[ad_1]
Presidente da Câmara falou em uma suposta desorganização no início do ano, com ministros que não seguiam a hierarquia do cargo
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta 2ª feira (31.jul.2023) que a relação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem “melhorado bastante”. A fala foi durante participação no programa Roda Viva, da TV Cultura.
Segundo o deputado, houve uma suposta desorganização na Esplanada no início do ano –com ministros que não seguiam a hierarquia do cargo. Citou como possível problema um “loteamento de ministérios”, com chefes de pastas sem autonomia para exercer o cargo.
“O que tem que existir é: senta, conversa, resolve e cumpre. Isso é o que tem de existir em uma Secretaria de Relações Institucionais ou em uma Secretaria de Governo, que trata dos interesses do Executivo com a base no Congresso. Então, o ministro [Alexandre] Padilha, como todos, sofreu muita dificuldade”, disse.
O que precisa melhorar na relação do Palácio do Planalto com a Câmara dos Deputados? O presidente da Casa, Arthur Lira, dá a sua opinião durante o #RodaViva desta segunda-feira (31).
“Todos sabemos que o cargo que o ministro Padilha ocupa tem prazo de validade” pic.twitter.com/LwWgyV6Og5
— Roda Viva (@rodaviva) August 1, 2023
Segundo Lira, houve acordos feitos com congressistas e repassados a ministros que não eram cumpridos. “O presidente Lula teve que fazer uma reunião que durou mais de 10 horas, com todos os ministros, em que ele cacifou a parte de organização do governo para o ministro Rui [Costa]“, disse o deputado.
O encontro a qual Lira se refere foi realizado em 15 de junho. Lula pediu a todos seus 37 ministros que, antes de anunciar algum programa, o submeta à Casa Civil, sob comando de Rui Costa.
Assista (9min45s):
[ad_2]