Feedback negativo: entenda como aplicar sem causar desmotivação

[ad_1]

Receber sempre um feedback positivo é o mundo ideal de quem almeja o crescimento de carreira. No entanto, nem sempre é possível alcançá-lo em todas as tarefas que se exercem, e saber como reagir a um feedback negativo — que surgirá em algum momento — também é de grande importância para seguir de acordo com seu plano de carreira.

Compreender o que o gerente está tentando passar com um comentário negativo sobre determinada atividade do funcionário é essencial para a manutenção das tarefas da empresa. Todo trabalhador, por mais capacitado que seja, é passível de falhas, e saber lidar de forma racional com uma crítica é fundamental para o dia a dia.

Neste conteúdo, falaremos sobre a importância do feedback negativo e como controlar as reações após passar por um. Leia atentamente e confira!

O que é e para que serve um feedback negativo?

índice

O feedback em si é uma forma de analisar o trabalho desenvolvido. Ou seja, uma oportunidade de avaliar as tarefas e, a partir disso, manter ou desenvolver melhores práticas que levarão a empresa aos resultados almejados.

Dito isso, o modelo de feedback negativo tem o intuito de informar melhorias ao colaborador, utilizando como base suas condutas ou falhas. Ele deve ser utilizado de modo construtivo, através de uma comunicação não violentapara que o receptor sinta-se motivado a melhorar.

É essencial que todos os funcionários e lideranças saibam como dar um feedback. segundo pesquisa da Hubspot, 43% dos profissionais altamente engajados recebem feedback pelo menos uma vez por semana.

A atenção deve ocorrer principalmente sobre as críticas, uma vez que fazer elogios é algo mais simples e pouco sensível. Caso o feedback negativo não seja dado da maneira correta, é possível que a empresa sofra prejuízos, como:

  • Alto índice de volume de negócios;
  • Baixo engajamento;
  • Processos trabalhistas;
  • Alta taxa de absenteísmo;
  • Conflitos internos;
  • entre outros.

Portanto, é válido existir um esforço por parte dos profissionais de RH para que essa comunicação devolutivas seja eficiente e humanizada, dentro de um padrão de avaliação e cultura da empresa.

Diferença entre feedback positivo e negativo

A palavra feedback tem origem do inglês e diz respeito à retroalimentação, uma forma de comunicação interna que vem aprimorando o relacionamento dentro dos empreendimentos.

Independentemente de positivo ou negativo, o retorno que os gestores dão aos seus colaboradores tem como objetivo detalhar a visão que eles têm do trabalho desenvolvido.

A perda da motivação e da confiança em sua própria capacidade são algumas das consequências piores para um funcionário que acaba de receber um feedback negativo por parte de seus superiores.

No entanto, uma ocasião do tipo pode ser também uma ótima oportunidade para se desenvolver ainda mais dentro de uma corporação. Mesmo que seja difícil engolir, as críticas podem ajudar no desenvolvimento profissional e, principalmente, a evitar erros no futuro.

Já para o feedback é positivo, a forma de lidar com a situação é mais cômoda e amena, pois significa que suas tarefas foram exercidas como o esperado ou até surpreenderam os chefes.

Em resumo, o teor da mensagem não terá valor quando a pessoa que dá e que recebe o feedback não demonstra abertura, boa comunicação e desejo de mudança. É necessário focar nas consequências que se espera ao dar a devolutiva ao colaborador. Assim, é possível mensurar sua eficácia, independente dela ter sido positiva ou negativa.

Quais são os principais desafios ao lidar com feedback negativo?

Não leve para o lado pessoal uma crítica por um trabalho que deixou a desejar é o primeiro fator que um funcionário deve considerar, já que certos limites devem ser permitidos no ambiente corporativo — e misturar o pessoal com o empresarial pode ser perigoso nesse tipo de situação.

Ficar na defensiva também é uma reação comum entre os que recebem um feedback negativo. Entretanto, nesses casos, o importante é que o colaborador identifique o seu temor e suas inseguranças para sair desse estado defensivo.

Deve-se entender as causas que o levam a ter tal tipo de reação diante de uma crítica e, principalmente, aceitar o fato como uma oportunidade de melhoria e crescimento em vez de tomar o retorno negativo por parte da chefia como uma sentença de queda profissional .

Perdoar-se pelo erro também é algo importante para superar uma crítica no ambiente de trabalho, pois é a partir disso que um colaborador pode aprender com seus erros e melhorar sua atuação.

Lamentar-se sobre equívocos leva tanto à insatisfação profissional quanto ao pensamento diminuto de suas capacidades, fatores que só ajudam para que a produtividade do funcionário caia e os feedbacks futuros serão ainda mais negativos.

Como dar feedback negativo de forma construtiva?

Contar com uma equipe de alta performance é o sonho de todo empreendedor. Para que isso seja alcançado, é fundamental expor a opinião sobre o trabalho desenvolvido e, assim, aperfeiçoar a rotina para buscar a evolução dos negócios.

Mas como aplicar um feedback negativo de forma construtiva e não desmotivar o seu funcionário? Antes de tudo, é essencial que o líder esteja preparado e domine o assunto em questão. Não há como uma crítica negativa ser levada a sério se o gestor não explicar os motivos e detalhes que o levaram a essa conclusão.

Veja alguns passos de como dar um feedback negativo à sua equipe de forma agradável e construtiva:

  • Prepare-se antes: um feedback deve ser dado sobre algo específico. Para isso é necessário pensar e analisar qual foi a sua percepção e como é possível a pessoa melhorar;
  • Fale de forma transparente e empática: se colocar no lugar do outro e procurar entender o que ocorreu ao julgar de julgar é a melhor forma da pessoa se sentir acolhida e disposta a resolver os desafios;
  • Tenha bons argumentos e dados: pode acontecer que o profissional, ao receber o feedback negativo, tente se distanciar da responsabilidade. Para que isso não tenha permitido, tenha informações que apoiem sua fala, como acordos ou metas estipuladas anteriormente;
  • Demonstrar como a pessoa pode melhorar: é essencial que quando o gerente aponta uma melhoria, ele demonstra de que forma o colaborador pode fazer isso. Assim, o caminho para se atingir o objetivo concluído com mais facilidade.
  • Seja discreto: jamais faça uma devolutiva negativa de modo público ou coletivo. As chamadas de atenção ou busca de melhoria devem ocorrer sempre de modo reservado e discreto.

Exemplo de feedback negativo no trabalho

Como foi visto anteriormente, quem dá o feedback é aquele que conseguirá praticar a evolução do mesmo. Nos exemplos a seguir, é ensinado de que forma estruturar bem o objetivo do feedback negativo, para que ele seja recebido da melhor forma possível.

Você notará que eles possuem uma espécie de “padrão”, sempre iniciando de forma amigável e pessoal. O intuito é demonstrar que deseja escutar, buscar melhorias que poderiam ser feitas e se manter aberto para receber a devolutiva.

Veja como isso pode ser feito, abaixo.

Relatar um erro

A empatia e a humanidade são requisitos essenciais para quem atua no RH. Isso significa ter consciência de que o funcionário, antes de ser um trabalhador, é uma pessoa. E todos os humanos são sensíveis ao erro. Por isso, é importante que os líderes, gestores e colaboradores saibam apontar erros de forma adequada.

Um exemplo para fazer esse tipo de feedback, é:

“Olá Colaborador X, tudo bem?

Essa última semana foi um pouco conturbada, não é mesmo?

Notei que o projeto X passou por alguns problemas e houve um erro que acabou prejudicando a entrega ao cliente.

Antes de mais nada, gostaria de ouvir você sobre quais foram suas dificuldades nesse processo e que acredita que poderia ter sido feito diferente para que o resultado atingisse o esperado.

Ao meu ver, algumas ações deveriam ter sido feitas, como por exemplo […]. Isso provavelmente teria solucionado o problema, concorda?

O importante é que aprendamos com essa situação, para que erros como esse aconteçam no passado. Se você tiver desafios em um próximo projeto, pode contar comigo, ok?! Estou a sua disposição para ajudar a reverter dúvidas ou problemas. “

Baixa produtividade, motivação ou engajamento

É possível que o colaborador esteja com baixa produtividade ou desmotivação justamente por conta da falta de feedback. segundo a Hubspot40% dos profissionais apresentam baixo engajamento quando os líderes passam pouco ou nenhum feedback.

Portanto, antes de tudo, saiba se esse é o caso que está ocorrendo na sua empresa. Se sim, passe a implementar uma cultura de feedback contínua e estruturada, para aumentar a taxa de produtividade entre seus colaboradores.

Caso seja uma situação pontual, o ideal é fazer uma devolutiva da seguinte forma:

“Olá Colaborador X, como estão as coisas com você?

Percebi que seu engajamento está abaixo do normal. Houve alguma coisa no trabalho ou fora dele para isso ter experimentado?

Você acredita que suas responsabilidades estão sobrecarregando ou afetando a sua produtividade de alguma forma?

Seja o que for, estou aberto para ouvi-lo e pensarmos em uma solução juntos. O intuito é que você possa se sentir à vontade com seu trabalho, combinado?”

Atraso nas entregas

É comum que atrasos causem nas rotinas corporativas, afinal imprevistos podem acontecer. Mas pressionado os colaboradores não é o melhor caminho para manter a qualidade e motivação em alta.

Para evitar que isso aconteça, é válido passar um feedback neste sentido:

“Olá Colaborador X, como vai?

Estava observando as últimas entregas dessa semana, e percebi que havia atrasos na demanda. Aconteceu alguma coisa que o impediu de finalizar dentro do prazo?

Você acredita que tem algo que a empresa pode melhorar para diminuir ou evitar esse tipo de situação?

Se por acaso houver mais alguma dificuldade no meio do caminho, você pode entrar em contato comigo para que resolvamos o problema da melhor forma possível, combinado?”

Avaliação de feedback negativo

Por último, é importante que se aprenda a como agradecer um feedback negativo, a fim de ter uma boa conduta. Se ele for dado conforme o padrão apresentado anteriormente, será mais fácil de responder. Todavia, mesmo que o feedback tenha um tom ríspido ou pouco amigável, não se deve deixar de manter essa comunicação.

Para isso, o colaborador precisa sempre escolher um momento tranquilo para ler e agradecer ao feedback. Isso evita que algo seja dito sem pensar e dá mais tempo para desenvolver a devolutiva.

Um bom exemplo de agradecimento, sério:

“Olá Líder Y, tudo bem com você?

Agradeço sua preocupação em querer auxiliar na melhoria do meu trabalho. De fato, aconteceram algumas coisas que impediram a qualidade das entregas.

Meu principal desafio foi […]. Por isso, acredito que algumas ações como […] tendo solucionado o caso.

Podemos trabalhar juntos para que situações como essa não ocorram novamente. Me comprometo a acionar você sempre que houver dificuldades na minha rotina, para que a qualidade e meu desenvolvimento se mantenham em crescimento.”

Qual o suporte da empresa para o colaborador enfrentar um feedback negativo?

O papel da empresa deve estar sempre atrelado a uma cultura organizacional saudávelque estimula:

Todas essas ações irão auxiliar nos momentos difíceis, como o receptor de um feedback negativo. Isso evita que, por exemplo, o colaborador veja o local de trabalho como algo cronicamente estressante.

segundo o estudo da Revista Internacional de Pesquisa e Saúde Pública, um ambiente corporativo tóxico resulta em diversos problemas para a saúde psicológica e mental. Além disso, o sentimento de não pertencimento é espalhado pela empresa, gerado em profissionais desmotivados e baixa qualidade nas entregas.

O Recursos Humanos pode utilizar, por exemplo, o Plano de Desenvolvimento Individual como ferramenta para favorecer a recepção do feedback negativo e incentivar o engajamento.

Essa estratégia é ideal para padronizar os aprendizados e colocar todos os profissionais em um mesmo patamar de qualidade.

Não Guia completo sobre o Plano de Desenvolvimento Individual da Convenia você aprende como o RH pode implementar o PDI na instituição. Baixe o material gratuitamente e confira todas as nossas dicas e ensinamentos sobre o tema!

Nova chamada para ação