Mesmo sem ir a debate, Trump é favorito à indicação republicana


Ex-presidente subiu de 47% para 52% nas pesquisas para as primárias do partido; 2º colocado aparece quase 40 p.p. atrás

Mesmo não comparecendo ao 1º debate das primárias, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump segue como favorito para representar o partido republicano nas eleições de novembro de 2024.

Uma pesquisa divulgada pela Reuters na 6ª feira (25.ago.2023), mostra que a ausência de Trump no evento não afetou o apoio de seus eleitores. O ex-presidente subiu de 47% –registrados num levantamento realizado pelo jornal no início de agosto– para 52%. 

O governador da Flórida, Ron DeSantis, que protagonizou o debate republicano, não subiu nas pesquisas. O republicano segue com 13% das intenções de voto para as primárias.

A pesquisa também simulou um confronto hipotético entre o presidente Joe Biden e Donald Trump. Para 38% dos entrevistados, se a eleição presidencial fosse realizada naquele momento, a escolha seria o republicano. Outros 32% afirmaram que votariam em Biden. 

O restante dos entrevistados afirmaram não ter certeza ou que votariam em outro candidato. A pesquisa entrevistou on-line 1.004 adultos norte-americanos, sendo 347 deles autodenominados republicanos, de 24 a 25 de agosto. A margem de erro é de 6.p.p para mais ou para menos.

As primárias que definirão o candidato que representará o partido republicano nas eleições começam em 15 de janeiro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *