Viagem à China eleva otimismo sobre Brasil no exterior no 2º tri

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A mídia chinesa foi responsável por quase todas as menções positivas à economia brasileira; Atrito com BC ainda pesa negativamente

Na viagem do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) A China elevou o otimismo da cobertura dos jornais internacionais sobre a economia brasileira no 2º trimestre de 2023. A percepção atingiu 430 pontos de reputação no último trimestre. No total, 192 (45%) pontos foram cobertos apenas pela mídia estatal chinesa para a visita do petista.

O resultado do 2º trimestre é ligeiramente inferior aos 444 pontos do 1º trimestre deste ano, demonstrando que o otimismo com o início do governo Lula passou. Por outro lado, as viagens internacionais continuam sendo o principal motor das referências à economia brasileira – sejam elas positivas (em sua maioria) ou negativas.

O lifting foi feito cabelo Radar +55, eixo de inovação de Grupo BCWque analisou 277 relatórios sobre veículos de 7 países: Alemanha (Spiegel), Argentina (Clarion e A nação), China (Tempos Globais), Estados Unidos (The Washington Post, Jornal de Wall Street e O jornal New York Times), França (o mundo), Inglaterra (O economista) e México (Universal). Você está em todo (920 KB).

Infográfico sobre a reputação da economia brasileira na mídia estrangeira

Em segundo lugar, as dezenas de críticas feitas pelo governo e pelos aliados de Lula ao presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, assim como no 1º trimestre, ainda pesam negativamente na cobertura de veículos estrangeiros.

“Houve uma intensificação das críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, antes e depois da decisão do Copom de manter a alíquota básica em 13,75% ao ano. Além de Lula, Haddad [Fazenda] e Simone Tebet [Planejamento] Passariam a expressar suas divergências publicamente, ou o que repercutiria na imprensa estrangeira”diz ou estudo.

Quanto às teorias publicadas em reportagens do período, 65% eram positivas e 35% negativas. O resultado foi o melhor da França, Alemanha e China, cujos veículos analisados ​​revelaram positivamente a economia brasileira em 100% dos dois textos analisados.

METODOLOGIA

O Radar +55 utiliza a metodologia MDI (Media Performance Index), desenvolvida pelo Grupo BCW Brasil, para avaliar a reputação da economia brasileira na imprensa de 8 países. O algoritmo IDM considera mais de 20 variáveis ​​na análise de cada resultado médio espontâneo. Os critérios são quantitativos e, principalmente, qualitativos. Refere-se ao veículo de mídia em que o resultado foi publicado e ao próprio conteúdo da matéria, permitindo a criação de insights e inteligência a partir de dados com o cruzamento de informações e recortes temáticos ou cronológicos.

Para mensurar a pontuação, existe uma classificação dos laudos. QUALQUER Power360 Destacam-se os seguintes critérios analisados: 1) se o texto é positivo ou negativo; 2) qual o destaque dado à economia brasileira; 3) uma foto foi tirada e em qual veículo ela foi publicada. Essas informações são incluídas em um sistema automatizado. Resumimos as pontuações de cada relatório e, da mesma forma, contamos para o saldo final.



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