Quando a maioria das pessoas pensa na origem de labrador retriever, a suposição é que eles vêm de Labrador. A verdade, porém, é mais complicada. Então, como o Lab se tornou a clássica e amada raça de cachorros que conhecemos hoje? Aqui está uma breve história do Labrador Retriever:
Mesmo cão, nome diferente
Em 1700, os labradores eram chamados de St. John’s Dogs ou também Lesser Newfoundland Dogs. Isso porque, ao contrário da crença popular, a origem desses cachorros é de Terra Nova e não labrador. O Conde de Malmesbury importou o primeiro desses cachorros para a Inglaterra e foi ele quem deu o nome de Labrador. Os primeiros Labradores foram usados para caçar e auxiliar na pesca. Os cachorros nadavam para pegar redes cheias de peixes de barcos que não conseguiam chegar perto da costa e depois arrastavam essas redes de volta para os homens que esperavam a entrega nas docas.
Morrendo, Ressurgindo Novamente
Apesar da popularidade dos Labs no século 19 e início do século 20, um imposto sobre cachorros e uma lei de quarentena acabaram fazendo com que a raça caísse em número na Terra Nova. Os laboratórios restantes foram cruzados com outras raças para preservar a linhagem. O Labrador Retriever foi reconhecido como uma raça em 1903 pelo Kennel Club Inglês. Durante as décadas de 1920 e 1930, a Inglaterra mais uma vez viu um grande influxo de labradores aos quais a maioria dos Labradores Retrievers de hoje pode ser rastreada.
De caçadores a companheiros domésticos
Labradores eram freqüentemente usados como cachorros de caça que eram usados para caçar vários pássaros e aves aquáticas. Eles recuperariam os pássaros depois que fossem abatidos.
À medida que entramos na era moderna, muitas famílias descobriram que os cachorros possuíam outras qualidades que os tornavam adequados como animais de estimação domésticos ou para outros trabalhos. O cão não se irrita facilmente, o que o torna ideal para trabalhar na segurança do aeroporto ou como cão-guia para cegos.
As famílias acham que os cachorros são amigáveis e se dão muito bem com as crianças. Os cachorros são fáceis de treinar e podem aprender novos truques sem dificuldade. Labrador Retrievers tendem a viver cerca de 12 a 14 anos.
Se você deseja trazer um para sua vida para fins esportivos ou apenas deseja um cão adorável para toda a família, o Labrador Retriever é sempre uma ótima escolha. Se esta parece ser a raça de cachorro certa para você, saiba mais sobre eles e confira os filhotes de Labrador Retriever disponíveis para venda!