
Assim como seus próprios dentes e gengivas, a boca do seu cão também precisa de cuidados regulares. Mas, o atendimento odontológico para cachorros é um pouco diferente do atendimento odontológico para humanos. Considere este seu guia rápido para cuidados dentários para cachorros.
Por que você precisa escovar os dentes do seu cachorro?
índice
O acúmulo de tártaro na boca do seu cão pode levar a problemas dentários, como cáries, perda de dentes e doenças gengivais. Quando os cachorros desenvolvem doenças dentárias, elas provavelmente se manifestarão como doença periodontal e/ou dentes fraturados, lascados ou quebrados. A cárie dentária, como as cáries, é rara em cachorros. Além disso, a doença dentária na boca do seu cão às vezes pode fazer com que a doença se espalhe para outras áreas do corpo do seu cão. A infecção em sua cavidade oral dá às bactérias nocivas uma linha direta para o seu cão.
A doença dentária é uma das condições médicas mais comuns que os veterinários veem e é uma das mais evitáveis. A doença dentária ativa ocorre em mais de 80% dos cachorros com mais de três anos de idade! A falta de cuidados dentários adequados é a causa desse número alto e também é responsável pelo cheiro horrível do hálito do seu cão. Escovar os dentes do seu cão regularmente é uma parte importante para mantê-los saudáveis.
Quando você deve começar a escovar os dentes do seu cachorro?
É importante começar a cuidar dos dentes e gengivas do seu cão desde cedo. Isso não apenas acostuma seu cão a ter seus dentes limpos quando filhote, mas também torna o cuidado contínuo muito mais fácil ao longo de suas vidas. Mais importante ainda, o atendimento odontológico adequado evita o acúmulo de tártaro e placa em primeiro lugar.
Se o tártaro e a placa já estiverem presentes, o atendimento odontológico regular pode retardar sua progressão para a doença, mas apenas a limpeza profissional poderá eliminá-la. Este procedimento requer que seu cão seja anestesiado para que seus dentes sejam escalados e polidos profissionalmente. Se não for tratada, a doença dentária geralmente resulta em dentes doloridos e infectados que precisam ser removidos para evitar que a infecção se espalhe por todo o cão.
Produtos odontológicos para cachorros
Antes de entrar no atendimento odontológico para cachorros, certifique-se de obter os suprimentos certos. Isso é importante para a saúde e segurança do seu cão e pode ajudar a tornar o processo mais fácil para vocês dois. Aqui estão alguns produtos odontológicos para cachorros que você pode usar para ajudar a prevenir doenças dentárias em seu cão:
escova de dentes para cachorros
A melhor e mais eficaz maneira de prevenir o acúmulo de tártaro e placa que causa doenças dentárias é escovar os dentes do seu cão regularmente. Escovar os dentes todos os dias é ideal para prevenir doenças dentárias. Mas você não deve simplesmente pegar uma escova de dentes sobressalente e começar a usá-la.
Os dentes e a boca do seu cão são diferentes dos seus e precisam de uma escova de dentes projetada para cachorros. Essas escovas de dentes são macias para evitar danos e são anguladas para ajudar a escovar os dentes posteriores. Há também escovas de dedo e lenços dentais de uso único disponíveis para ajudá-lo a manter os dentes e gengivas do seu cão saudáveis.
pasta de dente para cachorros
Também é importante obter pasta de dente feita especificamente para cachorros. A pasta de dente para humanos geralmente contém detergentes e abrasivos que não devem ser inalados, engolidos ou ingeridos por cachorros. A melhor opção é investir em uma pasta de dente canina para ser engolida. A pasta de dentes para cachorros também costuma ter uma variedade de sabores que atraem cachorros, como frutos do mar e aves, o que pode ajudá-lo a tornar o processo de escovação dos dentes mais positivo para o seu cão.
Cremes dentais enzimáticos, enxaguatórios e géis para cachorros
Para o cão que absolutamente não aceita uma escova de dentes ou para ajudar a reduzir o acúmulo entre as escovações, existem cremes dentais, enxaguatórios orais e géis orais que contêm enzimas e são seguros para os cachorros engolirem e ingerirem. Eles geralmente contêm clorexidina, que é um anti-séptico anti-placa que adere às gengivas do seu cão e à superfície dos dentes. Ele limpa os dentes acima da linha da gengiva, ajuda a manter o tecido oral ao redor dos dentes saudável e é gradualmente liberado na cavidade oral para limpar abaixo da linha da gengiva.
Tem um sabor amargo por si só, por isso muitas vezes são adicionados intensificadores de sabor para ajudar o seu cão a aceitá-lo mais facilmente. A pasta de dente e o gel de enzima são espalhados nos dentes enquanto o enxágue é esguichado em cada lado da boca do seu cão. A língua e os lábios do seu cão vão se espalhar pela boca e isso ajuda a manter a boca do seu cão limpa e saudável.
mastigações de higiene dental
Além da escovação regular dos dentes, mastigações e guloseimas de higiene bucal podem ajudar a manter a boca do seu cão saudável. Além disso, muitas vezes refresca o hálito como um bônus. Essas mastigações e guloseimas são formuladas para ajudar a reduzir o acúmulo de tártaro e placa. Existem também alguns alimentos para cachorros disponíveis que são fabricados para fazer parte de uma “dieta dental” para melhorar a saúde bucal do seu cão e ajudar a proteger sua boca.
Antes de adicionar qualquer um desses mastigar, guloseimas ou alimentos à dieta do seu cão, certifique-se de fazer um check-up veterinário primeiro e conversar com seu veterinário sobre quais produtos são a melhor aposta para o seu cão. Existem muitos produtos disponíveis no mercado, mas nem todos são uma boa opção para o seu cachorro. Seu veterinário deve ser capaz de ajudá-lo a restringir a lista a algumas opções boas e seguras.
Seu cão depende de você para cuidar. Faça dos cuidados dentários uma parte de sua rotina regular de higiene para ajudar seu cão a ficar feliz e saudável desde a ponta do focinho até a ponta do rabo e tudo mais.