À medida que as temperaturas esquentam, seu cão também sobe quando está do lado de fora. Alguns cachorros podem lidar com o calor, enquanto outros são muito sensíveis a ele. De qualquer forma, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu cão a ficar seguro no verão. Aqui está um guia de segurança para cachorros de verão para você começar:
1. Mantenha seu cão hidratado
índice
É importante que seu cão tenha acesso à água durante todo o ano para se manter hidratado e é especialmente importante durante o calor do verão e os piores dias de verão para cachorros. Quando seu cão estiver dentro de casa, verifique se a tigela de água está limpa e se há água fresca disponível. Eles precisarão beber de vez em quando e provavelmente correrão para a tigela de água quando entrarem e depois de qualquer jogo.
Se você estiver no quintal com seu cachorro, tenha uma tigela de água disponível para eles enquanto estiverem do lado de fora. Esta é também uma das dicas de segurança para churrasco de verão para cachorros. Você sempre pode guardar a tigela em um recipiente seguro ou trazê-la para dentro para evitar atrair outros animais. Se você estiver fazendo uma longa caminhada ou viagem, leve uma tigela de água dobrável com você. Não ocupa muito espaço e permite que você dê de beber ao seu filhote quando ele parar para se hidratar.
2. Conheça os sinais de exaustão pelo calor e insolação
Outra forma importante de proteger seu cão durante o verão é conhecer os sinais de que ele está começando a ficar superaquecido, para que você possa trazê-lo para dentro de casa para esfriar. Os cachorros ofegam para se refrescar, então o primeiro sinal de que seu cão pode estar superaquecido é ofegar excessivo ou pesado. Além disso, se eles começarem a se mover mais devagar ou simplesmente ficarem deitados, podem estar sentindo o calor e precisam de um lugar mais fresco para relaxar. Estes são os primeiros sinais de que seu cão está cansado do calor.
É importante também conhecer os sinais de insolação. A insolação é um sério problema de saúde e pode ser fatal se não for tratada ou tratada. Ocorre quando o corpo do seu cão não consegue mais regular sua temperatura. Se você observar respiração ofegante rápida, falta de ar, língua ou gengivas vermelhas brilhantes, gengivas pálidas e saliva espessa ou fraqueza e tontura, é hora de tirar seu cão do calor e levá-lo ao veterinário. Sinais mais graves de insolação incluem vômitos, às vezes com sangue, diarreia e choque ou coma. Se você observar esses sintomas mais graves, significa que seu cão está sofrendo de insolação e está afetando os órgãos do cão. É imperativo levá-los ao veterinário o mais rápido possível.
3. Entenda as limitações do seu cão
Algumas raças de cachorros são particularmente sensíveis ao calor. Cães braquicefálicos, ou de nariz arrebitado, como Pugs, Chihuahuas, Shih Tzus e outros tendem a ser sensíveis ao calor e à hiperatividade. Cães de pelagem grossa também são mais sensíveis ao calor. Se o seu cão tem uma doença cardíaca, é um cão mais velho ou tem problemas respiratórios, é importante ficar de olho neles no calor.
Esses cachorros podem ficar excitados e exagerar, então você pode ter que intervir e reduzir o tempo externo ou limitar a quantidade de tempo que eles podem passar correndo antes de levá-los para dentro para uma pausa. Se você entender as sensibilidades e limitações do seu cão, poderá ter estratégias para protegê-lo do calor e evitar problemas antes que eles tenham a chance de começar.
4. Não se esqueça de aplicar protetor solar
Você precisa aplicar protetor solar para proteger sua pele enquanto estiver fora de casa, e seu cachorro também! Cães com pele clara, pelos curtos ou ralos correm o risco de sofrer queimaduras solares ou câncer de pele quando deixados desprotegidos durante a exposição ao sol. Você deve procurar um protetor solar que contenha proteção UVB e UVA, não manche e também não tenha fragrância. Seu veterinário poderá lhe dar algumas boas opções de protetor solar para cachorros.
5. NÃO deixe seu cachorro no carro
Nem é preciso dizer, mas você não deve deixar seu cachorro no carro, principalmente durante o verão. Em muitos lugares, é ilegal. Durante o calor do verão, seu carro é como um forno e pode se tornar insuportável depois de apenas um ou dois minutos. Pode estar ensolarado e com 70 graus, mas um carro aquecerá facilmente até mais de 100 graus em minutos, mesmo com as janelas quebradas. Mesmo os carros que podem ser deixados com o ar condicionado ligado geralmente não são uma boa ideia, pois a maioria deles tem desligamento automático.
6. Supervisionar Sessões de Natação
Seja em uma piscina particular ou em um corpo d’água público, supervisione seu cão durante as sessões de natação. Ao contrário das suposições do “remo canino”, nem todos os cachorros são bons nadadores. Mesmo que gostem de um mergulho rápido, podem não ter resistência para nadar por muito tempo.
Ao nadar com seu cachorro, é importante ter o equipamento certo à mão, conhecer as habilidades de seu cão e supervisioná-lo. Certifique-se de enxaguar seu cão após uma sessão de natação para remover sal, cloro ou areia de sua pele.
7. Cuidado com o asfalto quente
O asfalto pode ficar muito quente durante o verão. Não só pode fazer com que seu cão esquente mais rápido, pois está mais próximo dele, como também pode queimar as almofadas sensíveis das patas. O bálsamo para as patas pode ajudar a proteger as almofadas das patas do seu cão até certo ponto. Geralmente, é melhor limitar quanto tempo seu cão fica no asfalto no verão.
Uma calçada de cimento ficará um pouco mais fria e a grama ficará incrível nas almofadas das patas do seu filhote. Você deve ter cuidado com áreas gramadas desconhecidas, pois certos pesticidas e fertilizantes podem irritar seu cão.
Com este guia de segurança para cachorros de verão em mãos, você e seu cão podem aproveitar o verão juntos, sem preocupações!