguardam na página do informe cuja identificação da fonte pagadora aparece como “Nu Pagamentos” (CNPJ 18.236.120/0001-58).

Lembrando: este é apenas um guia para te ajudar na sua busca por informações. Caso tenha dúvidas, busque um profissional para ajudar na sua declaração.

O saldo e o rendimento da sua conta tradicional devem ser declarados em duas fichas no programa da Receita Federal: uma para informar o saldo da sua conta (“Bens e Direitos”) e outra para informar o rendimento que você teve com ela em 2021 (“ Rendimentos sujeitos à exclusiva e definitiva”).

Em “Bens e Direitos”, você vai selecionar o grupo 4 (Aplicações e Investimentos), selecionar o código 02 (Títulos públicos e privados sujeitos a participantes) e inserir as seguintes informações:

  • Localização: Brasil;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira o CNPJ da Nu Pagamentos, conforme enviado no seu informe de rendimentos;
  • Discriminação: Conta de Pagamentos;
  • Situação em 31/12/2020 e Situação em 31/12/2021: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você vê no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo total (valor depositado + rendimentos). Neste campo do programa do IRPF 2022, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.

Na ficha “Rendimentos sujeitos à exclusiva exclusiva”, você declara o rendimento da sua conta, usando o código 06 (“Rendimentos de Aplicações Financeiras”). Veja como preencher:

  • Tipo de Beneficiário e Beneficiário: estes campos são preenchidos pelo programa da Receita quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira os dados da Nu Pagamentos que vêm no informe de rendimentos;
  • Valor: insira o valor referente aos “Rendimentos Líquidos” que consta no seu informe;

Se o valor de rendimentos enviado no seu informe for de R$ 0,00, você não precisa preencher esta ficha, apenas a de “Bens e Direitos”.

As informações da sua conta com depósitos feitos em RDB ficam na página do informe cuja identificação da fonte pagadora aparece como “Nu Financeira” (CNPJ 30.680.829/0001-43).

O passo a passo para declarar essa conta é quase o mesmo da conta do Nubank: é preciso declarar o saldo na ficha “Bens e Direitos” e os rendimentos na ficha “Rendimentos sujeitos à participação”.

Veja abaixo:

Em “Bens e Direitos”, você vai selecionar o grupo 4 (Aplicações e Investimentos), selecionar o código 02 (Títulos públicos e privados sujeitos a participantes) e inserir as seguintes informações:

  • Localização: Brasil;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira o CNPJ da Nu Financeira, conforme enviado no seu informe de rendimentos;
  • Discriminação: RDB;
  • Situação em 31/12/2020 e Situação em 31/12/2021: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você vê no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo total (valor depositado + rendimentos). Neste campo do IR, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.

Na ficha “Rendimentos sujeitos à exclusiva exclusiva”, você declara o rendimento da sua conta, usando o código 06 (“Rendimentos de Aplicações Financeiras”). Veja como preencher:

  • Tipo de Beneficiário e Beneficiário: estes campos são preenchidos pelo programa da Receita quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira os dados da Nu Financeira que vêm no informe de rendimentos;
  • Valor: insira o valor “Rendimentos Líquidos” que consta no seu informe;

Se o valor de rendimentos enviado no seu informe for de R$ 0,00, você não precisa preencher esta ficha, apenas a de “Bens e Direitos”.

O saldo e o rendimento colocado na função Guardar Dinheiro vêm somados ao saldo e rendimento da sua conta do Nubank ou dos RDBs. Dessa forma, ao declarar a sua conta, você já está declarando o seu dinheiro guardado.

O saldo e o rendimento do dinheiro guardado com dados de vencimento vêm somados ao saldo e rendimento da sua conta em RDB. Dessa forma, ao declarar os seus depósitos em RDB, você já está declarando os valores do Resgate Planejado.

E não se preocupe: ainda que exista essa separação por fonte pagadora, todos os produtos da conta (conta, função Guardar Dinheiro e Resgate Planejado) estão sendo contemplados no informe e agrupados sempre para tornar sua declaração mais simples.

O programa do Imposto de Renda 2022 trouxe uma nova opção para declaração de rendimentos. Agora, os rendimentos de bens a serem declarados podem ser protegidos diretamente na ficha de “Bens e Direitos”.

Ao inserir as informações de um bem na ficha “Bens e Direitos”, o programa da Receita Federal exibirá uma seção chamada “Rendimentos Associados”. Basta clicar no botão “Informar rendimentos” para declarar essas informações.

Se você preferir declarar o jeito de antes, ou seja, na ficha de Rendimentos, você também pode. As fichas “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, continuam disponíveis no programa do IR.

Atenção: este texto é uma forma de te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar em sua declaração.

Leia também

Tudo sobre o informe de rendimentos da NuInvest

Entenda tudo sobre o informe de empréstimos do Nubank e da NuInvest

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *