Tebet diz que não conversou com Lula sobre Pochmann no IBGE


Segundo a ministra, “seria um desrespeito com um presidente que está hoje lá”; anúncio foi feito pouco depois

Horas antes do anúncio do economista Marcio Pochmann como o novo presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que o governo ainda não estava tratando do assunto e que não tinha falado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito.

Segundo Tebet, “seria um desrespeito com um presidente que está hoje lá e tem um ciclo que não se encerrou” e que o nome seria discutido “no momento certo e com a pessoa certa”. As declarações foram em entrevista à GloboNews, que foi ao ar na noite de 4ª feira (26.jul.2023).

z

O órgão fornece dados sobre o país que guiam a criação de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. E é um braço do Ministério do Planejamento.

No mesmo dia, porém, o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta, anunciou que Pochmann assumirá a presidência do IBGE. “Tenho acompanhado as especulações sobre o IBGE. É o Marcio Porchmann que vai para o IBGE e não tem nenhum ruído sobre isso”, falou.

A autarquia está sob a presidência temporária do diretor de pesquisa Cimar Azeredo. De acordo com Pimenta, não há data para a posse do novo presidente.

Filiado ao PT, Pochmann presidiu a Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido, e o Instituto Lula. Foi também presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Sua gestão foi criticada internamente por ter supostamente aparelhado o órgão e ter feito uma administração mais ideológica.

GloboNews é a emissora líder de audiência entre as TVs pagas de notícias. Ainda assim, segundo os últimos dados disponíveis da Kantar Ibope (que faz a medição), a emissora do Grupo Globo tem, no máximo, 103.510 pessoas assistindo à sua programação simultaneamente. Leia aqui sobre a audiência de canais de notícias.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *