Para facilitar o processo de seleção, as empresas começaram a separar-se em habilidades e conhecimentos que os candidatos podem ter.
Neste artigo, você saberá exatamente qual é a diferença entre hard skills e soft skills para que possa aplicar este conceito nos seus processos de avaliação e recrutamento.
Antes de explicarmos a diferença, é importante destacarmos que habilidade em inglês pode ser traduzido como habilidade ou seja, ambos os responsáveis pelos itens que o candidato possui.
Hard Skills
Hard Skills são habilidades, Habilidades de um aprendizado determinado você consegue quantificar através de testes práticos ou até mesmo que de cursos profissionais que ele tem, já leu ou treinamentos já tenha participado.
É possível, última em instância, ensinar também essa pessoa como tais habilidades.
- Proficiência em uma língua determinada;
- Um diploma ou um certificado;
- Habilidade de operar um software determinado ou um maquinário;
- Programação de software.
Soft Skills
As soft skills são mais seguras de compromissos profissionais e são relacionadas com outras pessoas. Por se tratar de um item subjetivo, as habilidades ocorrem em entrevistas e principalmente, na forma como as pessoas trabalham. As dinâmicas de grupo ou situações em que um candidato simula uma atividade real de trabalho também pode ser muito útil para identificar o específico.
Exemplos de habilidades interpessoais:
- Flexibilidade;
- Comunicação;
- Liderança;
- Paciência;
- Persuasão;
- Priorização;
- Ética;
- Positividade.
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Uso de Soft Skills e Hard Skills em Recrutamento e Seleção
Ao montar uma descrição de uma vaga, não se esqueça de detalhar muito bem quais são as habilidades (soft e hard) que pretende identificar nos candidatos para uma determinada você. Isso facilitará aos diversos avaliadores que podem participar do processo e usar o mesmo peso e medida para todos os candidatos.
Por exemplo: se você está buscando um profissional de marketing digital que será responsável por suas campanhas de Google Adwords, é muito importante destacar algumas habilidades durocomo:
- Ter conhecimento avançado da ferramenta Google Adwords;
- Saber fazer relatórios no Google Analytics;
- Ter conhecimento avançado em excel.
Note que estas habilidades podem ser facilmente perguntas e através de testes práticos durante a entrevista Por outro lado, este profissional também pode ter algumas habilidades suave importantes para a função, como:
- Ser orientado a resultados – final de contas, ele entrega desempenho nas campanhas;
- Ter perfil analítico – como ele mexerá com muitos dados, é importante ter este perfil para não perder em muitos números;
- Ser auto-gerenciável – também precisamos que este profissional não dependa de uma atenção próxima do seu gestor.
Veja que apenas ao descrever como habilidade, os avaliadores já têm guia claro de “o que” e “como” avaliar um profissional. A avaliação entre opiniões de diferentes avaliações deixará de ah, eu gostei mais deste este candidato tem esta habilidade mais presente por este e aquele motivo.
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