O Open Banking considera todo o histórico financeiro do cliente?

O Open Banking, também chamado de Open Finance, vem sendo assunto cada vez mais frequente. O sistema facilita a conversa entre instituições financeiras, deixa o mais competitivo e dar às pessoas mais liberdade – e buscar o mercado para seus dados.

Com o início animado da implementação do sistema no Brasil em fevereiro de 201, muita gente ficou com a liberdade que ele vai trazer. Uma das perguntas comuns é se o Open Banking vai considerar o financeiro atual e o antigo também – ou se esse histórico só começa a ser construído a partir do histórico da instituição do sistema.

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Veja a resposta dessa pergunta abaixo.

Open Banking: 7 dúvidas respondidas

Como será o Open Banking no Brasil?

 

Primeiro, o que é Open Banking?

De forma simplificada: o Open Banking é um sistema que permite que você, cliente de uma instituição financeira (um banco, uma fintech, uma corretora etc) tenha liberdade para levar seu histórico financeiro para onde quiser.

Hoje, você quiser trocar de banco, vai ter de construir um relacionamento um relacionamento histórico do zero, suas informações – como maior que pagou em dia, as contas e não porque das contas depositados, como pode ser suas prestações…

As informações ajudam como instituições a conhecerem melhor e oferecerem produtos (e condições) mais protegem ao seu perfil.

O Open Banking considera as informações financeiras antigas e atuais?

A resposta é curta e simples: sim!

Lembre-se das suas movimentações financeiras como se fossem parte de um filme. Seu primeiro cartão de crédito, talões de cheque, as contas que você pagou, a compra aquele carro, o dinheiro que você pediu emprestado no seu banco…

Todo esse filme da sua vida financeira são informações que estão registradas e pertencem a você. E se você quiser utilizar-las para pesquisar no mercado, propostas e encontrar alternativas mais acessíveis à sua realidade, será possível a história dos seus últimos doze meses nesse novo.

Na fase de implementação do Open Banking no Brasil, que começa no dia 13 de agosto, o cliente já poderá compartilhar seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone e endereço.

compartilhar informações sobre transações relacionadas também aos produtos e serviços das contas que têm em um banco ou instituição específica.

Como será o Open Banking no Brasil?

No Brasil, o cronograma de 2021 foi dividido em 4 etapas, de acordo com o Banco Central.

  • Fase 1: A primeira fase teve início no dia 1/02. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes, canais de atendimento e os produtos e serviços que suportam – como contas de depósito à vista, salvação e operações de crédito. Essa 1ª fase não envolve o compartilhamento de dados de clientes.
  • Fase 2: Na segunda fase, que começou no dia 13/08, o cliente pode compartilhar seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço e dados de transações relacionadas aos produtos e serviços de suas transações. Tudo isso acontece somente com autorização da pessoa.
  • Fase 3: Na terceira fase, com início em 29/10, é possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco via Pix. Os clientes podem ter acesso a serviços como aplicativos e propostas de crédito por uma mensagem, por exemplo.
  • Fase 4: Na quarta fase, que teve início em 15/12, de forma gradual, é possível o compartilhamento de outros dados de produtos e serviços, como informações relacionadas a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.

Ainda há um cronograma previsto para 2022. Veja como dados:

  • 15 de fevereiro de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento com TED e transferência entre contas na mesma instituição;
  • 4 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a seguros, previdência complementar aberta e capitalização;
  • 11 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a serviços de credenciamento em arranjos de pagamento;
  • 18 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados de operações de câmbio;
  • 25 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados de contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento;
  • 30 de junho de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento de boletos;
  • 30 de setembro de 2022: Possibilidade de iniciação de pagamentos com pagamento em conta.

 

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