[ad_1]
Número absoluto de desocupados teve queda de 5,9% contra o trimestre anterior, chegando a 8,4 milhões de pessoas
A taxa de desemprego no Brasil cai para 7,8% no trimestre terminado em agosto. É o menor nível desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015, quando foi de 7,5%. Ao considerar o período de junho, julho e agosto, foi a taxa mais baixa desde 2014 (7%).
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número absoluto de desocupados teve queda de 5,9% contra o trimestre anterior (até junho), chegando a 8,4 milhões de pessoas.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga mensalmente os dados de mercado de trabalho pelo levantamento Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).
A taxa de desocupação no trimestre encerrado em agosto (junho, julho e agosto) caiu 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (de março a maio), quando era de 8,3%. Também recuou 1,1 ponto percentual ante o mesmo trimestre do ano passado, de 8,9%.
Em números absolutos, a população desocupada recuou 5,9% no último trimestre, o que corresponde a 528 mil pessoas. Em 1 ano, são 1,3 milhão de brasileiros a menos que estão a procura de vaga no mercado de trabalho.
A população ocupada subiu para 99,7 milhões no trimestre encerrado em agosto. A alta foi de 1,3% em relação ao trimestre anterior e de 0,6% em 1 ano. Os percentuais correspondem a um aumento de 1,3 milhão e 641 mil pessoas, respectivamente.
[ad_2]