Você sabia que o Retorno de Aprendizagem (ROL) ajuda o crescimento e a organização? O conhecimento adquirido sobre o mercado, os clientes e todo o investimento feito nesse processo fazem parte desse indicador tão importante. Mas você sabe o que é ROL?
O ROL nada mais é do que um indicador que serve para mensurar o retorno financeiro obtido a partir do conhecimento adquirido sobre clientes, concorrentes e mercado.
Para saber se o ROL está indicando bons resultados é preciso mensurá-lo periodicamente. Seus apontamentos ajudam a tomar decisões mais precisas e agregados para as equipes. Assim, o acompanhamento do ROL pode ajudar a desenvolver a organização como um todo e alavancar o faturamento da empresa.
Neste artigo, você vai entender:
- O que é ROL: para que serve e como funciona?
- Indicadores do ROL: conheça os principais
- Qual a importância do ROL?
- Como é feito o cálculo do ROL?
- Como incentivar uma cultura de aprendizagem na empresa?
Boa leitura!
O que ROL?
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O Retorno de Aprendizado (ROL) – do inglês, Retorno de Aprendizagem– servir para analisar e metrificar o conhecimento obtido sobre o mercado, os clientes e a concorrência. O que isso significa? Quer dizer que no dia a dia organizacional muito se pode aprender através de algumas atitudes como:
- Observar as necessidades dos clientes e os principais queixas a respeito do produto/serviço que está sendo oferecido;
- Criar pesquisas de satisfação com os consumidores
- Coletar cadastros de clientes;
- Estudar a concorrência: o que têm feito, quais os seus produtos mais se destacam e qual a experiência dos clientes;
- Observar com quais canais de comunicação da empresa os consumidores entram em contato e quais eles não costumam usar;
- Ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre os pontos citados anteriormente.
Essas experiências e informações servem para direcionar a empresa a atender e todas as necessidades como clientes de maneira completa além de servir como “banco de aprendizado”.
Como funciona?
O ROL funciona como um termômetro que mostra que os setores da empresa possuem maior potencial de oferta de insights. Em determinadas áreas, como o marketing, as vendas e o relacionamento com o cliente, são Aprendizados que precisam ser mensurados no Retor de Aprendizado.
Os dados colhidos ao observar a concorrência bruta, os clientes e a experiência do dia a dia organizacional fazem do ROL, mas são dados que ainda não são dados por meio de uma análise estratégica. Porém, é de suma importância que eles se transformem em ações e comportamentos que ajudem a empresa a tomar decisões.
Quanto mais o aprendizado se mostra em nossos departamentos da empresa, mais elevado será o ROL da organização. Por isso é importante investir em tudo o que estimula o estudo nas organizações da organização.
Para que serve o ROL?
O ROL serve para manter a vantagem competitiva do mercado ao promover a cultura de aprendizado interno. Isso é importante para que lideranças e gerentes se baseiem em políticas de RH de conhecimento, que signifiquem fatos concretos e como prática no dia a dia das empresas.
Com isso o ROL mostra o retorno do investimento feito em conhecimento e aprendizado à empresa. Construindo uma oportunidade de oportunidade a empresa e organização a incentivar o conhecimento, tem a de os colaboradores das equipes crescendo com a.
Indicadores do ROL
O Retorno de Aprendizagem é melhor avaliado por seus indicadores. A observação dos indicadores concede à organização mais autonomia e consciência para agir em prol das melhorias no ambiente. Vamos conhecer-nos a seguir:
Desempenho financeiro
Para verificar se está tendo retorno financeiro a partir do investimento em aprendizado é preciso analisar se o aumento aumentou a implementação do Retorno de Aprendizagem e comparação de resultados.
Se o aumento aumentou, significa que a empresa está no caminho certo e precisa continuar investindo no ROL. Caso o resultado ainda não seja conforme o esperado, basta analisar:
- Se dados os foram bem aproveitados;
- Se os colaboradores e gestores entendem a função do ROL.
Produtividade
Produtividade não significa uma equipe altamente atarefada e sem tempo para nada. Ela relaciona-se aos colaboradores saberem exatamente o que fazer a cada momento, trabalhando em parceria uns com os outros.
No ROL, conhecimento adquirido é altamente valorizado, a caminho e o caso usado para auxiliar a continuar a cumprir no certo, entregando tarefas prioritárias e estando a continuar a cumprir a prazo.
Investimento em aprendizado
O capital humano é um dos pilares da organização que precisa de investimentos constantes, tais como:
- Treinamentos, cursos e workshops, de preferência que emitam certificados;
- Reuniões entre as equipes para estimular as novas ideias, registrar insights dos colaboradores;
- Deixar que os membros da equipe tragam feedbacks sobre os investimentos feitos em aprendizado, por estimativas de desempenho.
Crescimento na empresa
As estimativas de desempenho precisam ter uma constância, seja semanal, quinzenal ou mensal, com uma finalidade de análise e resultados possíveis a serem feitas — seja investir mais em conteúdo sobre uma área determinada, etc.
Qual a importância do ROL
Quando a empresa se dedicar a conhecer mais sobre o mercado e usar esses “insights” para gerar ações e resultados, a ROL desta organização crescerá a cada dia. E por que isso é importante?
Porque é um investimento valioso que se baseia em uma organização de concorrência no mercado, tornando-a uma referência na área em que atua. Assim, acompanhar o ROL promove uma vantagem competitiva muito relevante para as organizações.
Vantagens do ROL
Diante do seu entendimento sobre o que é o ROL, podemos destacar as principais vantagens:
- Disponibilidade de coletas importantes e análise do conhecimento para agir de forma assertiva nas decisões;
- Estimular os colaboradores a entenderem sobre o mercado onde a empresa está inserida;
- Permite a identificação das ações que deram certo e trouxeram resultados positivos;
- Prepara a empresa para tendências no mercado, um passo à frente dos concorrentes;
- Observar o cenário do mercado atual, ações e cria padrões atuais;
- Expande o negócio, aproveitando novas oportunidades;
- Pode ser um meio para manter financeiramente os colaboradores que se empenharam na missão.
Para os novos colaboradores, por exemplo, engajá-los na cultura maior do aprendizado dos levará a ter um plano de carreira e a empresa atingirá níveis de conhecimento cada vez, traçando naturalmente um RH mais estratégico.
Como é feito o cálculo do ROL?
Por se tratar de um conhecimento, o cálculo é um pouco abstrato, mas não é impossível de se medir. A fórmula usada é a mesma do Retorno sobre Investimento (ROI), um indicador que mostra o quanto de retorno financeiro a empresa teve a partir de seus investimentos.
Fórmula do ROI = retorno sobre investimento — custo do investimento / custo do investimento
Ao substituir a sigla ROI por ROL, a fórmula ficaria assim:
Fórmula ROL = retorno de aprendizagem — custo de investimento / custo do investimento
Achemos que a empresa tenha ganho um aprendizado em reais, cerca de R$ 100.000. Agora, diminua-se esse valor pelo custo de investimento (R$ 3.000, como exemplo) e divida-se pelo custo do investimento.
ROL = 100.000 – 3.000 / 3.000 = 32,33
Esse valor significa que a empresa teve um retorno de 32 vezes o valor inicial investido em ROL, o que é muito positivo! Se ele fosse muito importante, seria necessária uma análise das premissas que são necessárias para a empresa crescer e obter retorno positivo.
Como incentivar uma cultura de aprendizagem?
Sabendo da importância de medir todo o investimento que a empresa faz em aprendizagem interna, é necessário tomar algumas medidas para que essa cultura seja usada de forma correta. Vejamos a seguir como tornar isso possível:
Incentivo os colaboradores a participarem
Sempre, relacionado ao aprendizado do mercado, da concorrência, da concorrência, é o papel da liderança, é o papel da educação que gera uma equipe e um problema que incentiva os colaboradores a:
- Opinarem;
- Construírem de maneira conjunta soluções tangíveis;
- Favorecer a participação e contribuição de todos para a tomada de decisões.
São essas reuniões que vários insights aparecem! Alguém responsável por anotar tudo e lapidar as melhores ideias.
Organize uma cultura de feedback
Um feedback é um presente. É importante elaborar espaços para que as equipes se expressem e façam sugestões sobre o ambiente de trabalho e sobre outros colaboradores também.
Estabelecer uma cultura de feedback é proporcionar às pessoas uma oportunidade de melhoria e aprendizado constante. Assim a organização quanto os colaboradores saem, tanto.
Troca de insights são sempre bem-vindos!
O que é um insight? Trata-se de uma ideia ou entendimento do tema sobre um tema a partir do conjunto- variase que tem uma complexidade ao longo do tempo.
Quando um insight aparece, temos a noção de: “por que eu não pensei nisso antes?” Por isso, é importante considerar os insights de modo a melhorar o que está sendo feito na empresa. Uma aplicação dessas ideias pode alavancar os resultados da organização.
Uma equipe precisa trocar insights com outro tempo, gerando engajamento e abertura para novas tendências e conhecimentos valiosos para a empresa. Essa interação acontece no dia a dia e precisa ser estimulada entre gerentes e colaboradores.
Por exemplo, quando se quer resolver um problema, é bem comum que um setor de crescimento para a questão e inicie uma metodologia para ouvir os representantes da área onde surgiu o problema e iniciar os melhores testes para validação.
Entre outras ações para além do crescimento, é importante os insights fazerem parte da cultura das equipes enriquecendo o ROL da organização.
chuva de ideias
O brainstorm é excelente metodologia para que as equipes podem construir ideias relevantes de maneira colaborativa. Com o tempo reunido, determine qual é a pauta / problema a ser resolvido e deixe que os funcionários falem. Você vai se surpreender com uma chuva de ideias que irá surgir!
Essa também é uma forma inteligente de promover a cultura de aprendizado na organização, abrindo espaço para todos.
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