Open Banking: 7 dúvidas respondidas

Na tradução literal, Open Banking – também chamado de Open Finance – significa “banco aberto”, ou “sistema bancário aberto”. A proposta desse sistema é de que o mercado financeiro deve usar uma tecnologia padronizada – uma forma e mais fácil de se comunicar, com o objetivo de simplificar o compartilhamento de dados.

Imagine todo o crédito histórico construído ao longo de um banco pagas em dia, as contas bancárias, os empréstimos históricos, o perfil de gastos…

Com o Open Banking, o cliente consegue chegar a todas essas informações e não ter que começar com uma nova instituição.

A seguir, veja a resposta para sete perguntas sobre o Open Banking.

1. Quais são as vantagens do Open Banking?

As principais vantagens que ele dará mais liberdade e autonomia para os clientes, custará menos e deve estimular a competição do mercado. Veja:

  • Mais liberdade e autonomia para os clientes: Hoje, a burocracia interna das instituições é uma barreira enorme na hora de tentar mudar de banco.
  • Menos custos: O sistema é muito mais integrado, permitindo cortar intermediários e tornar os processos mais rápidos e baratos.
  • Mais competição: Se é mais fácil manter a criação de novos clientes e tentar estimular a criação de novos clientes, como instituições que terão mais benefícios para manter de novos produtos e taxas.

2. Para quê servir o Open Banking?

O Open Banking serve para trazer mais competitividade ao sistema financeiro e autonomia com que os consumidores também tiveram maior autonomia e acesso a mais opções de custos de produtos e fazer serviços, com menos e mais transparência.

Por exemplo, imagine que você quer pegar um exemplo, mas as taxas de seu banco estão muito altas. Hoje, você pode ir em outra instituição para tentar uma taxa melhor, mas não consegue obter suas informações para ajudar na negociação.

Com o Open Banking, você poderá levar seu histórico facilmente, com esses dados, a instituição pode oferecer juros mais atrativos para competir com seu banco.

3. O Open Banking está seguro?

Sim! De acordo com o Banco Central, como instituições devem cumprir uma série de requisitos para garantir a autenticidade, a segurança e o sigilo das informações compartilhadas.

Open Bank, sim, que os dados são controlados pelo mundo, sim, que não são significativos para onde são pessoas públicas. Isso se dá por meio de APIs, uma tecnologia que permite que “essa conversa” aconteça de forma mais simples e barata.

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4. O que são as APIs do open banking?

API é uma sigla para interface de programação de aplicativos, ou interface de programação de aplicações. Ela é uma espécie de área compartilhada em que os sistemas podem se comunicar entre si – o Open Banking Informações que as instituições financeiras usam as APIs abertas para que possam ser compartilhadas quando um cliente.

Vários sites usam como APIs abertas de redes sociais para criar formas mais rápidas de cadastro. É por isso que você consegue fazer login em páginas usando um perfil de rede social, por exemplo. Assim, você não precisa preencher todas as suas informações novamente – mas isso só funciona se o usuário permitir essa integração.

5. O Open Banking é gratuito?

Sim, o Open Banking é gratuito para as pessoas. O consumidor não terá nenhum custo ao solicitar o compartilhamento de seus dados de uma instituição para outra. Ou seja, o banco transmissor da informação não poderá fazer cobranças diretas.

6. O Open Banking já está funcionando no Brasil?

No Brasil, o cronograma de 2021 foi dividido em 4 etapas, de acordo com o Banco Central.

  • Fase 1: A primeira fase teve início no dia 1/02. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes, canais de atendimento e os produtos e serviços que suportam – como contas de depósito à vista, salvação e operações de crédito. Essa 1ª fase não envolve o compartilhamento de dados de clientes.
  • Fase 2: Na segunda fase, que começou no dia 13/08, o cliente pode compartilhar seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço e dados de transações relacionadas aos produtos e serviços de suas transações. Tudo isso acontece somente com autorização da pessoa.
  • Fase 3: Na terceira fase, com início em 29/10, é possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco via Pix. Os clientes podem ter acesso a serviços como aplicativos e propostas de crédito por uma mensagem, por exemplo.
  • Fase 4: Na quarta fase, que teve início em 15/12, de forma gradual, é possível o compartilhamento de outros dados de produtos e serviços, como informações relacionadas a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.

Ainda há um cronograma previsto para 2022. Veja como dados:

  • 15 de fevereiro de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento com TED e transferência entre contas na mesma instituição;
  • 4 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a seguros, previdência complementar aberta e capitalização;
  • 11 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a serviços de credenciamento em arranjos de pagamento;
  • 18 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados de operações de câmbio;
  • 25 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados de contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento;
  • 30 de junho de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento de boletos;
  • 30 de setembro de 2022: Possibilidade de iniciação de pagamentos com pagamento em conta.

Como será o Open Banking no Brasil?

7. O Open Banking considera o histórico antigo e o atual também?

Sim. Todo o seu histórico de crédito é levado em conta. Ou seja, as datas de implementação não são apenas a partir da implementação do Open Banking no Brasil, mas suas movimentações feitas ao longo dos anos, também.

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