Zelensky diz entender que, “de fato”, a Ucrânia já está na Otan


Presidente ucraniano pede que membros da aliança militar oficializem a fidelidade de seu país durante a liderança na Lituânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse na 2ª feira (10 de julho de 2023) que seu país, “de fato”, ele faz parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e espera que as nações que fazem parte da organização oficializem a adesão de Kiev durante a cúpula de Vilnius, na Lituânia.

Quando pedimos adesão à OTAN, falamos francamente: de facto, a Ucrânia não está na aliança. Nossas armas são as armas da aliança. Nossos valores são o que a aliança acredita. Vilnius tem medo de confirmar tudo”, disse Zelensky em vídeo publicado nas redes sociais.

Ainda estamos trabalhando no texto, ou marca, nas palavras específicas de tal confirmação, mas já entendemos ou fato que a Ucrânia estará na aliança e estamos trabalhando para tornar o algoritmo de adesão o mais claro e rápido possível”, complementau.


Leia mais sobre a OTAN:


A entrada da Ucrânia na aliança militar é uma das justificativas do presidente russo, Vladimir Putin, para invadir o país vizinho. O Kremlin considera a expansão da OTAN pós-Guerra Fria uma ameaça à sua segurança nacional.

A liderança da organização acontece na capital da Lituânia nesta 3ª feira (11 de julho) e 4ª feira (12 de julho). em liberarafirmei à OTAN que serão discutidos caso haja os principais desafios para ou “ecossistema de segurança” global, ou fortalecimento da aliança militar na guerra na Ucrânia.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *