A agenda de talentos profissionais sempre fez parte da estratégia do RH, mas ultimamente, está sendo primordial para o crescimento da empresa, sendo reestruturada constantemente para acompanhar as mudanças do mercado e também, dos profissionais.
A razão disso é que contratar um profissional de alto desempenho é como adquirir uma joia preciosa.
Esse tipo de colaborador costuma agregar valor, eficiência e inovação aos serviços da empresa. E o marketing de recrutamento é uma metodologia que auxilia bastante nesse processo!
Neste artigo, explicaremos o que é esse conceito. Falaremos também sobre os seus principais benefícios e como implantá-lo no negócio. Acompanhe os próximos passos!
O que é Marketing de Recrutamento?
O marketing de recrutamento ou em português, marketing de recrutamento, é um processo de talentos surpreendentes por meio das técnicas utilizadas pela área de marketing. Com isso, a empresa consegue um maior número de candidatos para o processo seletivo com perfil adequado para uma vaga.
Para isso, marketing de recrutamento é composto das famosas etapas do funil de vendas: incentivo, nutrição, engajamento e conversão.
Durante a jornada do profissional por esse funil, o RH usa diferentes empresas que visam capturar atenção e estimular o desejo de trabalhar na.
Qual é a diferença entre Recruitment Marketing e Employer Branding?
Alguns confundem os conceitos de marketing de recrutamento e marca do empregador. Podemos dizer que elas são estratégias que se complementam, mas que são distintas.
Como no tópico anterior, o marketing de recrutamento é direcionado para a dos melhores talentos profissionais para a empresa.
Por outro lado, o marca do empregador imagem positiva do negócio no mundo corporativo. Então, podemos dizer que esse conceito é como um “farol” que chama a atenção dos profissionais para a marca, enquanto o marketing de recrutamento é como o “vento” que os leva até a empresa.
Destrinchando um pouco mais a diferença entre esses conceitos, entendemos que o marca do empregador afetando também não avaliação (valor da marca) da empresa. Dessa forma, o negócio ganha visibilidade.
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Como aplicar esse recurso na sua empresa?
O recrutamento do marketing de dependência da implantação de práticas eficientes. Sem essas práticas, esse processo tende a não entregar o seu potencial e a se firmar na cultura interna.
A seguir, mostraremos o que deve ser levado em consideração para uma implantação bem sucedida.
Cultura interna
É importante que o objetivo fazer marketing de recrutamento não é necessariamente capaz de cumprir uma função. Na verdade, esse conceito visa também chamar a atenção de profissionais que tenham valores e perfis alinhados à cultura interna.
Dessa forma, os contratados terão uma boa experiência profissional e serão mais produtivos, além de fortalecerem o relacionamento com a empresa. Para alcançar esse tipo de candidato, é essencial que os anúncios das vagas descrevam a cultura do negócio e sejam personalizados de acordo com o perfil do profissional que deseja.
Transparência
A mensagem que a empresa deseja passar para os profissionais deve ser pautada na sinceridade e sinceridade. Como assim? De nada adianta a impressão de que a organização é um dos melhores lugares para trabalhar se essa não é a realidade.
Para evitar essa impressão falsa, o RH pode se perguntar:
- O que a empresa tem a oferecer para os profissionais?
- são os pontos fortes e os fracos Quais da marca?
- Por que trabalhar na empresa faria a diferença na carreira de um profissional?
Empatia
A empatia o profissional de RH a entender ponto de vista dos em relação à marca, bem como os seus desejos quanto a uma posição dentro da empresa. Por que essa empatia é importante?
Fazendo isso, é desenvolver estratégias possíveis de divulgação que os profissionais percorrem em todas as etapas do marketing de recrutamento chegando à conversão ou contratação.
Outra vantagem de conhecer as expectativas dos profissionais é construir uma boa experiência para o processo de recrutamento e seleção.
Métricas
Ao aplicar as técnicas fazem marketing de recrutamento, é essencial que o RH use medições para acompanhar os resultados das campanhas de mídia. Entre as medições mais eficientes, podemos citar:
- Nível de engajamento com a divulgação das vagas;
- Número que candidaturas que se alinham com o perfil da vaga e a cultura da empresa;
- Taxa de assertividade nas contratações.
Ferramentas
As experiências de recrutamento são adequadas para a área e a seleção são para promover uma experiência boa no processo seletivo.
É possível também usar as estratégias que ajudam o RH a segmentar o tipo que será impactado pelos anúncios das vagas.
Outra tecnologia que pode ajudar não marketing de recrutamento é o software de gestão de competências. Uma vez que, essa aplicação realiza testes que auxiliam o RH na construção do perfil adequado para a empresa.
Quais são os principais benefícios?
Investimento inteligente
Por meio das técnicas de intimidação marketing de recrutamento, uma empresa evitar gastar tempo e recursos financeiros com candidatos que não se adequam à carga ou a cultura interna.
Sendo assim, o RH realiza investimentos mais inteligentes que trarão um excelente retorno para a empresa.
Aumento do engajamento
Uma campanha feita com o marketing de recrutamento eleva o candidatos dos candidatos, provocando neles o desejo de ser contratado pela empresa.
O resultado disso são processos seletivos mais produtivos. Afinal, uma disputa saudável entre os candidatos fará com que revel todo o seu potencial para os recrutadores.
Tempo de talentos
De acordo com uma pesquisa realizado pela McKinsey & Company, um profissional de alto desempenho chega a ser 400% mais produtivo do que um de desempenho médio.
Com um processo de marketing de recrutamento bem construída, seguindo as dicas que citamos acima, a empresa um tempo repleto de profissionais envolvidos e com senso de pertencimento.
Buscas efetivas
O marketing de recrutamento torna mais efetivas as buscas por candidatos adequados. Dessa forma, o tempo de contratação de uma redução. O resultado disso é mais agilidade nos serviços do tempo de RH.
No mundo corporativo, a concorrência por talentos tende a continuar. Afinal, o cenário empresarial atual exige que as empresas tenham um capital humano de alto desempenho.
Olhando para o futuro, podemos prever que um tempo talentoso será primordial para o sucesso ou não de uma organização.