Como fazer a gestão de equipe médica da sua clínica?

A boa gestão de equipe médica é essencial para a construção da imagem da sua clínica. Com a orientação de um bom gestor, os profissionais cumprem as suas funções com o máximo de aproveitamento.

Mas o que deve ser feito para alcançar uma performance deste nível? Neste artigo, falaremos sobre o papel do gestor no RH das clínicas médicas, além de apresentar 5 boas práticas para você otimizar o trabalho de seus colaboradores. Confira!

Qual é a importância de uma gestão de equipe médica?

A gestão de equipamentos médicos é uma das atividades mais importantes de um gestor na área da Saúde. Afinal, o que move uma clínica são os profissionais que trabalham nela. Isto significa que o sucesso de uma empresa que presta serviços neste setor depende, principalmente, da atuação do seu tempo de profissionais.

Nele, a gestão da equipe possui uma característica diferente de todas as outras. Afinal, ela precisa cuidar de seus profissionais para que estes atendam bem como pessoas. Isto é, a gestão de equipe médica impacta não só médicos e enfermeiros, mas o público.

Qual é o papel do administrador na gestão de equipe médica?

O papel do gestor é conhecer bem sua equipe e ao máximo as habilidades de cada profissional. Atribuir as tarefas de cada equipe adequadamente com eles não funcionaram ao funcionarem suas características.

Desse modo, o gestor antecipa os atritos relacionados às características de personalidade e entende como lidar com eles. Nesse sentido, o responsável implementa as medidas que tornam o clima organizacional mais harmônico para todos.

Quando o gestor se preocupa com o bem estar de seus colaboradores, ele consegue tomar decisões que melhoram os processos internos e a qualidade do serviço prestado.

Isso é de extrema importância na área da saúde, uma vez que um trabalho no setor costuma ser e carregado de estresse, jornada muito longa dos médicos. Afinal, suas tarefas possuem um alto grau de complexidade e previstos a vida das pessoas.

O gestor também precisa ter inteligência emocional para mediar conflitos, tanto aqueles que envolvem os pacientes quanto os próprios membros da equipe. Por fim, é preciso lembrar que o gestor deve ser uma figura de liderança inspiradora.

Ou seja, ele deve criar um sentimento de colaboração, pois não há relação de produção para criar ordens a partir de uma parceria de poder.

5 boas práticas de gestão de equipe médica

Para estimular o sentimento de colaboração e garantir um ambiente de saúde saudável, há algumas boas práticas a serem observadas. Confira como principais:

1. Motivar a equipe

Motivar a equipe médica é fundamental para que ela se mantenha engajada e melhore o seu desempenho. Existem diversas maneiras de implementação esta boa prática. Ela pode ser feita de forma indireta, investindo no espaço físico a fim de tornar-lo mais agradável.

Ou, para uma abordagem mais direta, pode ser realizada por meio do reconhecimento do desempenho da equipe, que pode se materializar em dias de folga dentro da escala de trabalho ou bônus salarial.

É importante que os incentivos não sejam apenas indivíduos, mas que haja recompensas coletivas para estimular o trabalho em conjunto.

2. Organizar treinamentos

Oferecer treinamento é importante para manter a equipe atualizada sobre a área. Porém, os treinamentos não precisam ser, necessariamente, sobre assuntos financeiros.

Eles podem servir para desenvolver algumas soft skills relevantes aos profissionais, tais como organização, mindfulness e assim por diante.

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3. Criar uma cultura de feedbacks

Para que a equipe saiba quais aspectos do serviço devem ser melhorados, é importante ter uma cultura de feedbacks. Eles são importantes para que a clínica evolua e entregue um desempenho cada vez melhor.

Essa boa prática complementa a motivação da motivação. Afinal, além de apontar os pontos de melhoria, é preciso reconhecer um bom trabalho. Lembre-se de que os feedbacks positivos podem ser em grupo, mas os negativos precisam ser sempre dados individuais.

4. Escutar a equipe médica

A equipe precisa saber que suas impressões sobre a empresa estão sendo ouvidas. Por isso, o gestor deve estar aberto a ouvir as opiniões de seus funcionários.

Sendo assim, aconselhado conversar com sua equipe para que eles expressem suas dificuldades. Dessa forma, podem surgir bons insights para aprimorar o atendimento aos pacientes e dinâmicos da empresa.

5. Os processos eficazes da clínica

Veja em ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho dos seus colaboradores. Isso será muito benéfico para aumentar a produtividade da clínica.

Otimizar os processos internos significa economizar tempo e liberar os profissionais para realizar tarefas mais complexas que exige atenção redobrada.

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