Nesse mundo regido pelas rápidas mudaram que impactam tanto o contexto social quanto o corporativo, a adaptação é a regra. De acordo com o livro “Psicologia para administradores – a teoria e as técnicas da liderança situacional”, escrito por Kenneth H. Blanchard, os líderes têm um papel fundamental em ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças. Eles devem ser uma liderança situacional.
Neste artigo, explicaremos o que é liderança situacional. Para isso, mostraremos as características e os benefícios que esse tipo de líder oferece para as organizações. Acompanhe nos próximos incluídos!
Entenda o conceito de liderança situacional
índice
Diferentes cenários biológicos e empresariais, enfrentaram posturas, habilidades e estratégias distintas. Quando a empresa tem uma liderança situacional, obtém a capacidade de adequar-se às mudanças. Os colaboradores também são mais flexíveis e reagem positivamente ao novo contexto vivido pela organização.
Para que essa seja a realidade no negócio, é essencial que haja uma relação entre a liderança, motivação e poder – trinca que embasa o conceito de liderança situacional. Mas como isso acontece na prática?
O líder avalia os colaboradores para conhecer o perfil de cada um deles. Dessa forma, ele alterna seu estilo de liderança de acordo com a personalidade e as habilidades dos profissionais.
Essa mesma avaliação e flexibilidade é adotada nas estratégias da empresa. Dependendo da situação interna e externa, a liderança situacional realiza diferentes tipos de abordagens para manter a estabilidade da organização.
Podemos dizer que esse tipo de liderança é uma das fortes tendências sem RH para o futuro. Afinal, o mundo corporativo está se tornando cada vez mais flexíveis nos modelos de trabalho. Além disso, os profissionais modernos querem ter uma experiência personalizada nas empresas. Sem falar das transformações digitais e metabólicas que já são rotineiras no ambiente empresarial.
Características desse estilo de liderança
Aprofundando um pouco mais no conceito de liderança situacional, descobriremos alguns traços importantes. A seguir, falaremos sobre cada um deles e o impacto sobre a empresa.
1. Direção
Os líderes situacionais direcionam as equipes por meio de instruções claras. Isso significa delegar tarefas, mas também dizer como deve ser realizado. Após esse esclarecimento, o líder permite que o colaborador utilize suas habilidades profissionais e criatividade nos serviços. Desse modo, os tempos ganharam autonomia e confiança.
2. Treinamento
A liderança situacional oferece treinamentos constantes para as equipes por meio de um programa interno. Durante essa aprendizagem, os colaboradores aprendem a executar demandas, analisam o cenário corporativo, adquirem habilidades, traçam ações estratégicas e etc. O resultado é um tempo qualificado e resiliente.
3. Dar apoio
Os líderes situacionais não se preocupam apenas em disponibilizar conhecimento, mas também oferecer apoio aos profissionais. Esse suporte pode ser tanto técnico quanto emocional. No primeiro caso, envolve metodologias de ensino, tecnologias e conceitos que otimizam os serviços.
Quanto ao apoio emocional, significa escutar, acolher e buscar soluções para ajudar os colaboradores a lidar com a pressão do ambiente empresarial.
4. Delegação de tarefas
Delegar tarefas é uma arte. Dizemos isso porque sem um conhecimento prévio sobre o perfil do colaborador e o tipo de atividade que ele executa, um grande desastre pode acontecer. Talvez o líder entregue um projeto importante nas mãos de um profissional que não está preparado para cuidar dele.
Como vimos, a liderança situacional ajuda a gerência a conhecer melhor cada membro dos times e as demandas internas da empresa. Dessa forma, a ansiedade de tarefas fica mais eficiente e bem direcionada.
Níveis de maturidade profissional da equipe
A maturidade profissional se mostra no nível de capacitação e competência das equipes ao realizarem suas atividades. Quando essas habilidades se conectam com a autonomia, os colaboradores se tornam ferramentas valiosas para a liderança situacional. Vejamos os principais níveis de maturidade profissional.
- P1 (baixa capacidade e vontade) – os colaboradores não têm as habilidades e conhecimentos necessários para executar com autonomia uma demanda. O motivo talvez seja a falta de experiência, motivação ou treinamento;
- P2 (baixa capacidade e alta vontade) – os profissionais têm certa experiência, competência e motivação, mas não confiança e autonomia. Por isso, precisam do suporte do líder;
- P3 (alta capacidade e baixa vontade) – os colaboradores têm as habilidades e a experiência para realizar tarefas com autonomia. No entanto, falta motivada para assumir as responsabilidades;
- P4 (alta vontade e capacidade) – Já existe a capacitação ea motivação de colaboradores necessária para executar serviços com autonomia.
Quais são seus benefícios?
Quando implantado da forma correta, o conceito de liderança situacional entrega excelentes benefícios para a empresa. A seguir, elencamos alguns deles.
Flexibilidade
A liderança situacional observa, ouve e auxilia as equipes. Sendo assim, fica mais fácil conhecer as necessidades, desejos, queixas e opiniões dos colaboradores. Com base nessas informações, a empresa cria um ambiente interno flexível e um melhor plano de carreira para os profissionais internos.
melhor comunicação
Os líderes situacionais têm uma boa comunicação interpessoal com os times. Por meio de reuniões regulares e uma política de feedbacks, a liderança obtém ideias inovadoras dos profissionais. Essas ideias ajudam na tomada de decisão dos gestores, bem como fortalecer o espírito colaborativo entre as equipes.
Melhoria do clima organizacional
Em vez de ser autoritário e arrogante, o líder situacional é acessível e bondoso. Dessa forma, os emocionados se sentiram à vontade para imprimir suas habilidades e criatividade nas tarefas que executam. O resultado é um ambiente interno mais amigável e harmônico.
Delegação eficiente
A liderança situacional confia, delega e estimula a autonomia das equipes. A intenção é criar momentos engajados, motivados e que entregam resultados expressivos. Outro benefício é o reforço da autoconfiança dos profissionais em relação às suas próprias competências e habilidades.
A grande verdade é que não existe mais um mundo corporativo estável. Por isso, as empresas não podem ter líderes que se negam a mudar conceitos, comportam-se e a maneira como gerenciam as equipes. Pelo contrário, é essencial que a liderança situacional traga uma nova mentalidade dos negócios.
O que achou do nosso artigo? Entendeu o que é liderança situacional e os seus benefícios? Agora aprenda “Como fortalecer a liderança feminina na empresa”.