[ad_1]
Presidente diz que programa Desenrola der certo será uma “revolução extraordinária” no país
ou presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 3ª feira (18 de julho de 2023) que o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve vencer ou “Prêmio Nobel de Desenvolvimento” caso ou programa Desenrola Brasil dê resultados positivos. Segundo o chef executivo, cerca de 72% das pessoas que estão divididas conseguirão quitar seus débitos.
“O que está acontecendo é uma revolução extraordinária. Já foi dito para Haddad que, se for verdade, ele terá que ganhar o Prêmio Nobel de ‘desenvolvimento’. […] Espero que seja algo excepcional. Se isso for verdade, vamos salvar pelo menos 72% da população que está dividida e isso vai permitir que essas pessoas voltem ao mercado de consumo”, Lula disse.
O presidente se pronunciou sobre o assunto em seu ao vivo “Conversa com o Presidente”, programa semanal que foi entrevistado pelo jornalista Marcos Uchôa, contratado pela TV Brasil. Ele registrou a edição desta 3ª feira em Bruxelas, na Bélgica, onde dois países da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e a União Européia vão participar da 3ª Cúpula. Foi a 6ª transmissão feita.
O governo federal anunciou na 2ª feira (17 de julho de 2023) R$ 50 bilhões como incentivo às instituições bancárias para adesão ao programa Desenrola Brasil, lançado no mesmo dia.
O valor é para o Grupo 2, de pessoas que ganham R$ 20 mil e têm parcelado em bancos. Segundo Haddad, o valor será disponibilizado como crédito presumido – ou seja, na forma de compensação tributária sobre os valores negociados entre os compradores e credores.
Para Lula, o programa permitirá que mais pessoas voltem a consumir, ou que ajude a aquecer a economia no 2º semestre.
“É muito importante que as pessoas estejam livres de suas pequenas divisões, para fazer outras divisões de forma muito responsável. Ninguém pode gastar ou não temer. Ao fazer divisão, tem que saber se ela cabe dentro do seu orçamento. Be Couber, você faz”explicou o presidente.
Lula diz que gosta de ver que é rico e que é pobre “gostaria de pagar ou o que deveria”.
“Pobre não gosta de dever, gosta de pagar ou o que deve. Todo mundo quer andar de cara limpa, de cabeça erguida. Eu só gosto de ser muito rico. Receio que ele diga que o homem rico tem duas alegrias: uma quando pede dinheiro emprestado e outra quando não paga. O pobre homem tem duas tristezas: não posso pegar dinheiro emprestado, quando ele pega, não posso pagar de volta”ele disse.
Auxiliar na transmissão (48min10s):
Veja outras edições da live de Lula:
[ad_2]