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A rotatividade de funcionários é um problema que atinge todas as empresas. No entanto, essa questão é especialmente crítica no setor varejista, principalmente quando se trata de membros da equipe de vendas vencedora. Isso porque, a saída de um membro pode impactar a recepção de toda uma estratégia traçada com base em metas coletivas.
Não importa o número de lojas que você possuía, a perda de funcionários não é apenas um inconveniente, ela ataca seus resultados em várias frentes:
- Desesperando o dinheiro gasto no processo de contratação;
- Perdendo o dinheiro e tempo gasto em treinamento;
- Custando vendas, com entrada de novos colaboradores que ainda não possuem o DNA da empresa;
- Custando clientes que criam vínculos maiores com o vendedor do que com a marca.
Todos esses problemas consomem seus dois recursos mais preciosos – tempo e dinheiro. Manter e maximizar as receitas exige a manutenção da sua força de vendas experiente e a maximização do retorno do seu investimento nelas.
Evite a perda de talentos no setor varejista, confira algumas dicas para reduzir a rotatividade de funcionários!
Como reduzir a rotatividade de funcionários no varejo?
Confira algumas dicas infalíveis para combater a rotatividade de funcionários no setor varejista e aumentar a retenção de talentos!
1- Tudo começa com uma excelente gestão de RH
Para reter talentos em uma empresa, o primeiro passo é criar um ambiente de trabalho que seja acolhedor, prazeroso e justo. Isso inclui, dentre outras coisas, um ambiente organizacional que:
- Valorizar as diferenças e considerar as individualidades;
- Crie uma identificação da marca com o colaborador;
- Oferece oportunidades de desenvolvimento e crescimento;
- Possua comunicação aberta e efetiva;
- Recompense os esforços;
- Estimule o trabalho em equipe.
Esses são apenas alguns pontos que devem ser observados pelo departamento de RH e que são efetivos na redução da rotatividade de funcionários.
Um colaborador que se sente feliz e bem recompensado e com expectativas de crescimento em seu ambiente de trabalho, dificilmente irá procurar novas oportunidades.
Dessa forma, o RH deve estar sempre presente na vida do colaborador, estabelecendo um canal de comunicação que seja efetivo para detectar atritos, frustrações e demandas de cada funcionário.
2- Planos de remuneração competitiva
A remuneração é um dos fatores que mais pesam quando o funcionário se depara com uma nova oportunidade de trabalho. Por isso, as empresas que desejam diminuir o seu faturamento precisam oferecer um plano de competitividade.
E isso envolve muito mais do que os altos dormem. Segundo estudo feito pela Zurich em parceria com a Universidade de Oxford, 67% dos brasileiros preferem benefícios de proteção à renda, como seguros de vida e invalidez, a acidentes maiores.
Além desses benefícios, é interessante incluir no seu plano de remuneração algumas variáveis que recompensam um bom desempenho, tais como bônus, gratificações, participação nos resultados, comissão, etc.
O importante é fazer com que os colaboradores se sintam recompensados por seus esforços. Muitas vezes, é interessante realizar pesquisas internas para descobrir como eles se sentem em relação ao seu plano de remuneração e avaliar a necessidade de mudanças controladas para se adequar às expectativas.
3- Treinamentos
Investir em treinamentos é uma boa forma de qualificar sua força de trabalho e, ao mesmo tempo, manter-los motivados. Ao perceber que uma organização preza pelo desenvolvimento de suas habilidades, os colaboradores tendem a se sentir mais valorizados e até mesmo gratos pela empresa.
Além disso, os treinamentos são investimentos de retorno imediato. Ao aprender novas técnicas, como utilizar novas ferramentas ou novas habilidades, os funcionários passam a empregar os novos conhecimentos simultaneamente nas suas atividades treinadas. Isso leva a empresa a atingir melhores resultados, aumentar a produtividade e reduzir custos.
4- Alinhamento de expectativas
Frustrações profissionais são outros motivos entre os principais que causam rotatividade de funcionários. Por isso, como empresas do varejo precisam ter planos de carreira claros e objetivos, que devem ser apresentados a cada colaborador antes mesmo de sua contratação.
Também é importante que o RH questione os candidatos sobre suas pretensões profissionais, a fim de identificar se os objetivos pessoais estão disponíveis com o que a empresa pode oferecer.
Isso inclui tanto objetivos de desenvolvimento de carreira quanto expectativas salariais. Não adianta contratar um funcionário com muita experiência e com as qualidades deveriam se sua pretensão salarial estivesse acima do que a empresa pode pagar. Embora o candidato possa aceitar a vaga no primeiro momento, a chance de ele abandonar o barco quando surgir uma oferta maior é muito grande.
5- Gestores habilitados
A redução da rotatividade de funcionários, muitas vezes, depende de uma gestão adequada. Assim, é preciso garantir que os gestores sejam capazes de lidar com conflitos, motivar as equipes, identificar pontos fáceis e fortes de cada colaborador, comunicar e metas de forma clara e objetiva, etc.
Um gestor mal capacitado pode desmotivar uma equipe e levar a uma debandada geral. Por isso, as empresas precisam trabalhar no desenvolvimento de lideranças, a fim de garantir que todos tenham uma formação adequada para lidar com pessoas em um ambiente de trabalho.
6- Ferramentas tecnológicas adaptadas
Até agora, falamos de diversos pontos que dependem, principalmente, de um modelo de gestão eficaz. Para que isso seja possível de ser implementado, é essencial contar com ferramentas adequadas que possibilitem a execução de tarefas de RH e de gestão.
O calculado da folha de pagamento, comissões e bonificações, por exemplo, é um fator primordial para evitar atritos e garantir a satisfação dos colaboradores.
Da mesma forma, use uma solução de departamento pessoal para programar treinamentos, gerir o processo de recrutamento e seleção, etc. faz-se necessário para alcançar maior eficiência, controle e acompanhamento.
Nesse sentido, um Convenia é um exemplo ótimo de solução que agrega todas as ferramentas necessárias para ajudar a reduzir a rotatividade de funcionários no varejo. Ele permite a automação de diversas tarefas-chave, aumenta a produtividade diária, o poder de gestão e diminui significativamente o número de erros. Todos esses fatores permitem a construção de um RH mais estratégico e às tendências de mercado e às necessidades dos colaboradores.
Com a Convenia você tem uma série de soluções em RH integradas para suas necessidades, tais como Departamento Pessoal, Folha de Pagamento, Benefícios Corporativos e clube de vantagens. Todas essas ferramentas criaram para uma gestão RH muito mais eficiente, o que se traduz em colaboradores muito mais satisfeitos.
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Sobre o autor:
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