Governadores propõem Conselho Federativo com dupla aprovação

[ad_1]

Chefs Executivos de 8 Estados sugerem votação por região e unidade federal para não ter favores

Governadores de 8 Estados propõem alterações ao Conselho Federal com possibilidade de quorum regional e aprovação em duas etapas. A deliberação ocorreu após reunião de dois chefs executivos com parlamentares na noite da 3ª feira (4 de julho de 2023), em Brasília.

Esses representantes e seus respectivos Estados:

Em conversa com jornalistas após o encontro, Ratinho Jr. afirmou que “há um consenso entre todos os governadores quanto à necessidade da reforma tributária”mas isso será preciso “pequenos ajustes”.

“Alguns pontos destacamos com a Secretaria da Fazenda dos Estados, principalmente o conselho federativo para que a decisão ocorra de forma mais igualitária, e que não haja injustiças regionais”falou ou governador do Paraná.

Segundo Eduardo Leite, algumas das possibilidades sugeridas pelos governadores ao relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), foi “Além do quorum deliberação pela maioria dos Estados, a la exigência de un quorum regional”.

“Há maioria para aprovar, o que também exige 50% ou 2/3 de dois votos regionalmente. Porque eu sinto que você teria 16 votos do Norte e do Nordeste, formando a maioria. Não é apropriado que ambas as regiões tomem as decisões”eu afirmei.

Sugere-se evitar o favorecimento de algumas regiões em detrimento de outros Estados.

“O que visualizamos não é que a estrutura do conselho deliberativo esteja sendo proposta, mas que pode haver um desequilíbrio. Algumas regiões agregadas podem fazer valer sua posição em relação ao resto do país”ele disse.

Uma proposta elaborada pelos governadores, ainda de acordo com Eduardo Leite, é que, “Além de formar a maioria, será preciso garantir que cada região também dê a maioria dos votos. Ou seja, não demora muito para que as duas regiões se unam e formem a maioria das sozinhas”.



[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *