O que significa ser um profissional de Operações de Produto?

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No Nubank, muitas coisas são feitas do zero. Desde o início, entendemos que, para oferecer os produtos e serviços financeiros mais transparentes, justos e intuitivos, precisávamos recriá-los completamente.

Para esse empreendimento, precisávamos de profissionais que pudessem navegar da estratégia de negócios ao gerenciamento de projetos, da avaliação de riscos ao alinhamento entre equipes. É assim e por que nosso Operações de produto capítulo nasceu.

Em maio de 2020, sete anos e 25 milhões de clientes depois, são cerca de 50 profissionais de Operações de Produto espalhados por todos os escritórios do Nubank. Como crescemos para ter operações mais complexas em um ambiente internacionala empresa está procurando funcionários seniores para escalar e elevar os padrões de ouro atuais neste capítulo.

Naquele ano de fundação de 2013, um dos primeiros capítulos (como nomeamos pessoas com habilidades técnicas semelhantes) criado no Nubank foi o de Arquitetos de Negócios – posteriormente alterado para o nome Operações de produto. Tanto quanto sabemos, esse papel fez não existe em outras empresas. Foi criado quando percebemos que uma função de negócios era necessária para ser uma ponte entre cenários macro e micro, diferentes equipes e partes interessadas, bem como os engenheiros que construíram o aplicativo e os clientes. Em suma, “a cola de encadernação por trás de tudo”.

Existem algumas definições oficiais no Nubank que dizem que uma Operação de Produto “é um generalista com forte visão de negócios, que é capaz de navegar por várias áreas dentro e entre equipes.

O que um Product Ops faz é muito amplo e dinâmico, pois depende muito das necessidades da equipe em um determinado momento. A ambiguidade do papel e a falta de um escopo claro são coisas que os profissionais de Operações de Produto aprenderam a abraçar ao longo dos anos e isso é muito valorizado pelos líderes do Nubank.”

Porém, conforme fomos crescendo – o Nubank tem hubs de talentos em Berlim e Buenos Aires, e operações no México e na Colômbia – percebemos que era preciso avançar rumo a uma definição mais precisa da função, a fim de construir uma melhor tomada de decisão e definir um melhor processo na contratação talentos de todo o mundo.

Então, para aqueles que estão se perguntando, aqui está tudo o que há para saber sobre Product Ops: quem são, o que fazem e qual é o seu papel no Nubank.

A seguir, cinco Operadores de Produtos de diferentes nacionalidades, diferentes áreas de interesse e diferentes unidades de negócios do Nubank compartilham um pouco de sua rotina.

Thaís Starling foi a primeira Product Ops e a segunda mulher a trabalhar no Nubank – a primeira foi a cofundadora Cristina Junqueira. Ela trabalhou nessa função por cerca de três anos em três áreas diferentes: Operações, Contas e Pagamentos e Ouvidoria.

“Product Ops são pessoas que aprender rápido, gosta de ver assuntos diversos, e tem sangue e alma empreendedora. Um profissional de Operações de Produto adora pegar um problema de uma folha em branco e descobrir como resolvê-lo. Eles são definidos por liberdade e autonomiaEla explica.

Nascida no estado de Minas Gerais, Thaís é uma jogadora de vôlei que estudou Administração de Empresas em São Paulo. Ela morou na Alemanha, na República de Malta e nos Estados Unidos. Depois de trabalhar por três anos no Nubank como Product Ops, sua carreira continuou como Business Developer (BizDev) até 2019, quando se tornou Head of Operations para Nu México.

“Product Ops e BizDev são generalistas, mas diferem no trabalho diário e na execução. Por exemplo, os BizDevs no México foram encarregados de executar uma ampla análise do cenário e da concorrência que nos guiou na decisão de qual tipo de solução fazia mais sentido lançarmos primeiro.”

Outro Product Ops entrevistado para esta matéria é o francês Eric Scaramozzinoque em junho de 2019 deixou quase uma década morando em Londres, trabalhando no setor financeiro e em consultoria de gestão para ingressar no Nubank.

“A missão do capítulo é construir uma operação de classe mundial que permita que nossas BUs, diferentes geografias e vários esquadrões alcancem sua visão, para dimensionar com eficiência e ter flexibilidade para capturar novas oportunidadesdiz Eric, que nasceu nos Alpes franceses e tem um MBA pelo INSEAD.

“Nosso pilar” – continua – “é implantar as ferramentas certas para criar e monitorar planos de ação que melhoram as métricas do nosso negócio. Quando se trata de BUs, os profissionais de Product Ops fazem as coisas acontecerem. Quando se trata de operações, podemos atuar como o braço direito da equipe de gerenciamento.”

“Em termos de habilidades gerais, procuramos pessoas criativas que tenham habilidade para conectar necessidades de negócios, percepções do consumidor e engenharia”, começa a explicar Lucas Lee, Head de Fraud Ops do Nubank.

Nascido em São Paulo e descendente de uma família coreana, Lucas estudou na Universidade Nacional de Seul e possui MBA pela Kellogg School of Management, Northwestern University (EUA). Atua como Product Ops no Nubank desde junho de 2019.

“Aqui no Nubank, nosso Product Ops processa dados, desenvolve métricas de negócios, conecta equipes e gerencia projetos. Em termos de habilidades analíticas, os Product Ops estão mais próximos dos Business Analysts, mas a diferença é que os Product Ops investem menos horas em análise e mais em gerenciamento de projetos e engajamento de stakeholders. A comunicação eficaz é fundamental. As operações de produto precisam adaptar seu discurso ao público para influenciar outras pessoas ou chegar a um acordo.”

O construtor holístico

O argentino Agustín Danza chegou ao Nubank sabendo contar histórias para partidos heterodoxos. Anteriormente, atuou como CEO da Confederação Brasileira de Rugby, tendo ingressado em 2014, quando aquele esporte – na terra do futebol por excelência – não significava tanto quanto quando deixou o cargo e decidiu vir para o Nubank como Operações de Produto em 2019. Naquela época, após sua gestão, a federação internacional, World Rugby, havia declarado o Brasil como um dos novos “países estratégicos”.

“De qualquer forma, antes de entrar no Nubank eu não fazia ideia da terminologia Product Ops”, diz o ex-líder do capítulo de Customer Excellence no Brasil. “Então aprendi que os profissionais de Operações de Produto têm uma visão holística das coisas: eles têm uma capacidade importante de desenvolver projetos complexos e dividi-los em várias instâncias.”

Após sete meses desempenhando um papel importante no hub de talentos da Argentina, Agustín deixou o capítulo de Product Ops para liderar mais de mil pessoas em direção à visão do Nubank de criar uma revolução financeira no Brasil.

“As nossas competências permitem-nos concretizar ideias, tirá-las do papel” – afirma Agustín. “O Product Ops é capaz de fazer a máquina funcionar (a) monitorando e corrigindo o andamento dos projetos e (b) incentivando e alinhando pessoas. E essas capacidades, no meu caso, foram construídas durante o meu trabalho dentro do rugby.”

O jogador curinga

Paradoxalmente, a incompreensão sobre o papel de um Product Ops no mercado internacional de talentos no passado trouxe profissionais incríveis. Em 2019, o engenheiro industrial argentino Juan Aragón pretendia mudar de emprego na indústria do turismo. Ao saber das vagas em aberto no Nubank, ele leu que havia uma vaga de ‘Operações de Produto’ na Nu Argentina e se sentiu fatalmente atraído.

“O Product Ops é o curinga da empresa: muitas funções e adaptabilidade, muitas coincidências com muitos outros papéis”.

Durante seus primeiros nove meses na empresa, Aragón trabalhou em três projetos diferentes em três geografias diferentes. Ele estudou possíveis abordagens estratégicas para novos mercados, trabalhou em operações para o México e agora está, ao lado de um time multidisciplinar, focado em melhorar a usabilidade do aplicativo do Nubank para seus clientes latino-americanos.

“Nosso papel é intencionalmente abrangente; você tem que entender o contexto global da empresa para aplicar sua visão a projetos específicos. Mas sempre – sempre – de olho nas operações diárias e nos OKRs. De certa forma, somos os guardiões das operações do Nubank em escala global.”

“Saiam do armário, meninos e meninas”, diz um verso de uma mítica canção lançada há quarenta anos por uma mítica banda de punk rock.

O Nubank está atualmente procurando por profissionais de Operações de Produto em potencial no mundo, convidando-os a sair de seus armários e se conectar conosco.

“Product Ops pode ter duas habilidades principais inelutáveis”, garante um de nossos recrutadores de negócios do Nubank. Eles têm que ser muito analíticopois eles devem lidar com bancos de dados intrincados e também muito influente, pois eles precisam influenciar e colaborar com uma infinidade de equipes. Mais do que nunca, à medida que o Nubank cresce em sua complexidade organizacional ao abordar novos segmentos, novos produtos e novas geografias, o impacto que o Product Ops terá na empresa será ainda maior”.

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