Aeroporto de Congonhas volta a operar normalmente

[ad_1]

Falso alerta de sequestro em aeronave da Azul na 6ª feira (25.ago) resultou em cancelamentos de voos

O Aeroporto de Congonhas (SP) voltou a operar normalmente neste sábado (26.ago.2023). O aeroporto ficou paralisado por 1 hora devido a um falso alarme de “apoderamento ilícito” – termo que indica sequestro de aeronave – de um avião da Azul que vinha do Aeroporto Internacional do Recife (PE) na noite de 6ª feira (25.ago).

O alerta falso que suspendeu as operações no Aeroporto de Congonhas (SP) na noite de 6ª feira (25.ago.2023) provocou o cancelamento de voos neste sábado (26.ago). O Poder360 entrou em contato com as companhias aéreas Latam, Azul e Gol para verificar o impacto do incidente.

Em nota, a Azul, companhia aérea do voo que causou o alerta, informou que seguiu todos os procedimentos e acionou as autoridades envolvidas para analisar o caso. Segundo a empresa, foram 2 voos cancelados na 6ª feira e um neste sábado. A companhia afirma que os clientes foram reacomodados em voos de outras linhas aéreas.

Leia a nota completa: 

“A Azul informa que o voo AD 4277 que saiu de Recife com destino ao Aeroporto de Congonhas em São Paulo, na noite de ontem [6ª feira], apresentou uma suspeita de interferência ilícita. Os procedimentos para essa situação foram seguidos pela companhia, por todas as instituições e autoridades envolvidas. Após a confirmação da normalidade, a aeronave seguiu para a posição de parada final. Os Clientes e Tripulantes desembarcaram em total segurança. Ontem [6ª feira], tivemos 2 voos cancelados e 3 alternados. Hoje [Sábado], tivemos 1 voo cancelado. Os Clientes foram reacomodados em outros voos da companhia.”

A Gol afirmou que precisou alternar 3 voos para o Aeroporto de Viracopos e cancelar outras duas operações na noite de 6ª feira. Neste sábado, 12 voos da companhia que pousariam em Congonhas foram cancelados “em virtude de adequação da malha”.

Leia a nota completa da companhia: 

“A GOL informa que devido a uma ocorrência alheia à sua operação no Aeroporto de Congonhas (CGH) na noite de 6ª feira (25.ago), houve a necessidade de 3 voos serem alternados para o Aeroporto de Viracopos (VCP) e 2 cancelamentos. Já as aeronaves da Companhia que ficaram retidas em CGH devido ao ocorrido retomaram seus processos de decolagem posteriormente.

“Na manhã deste sábado, em virtude de adequação da malha, também houve a necessidade do cancelamento de 12 voos que fariam partidas ou pousos no Aeroporto de Congonhas (CGH).

“A GOL reforça que vem prestando todo suporte necessário aos seus Clientes desde a noite desta sexta-feira e continua à disposição para auxiliá-los no que for necessário.”

Já a Latam informou que segue operando normalmente neste sábado e que ofereceu “toda a assistência necessária aos seus clientes”. A companhia não soube dizer quantos voos foram afetados pela suspensão.

Leia a íntegra da nota: 

“A LATAM Brasil informa que seus voos operam normalmente neste sábado (26/8) no aeroporto de Congonhas (São Paulo), após suspensão temporária de todas as operações do aeroporto na noite de 6ª feira (25.ago). Apesar do fato totalmente alheio ao seu controle, a LATAM ofereceu toda a assistência necessária aos seus clientes com voos alternados ou cancelados.”

O incidente foi registrado na cabine de um avião da companhia aérea Azul que vinha de Recife. Segundo a Infraero, “a torre de controle do aeroporto recebeu mensagem equivocada da cabine da aeronave, com código que trata de apoderamento ilícito”, que indica sequestro de aeronave.

Foi acionado o protocolo de segurança depois do pouso, com a suspensão das atividades. A Infraero informou que a PF (Polícia Federal) “constatou que não se tratava de apoderamento ilícito” e o aeroporto foi reaberto.



[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *