[ad_1]
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, comandado pelo petista, está na mira do PP, de Arthur Lira
A secretária Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Eliane Aquino, disse que o ministro Wellington Dias tem “força política para enfrentar o modo de fazer política do centrão”. O bloco mira o comando da pasta.
“Wellington é um ministro fantástico para a política pública, com olhar para as necessidades dessa população”, afirmou Aquino em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada nesta 2ª feira (14.ago.2023).
De acordo com a secretária, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou reestruturar o Bolsa Família quando assumiu. Isso porque o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou a base de beneficiários de forma desordenada e deixou o programa social sem verba suficiente.
Como prioridades do ministério, Aquino citou a reconstrução do Bolsa Família e do Suas (Sistema Único de Assistência Social) –que operacionaliza ações de assistência social, além da criação de uma área voltada à inclusão socioeconômica.
“Vamos gerar emprego para esse público que está no Cadastro Único e no Bolsa Família, para desmistificar a ideia de que a pessoa não quer trabalhar. Estudos mostram que elas já trabalhavam desde os 11 anos de idade. O problema é que nunca tiveram oportunidades”, disse.
Lula não tem base no Congresso Nacional para aprovar seus projetos. Por isso, negocia cargos no governo com partidos do Centrão. O Desenvolvimento Social está na mira do PP, do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). A passagem de bastão enfrenta resistência de petistas porque o ministério tem um alto orçamento.
[ad_2]