Rússia rejeita plano de paz da Ucrânia na Assembleia Geral da ONU

[ad_1]

Ministro das Relações Exteriores diz que proposta é “irrealista”; também recusou esforço da ONU para reativar acordo de grãos

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que o plano de paz proposto pela Ucrânia e as últimas propostas da ONU para reativar o acordo de exportação de grãos no mar Negro “não eram realistas”. O ministro falou a jornalistas no sábado (23.set.2023) depois de discursar na 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

Kiev apresentou um projeto de paz que inclui 10 pontos, o qual Moscou enxerga como impossível de implementar. “O projeto de Zelensky pode ser descrito de diferentes maneiras, mas é completamente inviável. Não é realista e todos entendem isso, mas ao mesmo tempo dizem que é a única base para negociação”, declarou Lavrov.

“Tudo o que nos foi prometido acabou sendo uma mentira”, afirmou Lavrov ao comentar a saída da Rússia do acordo de exportação. Disse que o país não tem interesse em regressar já que “não teria acesso livre aos postos do Mediterrâneo e outros, nem uma solução para a questão dos seguros, cujo custo quadruplicou”.

Lavrov declarou que visitará a Coreia do Norte em outubro para continuar as negociações que Vladimir Putin e Kim Jong-un iniciaram em Moscou. Os 2 se encontraram de 12 a 17 de setembro para discutir cooperação econômica e militar.



[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *