Liderança humanizada: vantagens e como aplicá-la no dia a dia?

A liderança humanizada é um conceito que ganhou força desde o mundo se fragilizado diante dos impactos da pandemia da Covid-19. Como esperar, o ambiente também sentiu os erros, não só por causa das oscilações empresariais, mas também pelo impacto era pelas pessoas nesse sentido.

Mas qual é a relação entre liderança humanizada e o cuidado com o bem-estar físico e emocional dos colaboradores? Quais são as vantagens desse conceito? Como aplicá-lo na empresa? Essas e outras perguntas serão respondidas em nosso artigo. Acompanhe!

O que é liderança humanizada?

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A liderança humanizada se refere à prática na qual os líderes olham para as suas equipes com empatia e solidariedade. Sim, a produtividade das vezes ainda é importante. No entanto, a qualidade de vida e bem estar dos profissionais tornam-se prioridade.

No passado-se que era possível separar a vida profissional da pessoa. Por isso, os colaboradores foram tratados apenas como máquinas que deviam produzir cada vez mais. Essa atitude reflete no modo como os líderes lidavam com seus subordinados.

Nesse contexto, o líder era alguém frio, distante e temido. Com o tempo e as transformações tão vívidas no mundo corporativo, os líderes perceberam que os colaboradores são pessoas com sentimentos e particularidades. Sendo assim, somos capazes de gerenciar que os enxergamos desta maneira. Em outras palavras, uma liderança humanizada.

Para que o conceito de liderança humanizada se fortaleça empresa, é necessário que se sustente em 4 pilares:

  • Comunicação eficiente entre líderes líderes;
  • Foco nas necessidades dos colaboradores;
  • Integração dos tempos;
  • Alinhamento dos processos com o perfil dos profissionais.

Quais suas vantagens?

Quando um líder desenvolve uma liderança humanizada com os colaboradores, os positivos são surpreendentes. Entre eles, podemos destacar:

  • Elevação da produtividade – boas condições de trabalho fazem as equipes trabalharem com satisfação, elevando a produtividade diária;
  • Melhoria do clima organizacional – um tempo satisfeito e feliz gera uma atmosfera saudável na organização;
  • Retenção de talentos – os profissionais talentosos pensarão duas vezes antes de mudar de emprego. Afinal, valorizam e reconhecem os líderes empáticos desses colaboradores;
  • Lucratividade – com a capacidade do nível de produtividade dos tempos, a organização perceberá também o aumento dos lucros;
  • Cultura – a cultura interna humanizada chama a atenção dos profissionais do mundo corporativo. O resultado é a talentos aprimorados e a melhoria da marca empregadora (marca empregadora) da empresa;
  • Atração de investidores – a que prioriza o bem estar dos profissionais segue um dos protocolos do conceito ESG (ambiental, social and governance). Esse conceito é utilizado pelos investidores do mercado financeiro para avaliar o valor da marca da empresa. Além de ser um indicativo sobre a vantagem ou não de aplicar capital em um negócio.

Como desenvolver e aplicá-la no dia a dia?

O livro “Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso”, escrito por Daniel Goleman, explica que entender e levar em consideração as necessidades do outro é um dos principais componentes de uma liderança eficiente.

Embora os líderes reconheçam, não sabem como desenvolver e aplicar uma liderança humanizada com as suas equipes. A seguir, daremos algumas dicas para ter sucesso nesse objetivo.

Pratique o autoconhecimento e a autoavaliação

Realizar uma autoanálise nem sempre é fácil. Porém, é essencial para entender como está o interesse e o relacionamento com o próximo. Para fazer esse “raio-x” interno, é preciso unir uma auto-avaliação com o autoconhecimento.

No caso segundo tópico, o líder pode fazer a literaturamental-lo por meio da literatura que aborda os temas da psicologia comportamental e terapias com a área. Já a avaliação automática envolve descobrir os próprios pontos fortes e fracos em relação à arte de ter empatia.

Trabalhe sua comunicação e empatia

A empatia e a comunicação estão intimamente relacionadas. Quando o líder é acessível, as oportunidades de interagir com os colaboradores, procurar ouvir quando falar e demonstrar que realmente é importante com eles. Dessa forma, a aumentar com confiança entre os membros da equipe.

Coloque na prática integrações e cultura de feedbacks

Outra prática importante para uma liderança humanizada é a cultura da integração e do feedback. É interessante que o ato de aconselhar gera naturalmente uma integração entre o líder e os colaboradores.

Sendo assim, os líderes devem implementar uma política interna de feedbacks. Nela, é possível incluir o feedback reverso (quando o colaborador dá conselhos e sugestões para o líder). Desse modo, se cria um espírito de parceria na empresa.

Tenha uma visão de futuro

Olhar para o futuro também ajuda na formação de uma liderança humanizada. Como assim? Ao prestar atenção na posteridade, os líderes percebem a necessidade cada vez maior de tratar os colaboradores com carinho e empatia. Para isso, eles podem verificar alguns estudos sobre o assunto.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse (ISMA) e divulgado em um artigo do site da Veja Saúde, 9 de cada 10 profissionais parecidos com sintomas de ansiedade. Além disso, 47% deles também tiveram nível de depressão.

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Dicas para a liderança humanizada em tempos de home office

Para alguns profissionais, o home office representa solidão e ansiedade. Pelo menos por enquanto, muitos são forçados a trabalharem nesse formato por causa da pandemia do Covid-19. O que os líderes podem fazer para ajudar essas equipes?

A resposta está na liderança humanizada. À distância, o gestor precisa adotar estratégias que estimulem o senso de pertencimento e acolhimento entre os tempos. Isso pode ser feito por meio de:

  • Conversas descontraídas em happy hours virtuais;
  • Premiar e comemorar como vitórias dos profissionais;
  • Estar a provisão para ajudar nos momentos;
  • Oferecer sessões de terapia no pacote de benefícios.

Durante muito tempo entre líder e seja seja vista vertical, ou seja líder em tempo, compromisso e relação em baixo. Hoje, esse relacionamento precisa ser horizontal. Não importa a posição, todos precisamos um do outro. Se os gestores agirem assim, os colaboradores serão mais produtivos e felizes.

 

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