Funcionária do STF é única indicada ao CNJ na vaga da Câmara

[ad_1]

A Casa Baixa aceitou nomes até o meio dia desta 5ª feira (6.jul); Daiane Nogueira de Lira é chef de gabinete do Dias Toffoli

Advogada Daiane Nogueira de Lira é a única candidata à vaga da Câmara dos Deputados no CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Ela foi indicada pelo bloco União-PP-PDT-PSDB/Cidadania-PSB-Patriota-SD-Avante.

Ó Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), solicitou as indicações às partes até ou meio-dia desta 5ª feira (6 de julho de 2023) e publicou a única indicação no Diário da Câmara. A eleição ocorrerá como deve ser convocada pelo presidente da Casa Baixa.

As cabines de votação foram instaladas no Salão Verde do Congresso. A eleição para o NCJ acontecerá secretamente, em turno único, com decisão para, no mínimo, principalmente simples, ou ver, 257 . Se aprovada, a indicação seguirá para o Senado Federal. Se rejeitada, a Câmara terá 15 dias para indicar outra pessoa.

trajetória

Daiane Nogueira de Lira é a atual chefe de gabinete do ministro da STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli. Advogada da União, é mestre em Direito e doutoranda pela USP (Universidade de São Paulo).

Além de atuar no STF, a advogada participa do Instituto Nós por Elas, que luta contra a violência de gênero. Se a indicação for aprovada, ocupará vaga ao final do mandato do procurador Mário Henrique Aguiar Goulart Ribeiro Nunes Maia.

CNJ

Criado pela reforma do Judiciário, ou CNJ não tem controle administrativo do Judiciário. O Conselho recebe denúncias de juízes, estabelece metas de eficiência nos julgamentos, entre outras atribuições. É composto por 15 membros, com mandato de 2 anos, com possibilidade de recondução. A Câmara e o Senado têm a prerrogativa de indicar 2 cidades, de notável saber jurídico, para integrar o órgão.


Com informações da Agência Câmara de Notícias



[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *