Incêndio florestal no Canadá faz mais de 30.000 deixarem suas casas


Fogo atinge norte e oeste do país; outras 36.000 residências estão sob alerta de evacuação

Mais de 30.000 pessoas tiveram de deixar suas casas na Colúmbia Britânica, localizada no oeste do Canadá. As ordens de evacuação foram dadas da última 6ª feira (18.ago.2023) ao sábado (19.ago). A região está sob estado de emergência. As informações são dos jornais CBS BBC News.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram o combate aos incêndios florestais registrados nas regiões norte e oeste do Canadá. Nos vídeos é possível ver casas e vegetações serem destruídas pelas chamas. O país registrou 5.700 incêndios desde o início deste ano, alcançando 137 mil km².

Assista (1min10s):

De acordo com Bowinn Ma, ministro de Gestão de Emergências da Colúmbia Britânica, além das evacuações realizadas, há mais de “36.000 pessoas em alerta”. Ele também declarou que a situação na região é “muito dinâmica” e, portanto, “os números mudam o tempo todo”.

O ministro disse que as autoridades “não podem enfatizar o suficiente o quão crítico é seguir as ordens de evacuação”. Afirmou que se tratam de casos de “vida ou morte” não só para os moradores das residências atingidas, mas também para os socorristas que “muitas vezes voltam para tentar implorar que as pessoas saiam”.

Além da Colúmbia Britânica, outras áreas também são atingidas pelas chamas. Em Shuswap e West Kelowna, o fogo consumiu casas e edifícios.

Em decorrência dos incêndios, há restrição de viagens para as regiões de Kelowna, Kamloops, Oliver, Penticton, Vernon e Osoyoos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *