Jornada de trabalho: Tudo que você precisa saber

A jornada de trabalho é uma exigência da lei para todos os profissionais de todos os níveis e setores. Através da jornada de trabalho, os horários e as margens dentro das quais ela vai ocorrer são definidos. Nesse artigo, vamos abordar alguns dos modelos de jornada existentes, como o 6×1, 5×1, 5×2, 4×2, 12×36 e 24×48, e como implementa-los de acordo com a legislação trabalhista.

6×1

índice

Muitos estabelecimentos comerciais utilizam o sistema 6×1, ou seja, 6 dias de trabalho e 1 dia de descanso durante a semana. Este modelo é um dos mais usados na atualidade principalmente por causa da flexibilidade que oferece nos horários de funcionamento.

5×1

O sistema 5×1 é um pouco menos comum que o 6×1. Aqui, cinco dias são trabalhados e ao fim da semana, há um dia de descanso. Esta jornada de trabalho é geralmente utilizada pelos serviços de saúde, que permanecem abertos durante toda a semana para prestar serviços.

5×2

A jornada de trabalho 5×2 é também conhecida como jornada flexível, pois ela permite ao empregador estabelecer horários diferentes a cada dia de trabalho. Assim, um profissional pode trabalhar das 5 da manhã às 3 da tarde num dia, das 7 da noite às 5 da manhã nos outros quatro dias da semana e, ao fim da semana, ter um dia de descanso.

4×2

A jornada de trabalho 4×2 é outro sistema bastante comum, principalmente nas empresas que trabalham em turno. Neste sistema, o funcionário trabalha quatro dias seguidos de 8 horas e, ao fim daquela semana, tem dois dias de descanso consecutivos.

O Que Diz a Lei

A lei define que a jornada de trabalho deve obedecer ao limite máximo de 8 horas diárias e 44 horas semanais, estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), salvo raras exceções. Dessa forma, as jornadas 6×1, 5×1, 5×2 e 4×2 não devem exceder esse limite.

Como Implementar a jornada de trabalho ideal na sua empresa

Em geral, a implementação de qualquer desses sistemas de jornada de trabalho exige que o empregador seja bastante organizado, definindo dias, horários e outras regras específicas. Além disso, deve-se sempre lembrar de que esses sistemas devem obedecer aos limites da lei, garantindo ao empregado o repouso e o descanso necessário.

Como funcionam os formatos de jornada 12×36 e 24×48

Outros sistemas de jornada existentes são os formatos 12×36 e 24×48. Estes são bastante comuns aos profissionais de transporte de cargas, pois eles permite que os condutores façam longas viagens sem ultrapassar o limite de 44 horas.

Neste sistema, o profissional trabalha 12 horas seguidas, descansa 36 horas e volta a trabalhar outras 12 horas; ou, alternativamente, 24 horas trabalhadas e 48 horas descansadas.

Conclusão

Já deu para perceber que existem vários modelos de jornada de trabalho para atender às necessidades das empresas de todos os setores. Entretanto, é preciso lembrar que todas elas precisam respeitar os limites escritos na lei, garantindo o direito do trabalhador à descanso. Por isso, conhecer as leis trabalhistas é fundamental para que as empresas possam implementar, de forma segura e equilibrada, esses sistemas de jornada de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *