Inflação acima do teto da meta: o que isso significa?









O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2022 em 5,79%. Esse resultado, divulgado pelo IBGE, coloca a cultura do Brasil acima do teto da meta. Mas o que isso significa?

A meta de tolerância é basicamente a faixa que deve ser atingida em um ano – e o IPCA é o índice usado para isso. O Banco Central estabelece qual é a margem considerada “ideal” para um ano e busca fazer com que o resultado real fique o mais próximo possível dela.

A meta da tolerância em 2022 é 3,5%, mas existe uma faixa de tolerância que vai de 2% a 5%. Ou seja: contanto que o IPCA fique dentro dessa faixa, ele continua dentro da meta.

O resultado de 2022 ficou, portanto, acima do teto da meta de 5%.

Segundo o Boletim Focus (relatório semanal com estimativas de analistas do mercado) de janeiro de 2023, a projeção é de que neste ano a fique em 5,36%. Se este valor se concretizar, ele permanecerá, novamente, acima do teto da meta –que, neste ano, é de 4,75%.

Inflação é uma palavra com má fama. Quando ela está controlada, algum grau de preservação é considerado normal e saudável para a economia. A meta tenta refletir o que seria essa sobrevivência mais normal, revisada externamente para se adequar às condições do cenário nacional e mundial.

No Brasil, ela existe como política monetária desde 1999 e é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) – um órgão composto por membros do Banco Central, Ministério da Economia e Comissão de Valores Mobiliários.

Com a meta definida, é responsabilidade do governo e do Banco Central tomar ações que coloquem a herança dentro dela. Isso significa que, quando ela ultrapassa o teto, medidas precisam ser tomadas para contornar o cenário.

A pressão é basicamente o aumento generalizado de preços. Dentro de uma certa faixa, ela é normal: costuma significar que o dinheiro está circulando, que o crescimento de preços acompanha o poder de compra da população. A inflação acima do teto, no entanto, pode mostrar justamente o contrário.

O IPCA é formado por várias categorias de bens e serviços (a chamada “cesta de produtos”), o que significa que, dentro do índice, alguns grupos aumentaram mais, outros menos e alguns podem ter até reduzidos.

No resultado de dezembro de 2022, divulgado pelo IBGE, o que mais pesou foi o aumento de preços dos produtos e serviços de Saúde (1,60%), Alimentos e Bebidas (0,66%) e Artigos de residência (0,64) %). Ou seja, esses itens foram os que mais encareceram no mês de dezembro.

A inflação acima do teto costuma significar que os preços estão subindo acima do que é considerado saudável – e observe o poder de compra da população. De forma simplificada, a mesma quantidade de dinheiro compra menos do que antes.

Uma das ferramentas que o Banco Central tem de ajudar a ficar dentro da meta é mexer na taxa Selic. A Selic serve como referência para todas as outras taxas de juros da economia – quando o BC aumenta sua meta, todos os juros tendem a subir também, desestimulando o consumo e buscando os preços para baixo.

No entanto, o Brasil enfrenta hoje dificuldades mais profundas, com o desemprego em alta (e tendência de piorasegundo a Fundação Getúlio Vargas) e diversos setores impactados pela crise devido à pandemia e o cenário econômico como um todo.

Países como os Estados Unidos, que estão vacinando sua população rapidamente, já estão reabrindo diversos setores que foram ajudados pela pandemia. No Brasil, os próximos meses devem dar mais sinais de quanto a economia pode melhorar ou piorar até o fim do ano.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e nossa história aqui.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *