Profissional de RH: atuação e competências essenciais


O profissional de RH (Recursos Humanos) é essencial para o bom funcionamento e o desenvolvimento de qualquer empresa. Não é à toa que, segundo pesquisa do LinkedIn, das 15 profissões em alta em 2020o RH – representado pelo Recrutador especialista em Tecnologia da Informação – está entre elas.

A profissão envolve desde a atração e retenção de talentos até a identificação de líderes dentro do quadro de funcionários de uma corporação. Além disso, esse profissional é um dos grandes responsáveis ​​pelo bom andamento das relações entre empresas e colaboradores.

Você sabe quais são as principais responsabilidades desse setor dentro de uma organização? O RH é um dos pilares estratégicos do negócio e sua importância deve ser reconhecida. Por isso, para sanar suas dúvidas sobre a área, aproveite a leitura deste post — nele explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a atuação do profissional de recursos humanos. Confira!

1. Entenda o papel do profissional de RH

índice

Esta área é vista como essencial para uma organização alcançar os melhores resultados estratégicos no mercado. Para ser capaz de exercer sua função de maneira eficiente, o profissional de RH deve, primordialmente, conhecer e entender o setor em si e o mercado de negócios no qual ele atua. Suas principais funções são: atrair, reter, engajar e desenvolver colaboradores de uma empresa,

Somente por meio do entendimento claro do mercado de trabalho é que o profissional do setor de recursos humanos pode identificar os candidatos e os perfis mais satisfeitos para ocuparem uma posição e, consequentemente, ajudarem a corporação a crescer em todos os sentidos.

2. Conheça as atuações do profissional de RH

Para além da imagem de um profissional que apenas possibilita a entrada e saída de colaboradores, ele também é uma das partes essenciais para o potencial estratégico da companhia. Isso porque ele lida com o bem de valor mais alto de todos: o capital humano.

Entre suas principais atuações, destacamos algumas delas, vejamos!

Recrutamento e seleção

O profissional de RH tem como papel encontrar os talentos capacitados para o crescimento da empresa, e essa escolha é feita por meio do recrutamento e seleção de pessoas.

Quando realizada de forma saudosa, a empresa pode arcar com custos de novas admissões — além dos gastos com a demissão do antigo funcionário —, ou seja, um prejuízo possível que poderia ser evitado ainda na etapa de entrevistas, por exemplo.

departamento pessoal

Antigamente acreditava-se que o departamento pessoal era a única responsabilidade do profissional de RH. Porém, para além de garantir o cálculo e pagamento de relatórios e benefícios, esse setor garante o cumprimento de leis que envolvem os colaboradores, como trabalhistassegurança do trabalho, redução de forma responsável dos custos etc.

treinamento e desenvolvimento

Uma área de treinamento e desenvolvimento verifica quais capacitações devem ser realizadas e mensuradas pelos aprendizados adquiridos. Hoje, muitas organizações reconhecem o valor de seus colaboradores para elas. Por isso, quanto mais eficiente eles foram, melhores são seus resultados.

Além do mais, essas empresas precisam desenvolver seus futuros líderes. A área de desenvolvimento tem essa função, permitindo a identificação dos déficits das equipes e das pessoas mais aptas às cargas de confiança.

3. Descubra quais competências são essenciais para o profissional de RH

Sabemos que lidar com pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. Todavia, o profissional de RH necessita de maior preparação para lidar com determinadas situações. Listamos abaixo suas principais habilidades!

Comunicativo

A comunicação, principalmente, interna é um desafio que o profissional de RH tem nas mãos. Isso acontece porque ele faz a gestão das pessoas e da forma como elas se relacionam. Por essa razão, é preciso sempre garantir que a comunicação de forma igualitária.

humano

Pode até parecer uma coisa inesperadamente, mas o setor de recursos humanos é a área organizacional em que todos os colaboradores da empresa precisam confiar. Sendo assim, a empresa deve humanizar as relações, pensando no melhor para o clima da organização — se ele é justo e respeitoso para todos.

inovador

Estamos em constante mudança e o mercado exige isso. Com o viés inovador, o profissional deve trazer sempre novas estratégias e olhares, garantindo que eles sejam entusiasmados e promovendo as mudanças esperadas.

4. Saiba porque o profissional de RH é a profissão do futuro

Ainda sobre os novos cenários que surgem, as soluções tecnológicas, como a gestão de pagamentos, já fazem parte da rotina diária desses profissionais. Com a inserção de softwares e outras tecnologias é possível acelerar os processos de seleção de colaboradores, facilitando a identificação dos melhores talentos e aqueles que são cruciais para o crescimento exponencial dos resultados da empresa.

Outro tema muito necessário de ser reforçado está ligado às técnicas de recrutamento, pois elas estão cada vez mais estratégicas e, de certa forma, mais humanas. Isso significa que a integração entre os colaboradores novos e antigos vem sendo melhor cuidada desde os primeiros contatos deles com seu novo emprego.

O profissional de RH, no mercado atual, precisa acompanhar as ferramentas e metodologias de forma integrada para que ele possa identificar e gerenciar da melhor forma as relações entre os colaboradores, tanto no processo de contratação quanto em relação às questões de diversidade, inclusão, gestão de pessoas, entre outras. Isso faz com que esse setor seja visto como uma ferramenta estratégica e de grande valor para o mercado.

Que tal nos aprofundarmos ainda mais sobre a influência da área de recursos humanos nas empresas? Aproveite para conhecer a importância das tecnologias e da humanização e descubra como você pode aplicar-las no seu trabalho!

Nova chamada para ação