Veja a importância da promoção de carga e quais os cuidados do RH


UMA promoção de carga é essencial tanto para manter os colaboradores engajados, quanto para o crescimento da empresa. E é papel do RH e do DP entender e organizar de forma adequada todas as etapas que envolvem este processo para que o sucesso seja alcançado.

São diversos fatores que precisam ser pensados, como a estruturação do plano de carreira, o gerenciamento de cargas e registros, as burocracias envolvidas na operação, entre outros.

Ao longo deste conteúdo, você verá vantagens de promover alguém do próprio tempo, em uma espécie de recrutamento interno, formas de fazer isso e que consideram na hora de aplicar uma promoção profissional. Boa leitura!

Qual a importância da promoção de carga?

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A promoção de cargas, como você bem sabe, é uma forma de reconhecer as competências e desempenho de determinado colaborador. É comum que ela seja feita para preencher vagas, promovendo um talento interno ao recrutar.

O objetivo principal dessa ação é a valorização do profissional. Esse é um ato essencial, visto que um em cada quatro funcionários não se sente valorizado no trabalho. O dado é da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que também mostra que colaboradores de cargas mais alto se sentem mais satisfeitos.

Para além da valorização profissional, colaboradores que são promovidos já estão acostumados com a cultura da empresa. Assim, a equipe já confia no trabalho da pessoa e o próprio colaborador já possui um desenvolvimento comportamental preparado para a carga.

Por isso, no momento de promover um profissional, é importante refletir se o cargo oferece:

Para que ele se sinta motivado, a carga deve proporcionar desafios e demandas que contemplem a realidade do trabalho. O reconhecimento vem através de alocá-lo na função que é compatível com suas soft e hard skills. E a retribuição pode ser por meio de benefícios, além da questão salarial.

Tudo isso refletirá em vantagens tanto para a empresa como para o colaborador. Abaixo, mostraremos quais são e como elas impactam positivamente a organização.

Importância para os colaboradores: satisfação e engajamento

O engajamento dos funcionários é um fator que está em falta no mercado. segundo pesquisa da Gallup74% dos profissionais brasileiros são moderadamente ou ativamente desengajados.

Esse hábito influencia o clima organizacional, pode afetar a saúde mental do colaborador e trazer benefícios financeiros para a empresa.

Portanto, é essencial que ele se sinta reconhecido por seu esforço e desempenho, motivado pela possibilidade de enfrentar novos desafios e participante no progresso da empresa. Isso o deixará muito mais feliz e satisfeito com o trabalho e a instituição.

Lembre-se de estruturar um bom plano de carreira, para que haja um caminho sólido e planejado para se percorrer. Você também deve comunicá-lo para toda empresa, visando a transparência na forma de promoção.

Importância para a empresa: retenção de talentos e melhoria dos resultados

Diferente do engajamento, a rotatividade está muito presente no mercado. segundo pesquisa da Robert Half, o Brasil é o líder no índice de faturamento. Desde 2010, houve um aumento de 82% desta taxa nas empresas.

Porém, com profissionais motivados e felizes, haverá diminuição da rotatividade e absenteísmo. E ainda, segundo a Gallupeles permaneceram mais produtivos e isolados.

Com a promoção de cargas, você economiza em gastos com processo de R&S, retém talentos com potencial e bom desempenho, melhora o clima organizacional e promove mais competitividade no mercado.

O que considerar na hora de promover um funcionário?

Há dois fatores cruciais para se considerar na hora de fazer a promoção de carga, sendo questões interligadas ao colaborador e à empresa. Primeiramente, é preciso elencar as características necessárias para que o profissional consiga preencher a vaga.

Mas, além disso, é essencial também avaliar a estrutura financeira da instituição para essa finalidade.

Recomenda-se que seja criado um plano de carreira com todas as informações pertinentes, como:

  • Quanto a empresa precisa ter de faturamento para promover um colaborador;
  • Quais metas ou desempenho o profissional deve atingir para ser promovido;
  • Quais são as jornadas para se alcançar certas cargas e esperas;
  • entre outros.

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