Como empresas modernas vivenciam transformações no ambiente corporativo e nas legislações introduzidas para a área empresarial. Muitas dessas mudanças impactam diretamente em alguns setores internos das organizações. Por exemplo, existem desafios do departamento pessoal (DP) que são próprios da era atual.
Neste artigo, falaremos sobre as dificuldades enfrentadas pelos DPs das empresas. Também iremos sobre o papel abordado por esse setor importante e como otimizar seus processos. Acompanhe os próximos passos!
O papel do DP nas empresas
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O pessoal é por uma série de tarefas que tanto complementam como ajudam o trabalho dos profissionais de recursos humanos – embora suas funções sejam, na realidade, bastante diferentes.
No entanto, com as mudanças e avanços no mercado de trabalho atual, os profissionais que trabalham no departamento pessoal vem cada vez mais importância dentro dos planejamentos de grandes empresas; já que, por meio da participação desse setor nas estratégias de benefícios de uma companhia, é identificar ainda mais fatores a serem possíveis – complementando os dados já recolhidos pelos recursos humanos e qualquer que seja o tipo de avaliação de desempenho por eles aplicados.
Por meio dessa informação, os profissionais de RH e do departamento pessoal podem fornecer os dados para que a gestão de pessoas feita da maneira melhor – juntando as informações de maior para que planejamentos de melhorias sejam variados em aspectos (como clima organizacional e determinação entre vida pessoal e trabalho) pode ser traçada com foco e eficiência.
Alinhando os dados e as visões destes diferentes departamentos, é possível estratégias mais claras e concisaslevando em conta os fatores que abordam os valores, visões e missões institucionais de uma empresa como estimativas de desempenho, o desenvolvimento de habilidades e habilidades de novo tipo de desafio pode ser benéfico para as equipes de uma corporação quando proponentes .
Dessa forma, novos programas, projetos e estratégias de melhorias podem ser desenvolvidoschegando cada vez mais próximos de sanar os problemas existentes e, ainda de ativar das mais diferentes funções, hierarquias satisfeitas com suas e tarefas.
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Principais desafios do setor de Departamento Pessoal
Para atuar de forma pessoal estratégica na empresa, o departamento precisa de políticas de eficiência para enfrentar vários desafios comuns à área.
Mas quais são os desafios do departamento pessoal? A seguir, elencamos os principais.
Acompanhamento da legislação trabalhista brasileira
Não é fácil o departamento pessoal se atualizado com a legislação trabalhista brasileira. Aprovação, as leis são alteradas com frequência e novas legislações são aprovadas pelo Governo Federal.
Só para termos uma ideia, desde que a Reforma Trabalhista (lei 13.467/17) foi aprovado, muitos artigos foram alterados e outros inseridos. Um exemplo é o controle de ponto. Até 2019, ele era obrigatório para empresas com, no mínimo, dez colaboradores.
Nesse mesmo ano, a obrigação do controle de ponto passou para as organizações com mais de 20 funcionários. Essa mudança surgiu com a aprovação da Lei da Liberdade Econômica (lei 13.874/19) que também regularizou a carteira de trabalho digital e flexibilizou muitas outras regras trabalhistas.
Para acompanhar todas as mudanças que acontecem com o departamento pessoal nas leis do trabalho, os especialistas e as tecnologias que atualizam as funcionalidades de acordo com as novas regras legais.
Excesso de operação
Segundo uma pesquisa realizado pelo Ministério da Economia, o Custo Brasil – índice que revela o custo com a burocracia – demonstrou que as empresas brasileiras gastam R$ 1 trilhão por ano com estrutura confiável e 5 impostas por processos burocráticos.
Esse estudo revelou ainda que o Custo Brasil compromete a possibilidade de novos investimentos feitos pelas empresas. Toda essa burocracia vivida em nosso país também afeta o departamento pessoal.
Isso é visto, por exemplo, no período de tempo gasto com complexo da folha de pagamento que são realizados para cumprir as regras trabalhistas específicas. Outra consequência do custo da burocracia é percebida nos passivos gerados por conta da complexidade das leis trabalhistas.
Sendo assim, os gestores do departamento pessoal cometem erros nas relações trabalhistas, não por vontade própria, mas por causa da dificuldade de interpretação de leis.
Adaptação à tecnologia
Estamos na era da transformação digital. Isso traz novas ferramentas, ferramentas e recursos para o departamento pessoal e são implementadas por empresas instantâneas. Embora a ideia seja facilitar os serviços, a fase de adaptação à tecnologia pode ser desafiadora.
O motivo não é pela necessidade de entender as funcionalidades, mas também por causa da necessidade de processos e serviços internos. Para minimizar esse período, muitos departamentos pessoais decidem investir no treinamento dos funcionários que usarão as novas aplicações.
Implementação do eSocial
O sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi desenvolvido para facilitar e integrar o envio de empresas para os responsáveis pela fiscalização trabalhista.
Desde que passou a ser obrigatório, em 10 de outubro de 2015, o eSocial passou por várias atualizações até chegar na sua versão simplificada – instituída pela Portaria Conjunta n0 71, de 29 de junho de 2021. Para se adequar a esse sistema, o departamento de pessoal precisa de tecnologias aplicadas que adaptará às novas regras.
A grande dificuldade não está só na aquisição do software correto, mas também não conhecimento das informações que devem ou não serão enviados ao Governo Federal. Sem esse entendimento, a empresa pode sofrer da Justiça do Trabalho.
Manuais de processos
Sem definições, o DP fica estagnado no tempo. O resultado pode ser uma grande quantidade de processos realizados manualmente por meio de planilhas. Se essa for a realidade interna, os colaboradores do seu tempo e energia consomem desnecessariamente.
Uma vez que, por meio da automação, serviços como: registro de férias, controle de ponto e gestão da folha de pagamento, são feitos por um software de departamento pessoal. Dessa forma, esses registros se tornam mais precisos e os erros são reduzidos. Assim, as equipes podem se dedicar a tarefas estratégicas.
Falta de investimento em tecnologia
Outro desafio do departamento pessoal é a ausência de investimento em tecnologias. Algumas ainda encaram essa prática como algo que gera pouco retorno sobre empresas de investimento (ROI). Porém, isso é um grande engano.
Na verdade, sem ferramentas flexíveis e eficientes, os processos organizacionais ficam travados ea produtividade das equipes caem consideravelmente.
Além disso, a qualidade das demandas do departamento pessoal oferece garantias. Sem dificuldades em se adequar aos sistemas trabalhistas que estão cada vez mais digitais. Por outro lado, quando há investimentos em tecnologia, o DP ajuda a empresa potencializar a gestão de pessoas.
Como melhorar o desempenho do seu Departamento Pessoal?
Com a implantação pessoal de práticas estratégicas, o departamento pode superar e melhorar o desempenho nas suas rotinas administrativas. Entre essas práticas, podemos destacar:
- Padronizar rotinas – o DP regras específicas para a realização de serviços internos. Essas podem integrar um documento de regras de segurança rotinas do departamento pessoal que será consultado pelos colaboradores e gestores;
- Indicadores de desempenho – a utilização de indicadores de desempenho (KPIs) ajuda os gestores a entenderem como está das demandas e a qualidade das metas internas;
- comunicação – é importante que a equipe do DP se reúna com regularidade para direcionar sobre objetivos, estratégias e melhorias para otimizar os serviços.
Sem dúvidas, o departamento pessoal é um setor fundamental para o sucesso da empresa. como dicas que demos a seguir os gestores do DP seguem o artigo, os desafios que não parecem empresariais seguem. O resultado será um setor resiliente e produtivo.
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