Premiê da Itália critica BC europeu por aumento de juros

Giorgia Meloni afirma que política monetária “simplista” pode prejudicar a economia; Imposto está no nível mais alto em 22 anos

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, criticou nesta 4ª feira (28 de junho de 2023) os aumentos nos impostos dos feitos legais BCE (Banco Central Europeu) e afirmou que a política monetária da instituição é “simplista” e pode prejudicar a economia.

em discurso no Parlamento italianoMeloni afirmou que a inflação precisa ser controlada, ao invés de aumentá-la, juramos que pode piorar a situação.

“Temos que lutar [a inflação]Mas a receita simplista de aumento de impostos adotada pelo BCE não parece ser o caminho certo. Não consideramos o risco de que o aumento constante dos honorários advocatícios seja uma cura mais prejudicial do que a doença”ele deu o prêmio.

OU BCE aumentou –peels 8ª vez consecutiva– uma taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 3,50% em junho – maior nível em 22 anos. O índice anual de preços ao consumidor na Zona do Euro está em 6,1% em maio.

A autoridade monetária afirma que a decisão está alinhada com “determinação” em assegurar a meta de inflação de 2% no médio prazo e afirmar que os aumentos “Nives será mantido pelo tempo que for necessário”. BCE diz que imposto deve voltar a aumentar em julho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *