A Toyota lança esta semana, nos EUA, o novo Crown 2023. O modelo retorna aos EUA, após 50 anos de ausência, como sedã, porém com características de design de crossver com fastback traseiro, como o Audi Q5 Sportback.
O Toyota Crown 2023 será o novo veículo top de linha da marca nos EUA. O modelo já esse papel no Japão há décadas e agora retorna aos Estados Unidos pela primeira vez em 1972.
O novo Toyota Crown 2023 é um sedã com um “design de maior altura de condução”, mas o estilo é mais próximo ao de um crossover fastback – como o Audi Q5 Sportback – embora com vidro tradiço fixo e um porta-malas tradicional em vez de um hatchback.
O Crown 2023 oferecerá dois powertrains híbridos: um padrão ajustado para maximizar a economia de combustível nos modelos básicos XLE e midrange Limited, e um segundo no acabamento Platinum destinado a maximizar o desempenho.
A Toyota estima que o híbrido padrão até 16,1 km/l, enquanto a versão fornecida é completa ao desempenho, que diz que é obtida cerca de 11,9 km/3 combinados.
O powertrain combina motor de quatro cilindros em linha de 2,5 litros naturalmente aspirado a uma transmissão contínua variável, enquanto o acabamento Platinum é alimentado por um motor de quatro cilindros em linha de 2,4 litros turboalimentado de acoplamento a uma caixa automática de seis velocidades.
Chevrolet Onix: carro mais vendido no varejo em julho de 2022
Confirmada no Brasil, Silverado chega a 602 cv com preparação da Callaway
Ambos apresentam um sistema eletrônico de atração nas quatro rodas sob demanda que energia para as rodas traseiras por meio de um motor montado no eixo que engata quando necessário para tração extra.
O Crown de 15ª geração, construído no sistema Japão, virá de com o novo fábrica de infotainment da Toyota e uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas. Ele será equipado com o Toyota Safety Sense 3.0, ou conjunto de sistemas avançados de segurança e assistência ao motorista da marca.
O preço do Toyota Crown 2023 não foi revelado.
A Toyota diz que espera que o veículo seja nos showrooms dos EUA entre o terceiro e quarto deste ano.