[ad_1]
Ao declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física, o contribuinte recebe um recibo referente à declaração daquele ano. O documento – composto por uma sequência de 12 números – confirma o envio da declaração.
Mas, se você é do tempo do “onde será que eu guardei esse recebimento?”, não se preocupe, é possível recuperá-lo. Saiba como.
Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar em sua declaração.
Este conteúdo leva em consideração as regras de declaração de 2022, já que as orientações para 2023 ainda não foram divulgadas pela Receita Federal.
O que é o recibo do Imposto de Renda?
O recibo do Imposto de Renda nada mais é do que um documento que comprova o envio da sua declaração. A sequência de 12 números serve como identificação do recibo – mas não é obrigatório tê-la em mãos para declarar o IR no ano seguinte.
O recibo do IR só é necessário em algumas situações:
- Quando você deseja acompanhar o processamento da sua declaração pela internet;
- Quando você precisa fazer uma declaração retificadora, para corrigir alguma informação na declaração anterior;
- Quando a Receita Federal exige uma comprovação de que você, de fato, fez uma declaração dentro do prazo dado pelo governo.
Como recuperar o recibo do Imposto de Renda?
Caso o contribuinte precise do número de identificação da sua declaração e não lembre onde o guardou/salvou, é possível recuperá-lo de três maneiras, segundo a Receita Federal. Veja abaixo:
1. Por meio do portal e-Cac
Acesse o local da Receita Federal e clique no serviço “Declaração IRPF”. Aqui, é preciso já possuir um cadastro ou um certificado digital.
2. Através do computador ou dispositivo móvel utilizado para enviar uma declaração
Se a declaração foi salva e enviada do disco rígido de um computador, obtenha o documento na pasta “C:Arquivos de ProgramasProgramas SRFIRPF20XXtransmitidas”.
Para imprimir o recibo, o usuário deve acessar os dados pelo programa da Receita, dessa forma:
- Clique em “declaração”;
- Depois em “imprimir”;
- E então em “recibo”.
Também dá para acessar uma declaração pelo seu dispositivo móvel, na pasta de arquivos. Para isso, é necessário ter o aplicativo do IRPF instalado no aparelho e também a cópia da declaração e recibo baixados no mesmo.
De acordo com a Receita Federal, por questões de segurança, o ideal é sempre salvar a declaração em formato PDF em um pendrive ou em um HD e salvar uma cópia.
3. Pessoalmente em uma das unidades da Receita Federal em todo o país
Se não conseguir recuperar o recibo da declaração do IR pelo computador ou por dispositivo móvel, o contribuinte vai precisar ir até uma das unidades de atendimento da Receita Federal. Veja a lista completa de unidades.
Importante: as informações aqui são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar em sua declaração.
Este conteúdo leva em consideração as regras de declaração de 2022, já que as orientações para 2023 ainda não foram divulgadas pela Receita Federal.
Saiba mais sobre o IR 2023:
Ter uma conta do Nubank te obriga a declarar o Imposto de Renda? Não
Declaração pré-preenchida do IR: o que é e como funciona?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? saiba mais sobre nossos produtos e nossa história.
[ad_2]
Source link