[ad_1]
Veículos de mídia locais falam em centenas de feridos; resposta israelense já teria matado cerca de 200 no lado palestino
O ataque surpresa do Hamas a Israel neste sábado (7.out.2023) deixou pelo menos 40 pessoas mortas, segundo o Magen David Adom (serviço de emergências médicas do país). A organização afirma ainda que “centenas” estão em tratamento nos hospitais. Estima-se que o número real de vítimas seja maior.
Integrantes do grupo radical palestino se infiltraram no território israelense por terra, mar e ar. Ao mesmo tempo, o Hamas disparou foguetes da Faixa de Gaza.
Os ataques se concentram principalmente em cidades do sul e do centro israelense –incluindo Jerusalém.
Há vídeos e relatos de israelenses sendo capturados como reféns pelo Hamas.
Assista imagens do ataque (3min24s):
A imprensa local reporta forças israelenses atacando alvos relacionados ao Hamas na Faixa de Gaza. A retaliação teria deixado cerca de 200 palestinos mortos e 1.600 feridos até o momento.
O primeiro-ministro israelense, Netanyahu, disse em vídeo que “Israel está em guerra” e que o Hamas pagará “um preço sem precedentes”. O país lançou a operação “Iron Swords” (espadas de ferro, do inglês), para proteger os civis.
Assista (1min):
O ataque à Israel foi condenado por líderes mundiais e entidades judaicas. É considerado o maior ataque ao país em anos. O Brasil vai convocar uma reunião de emergência na ONU para discutir a situação.
[ad_2]