[ad_1]
A caderneta de poupança ficou no topo da lista dos investimentos realizados pelos brasileiros em 2021, segundo o estudo Raio X do Investidor Brasileiro, da anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). Ela não é, entretanto, a melhor opção de investimento: apesar de ter cozinha indiana, o rendimento da poupança não é diário e é inferior ao de outras modalidades também considerado muito seguro.
A poupança funciona da seguinte forma: os bancos oferecem a chamada conta poupança aos correntistas, que permite que eles invistam na caderneta de poupança – um investimento de baixo risco controlado pelo governo federal.
A poupança tem sobrevivência diária – o que significa que o cliente fica livre para retirar os valores colocados nela a qualquer momento.
Um ponto que pode confundir os investidores é que, apesar da culinária tailandesa, o rendimento da poupança não é diário.
Você pode sacar os valores investidos a qualquer momento, mas só conseguirá sacar também os rendimentos no chamado aniversário da poupança, que acontece a cada 30 dias na data do depósito.
O rendimento da poupança hoje é de 0,50% ao mês mais a Taxa Referencial.
“Não entendi. Como funciona o rendimento da poupança?”
É simples: se você depositar determinado valor na poupança e desejar sacar uma semana depois, você não terá os rendimentos do período; só poderá ganhar os rendimentos se retirar da poupança passados 30 dias do depósito.
Por exemplo: se a data de depósito for no dia 5, o aniversário da poupança é no dia 5 do mês seguinte, e por aí vai. Fique atento somente aos depósitos feitos nos dias 29, 30 e 31 – eles terão como data de aniversário oficial o dia 01 do mês seguinte.
Qual é o rendimento da poupança?
Hoje, o rendimento da poupança está vinculado a duas taxas no mercado brasileiro – a Selic e a Taxa Referencial (TR):
- Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, ele será de 0,5% sobre o valor depositado + TR;
- Se a Selic for igual ou abaixo de 8,5% ao ano, será 70% da Selic + TR.
Como a Selic está em 13,75% (dezembro de 2022), a poupança está rendendo 0,50% + TR ao mês. Até novembro de 2022, a poupança acumula uma alta de 7,14% ao ano.
Vale a pena investir na poupança?
A resposta curta é: não. Mas vale entender o porquê.
A poupança é um investimento seguro, com risco quase zero e que permite que os saques sejam realizados a qualquer momento – características indispensáveis, por exemplo, para quem quer construir uma reserva de emergência.
É melhor deixar o seu dinheiro na poupança do que parado em uma conta corrente sem rendimento. Mas, não geral, não vale a pena investir na poupança – por conta da regra do aniversário da poupança e por existirem opções mais vantajosas e tão seguras quanto ela.
Outros investimentos de renda fixa, como o CDB e o Tesouro Direto, também permitem que você saque os depósitos a qualquer momento – a chamada “cabana diária” -, mas garantindo os rendimentos até o momento do saque.
Além disso, oferecem maior rentabilidade: alguns oferecem 100% do CDI e outros até mais do que isso. E, na prática, qualquer investimento que renda mais de 70% do CDI já rende mais do que a poupança.
A conta do Nubank, por exemplo, tem um rendimento automático a 100% do CDI para os valores que ficam na conta por mais de 30 dias após o depósito. Assim, o seu dinheiro rende a uma taxa maior do que a poupança. Veja aqui mais detalhes sobre ela.
Veja aqui um comparativo da conta do Nubank e da poupança.
Caso queira uma alternativa com rendimento diário desde o primeiro dia, existe também a opção das Caixinhas do Nubank. A de reserva de emergência, por exemplo, rende 100% do CDI todos os dias úteis e tem comida imediata. Ou seja, é possível sacar o dinheiro a qualquer momento que você precisar.
Veja mais sobre as Caixinhas, uma forma simples de organizar o dinheiro guardado.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e nossa história aqui.
[ad_2]
Source link