[ad_1]
O município de Aparecida, no interior de São Paulo, inaugurou na noite de sábado (7.out.2023) uma estátua de 50 metros da Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil. O monumento levou mais de 6 anos para ficar pronto por causa de um processo na Justiça.
A obra é assinada pelo artista plástico Gilmar Pinna, é feita de aço e custou cerca de R$ 10 milhões, segundo a prefeitura de Aparecida. A estátua está instalada a 3 km da Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo católico do país.
A construção foi anunciada em 2017, mas o processo precisou ser interrompido por causa de um pedido na Justiça movido pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos. O grupo afirmava que, por se tratar de um país laico, o Brasil não poderia financiar uma obra que beneficiasse e homenageasse uma religião em detrimento de outras.
A juíza Luciene Bela Ferreira Allemand deferiu o pedido, mas, em março de 2022, o TJ-SP liberou o retorno das construções. No parecer, definiu que o turismo religioso está no cerne da cidade de Aparecida e, portanto, investir na obra significaria investir na economia local.
[ad_2]