Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional


O perfil do trabalhador dos dias de hoje muda de forma constante e, cada vez mais, a qualidade de vida e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional são fatores buscados pelos que desejam alcançar níveis altos de satisfeito no mercado de trabalho.

Você está sentindo que seus funcionários precisam de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal? Então, baixe gratuitamente nosso e-book “Como cuidar da saúde mental e emocional dos colaboradores”!

No entanto, o dia-a-dia atarefado de quem atua no cenário atual pode acabar impedindo que os profissionais se deem conta do excesso de trabalho até que isso começa a afetar, de fato, a sua vida. Para que este não seja o seu caso, entenda melhor o que é e porque busque esse equilíbrio. Além disso, temos uma lista especial com 9 formas de promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional nos dias de hoje, confira!

o que é equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

índice

A harmonia dentro e fora do trabalho é muito importante para o desenvolvimento profissional. Não apenas um ambiente de trabalho motivador e seguro, é importante saber como equilibrar a vida pessoal. A concepção de equilíbrio pode ser diferente para cada pessoa, mas existem 3 pilares que precisam ser fortalecidos e viver em harmonia:

  1. Saúde;
  2. Família;
  3. Relacionamentos.

Se pudéssemos definir o que é esse equilíbrio satisfatório dizer que: o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional depende diretamente da harmonia desses três pilares. Ou seja, se a sua saúde está boa, você separa um momento do seu dia para ficar com a família e os seus relacionamentos pessoais e profissionais estão em perfeita sintonia, certamente você encontrou o equilíbrio. Caso, ao contrário, precisa correr atrás disso!

Consequências da falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Sem equilíbrio é impossível ser bem-sucedido em duas áreas da vida. A falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode causar grandes danos físicos e psicológicos. Além disso, esse equilíbrio influencia problemas em um dos dois extremos: pessoal ou profissional.

A vontade de construir uma boa vida financeira e a paixão pelo trabalho não podem tomar frente a saúde e qualidade de vida. Algumas consequências podem ser permanentes, por isso, é importante tratar a raiz do problema no início e evitar o agravamento.

Problemas Psicológicos

Os transtornos mentais são cada vez mais comuns nos locais de trabalho. Afastamento por doença é cada vez mais recorrente. Estresse, depressão e síndrome de burnout são algumas das doenças decorrentes do excesso de tarefas ou de pressão no trabalho. Elas impactam não apenas a vida profissional, mas a pessoal também. Além disso, podem incapacitar o profissional, ocasionando afastamento.

Problemas nas relações familiares e sociais

O estresse entre a vida pessoal e profissional pode causar rupturas nas relações amorosas, familiares e de amizade. A falta de tempo investido pode afetar as relações e causar ou agravar um quadro de depressão.

Problemas físicos e doenças no corpo

Os problemas físicos como: dor na lombar, tendinite, dores de cabeça e musculares, são alguns dos principais sintomas do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Esses sintomas são muito comuns em pessoas que trabalham em escritórios, ou que trabalham em serviços mais braçais e repetitivos.

Queda na produtividade

A falta de equilíbrio também pode afetar o trabalho. Isso mesmo, o excesso de trabalho leva à: queda nos resultados, limitação das habilidades criativas, dificuldade de raciocínio, entre outros. Pois o cansaço e apatia afetam a capacidade de realizar as tarefas com dedicação e excelência.

A falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode causar danos aos dois lados, e afetar também a saúde física e mental. Mas, o que fazer para ter a harmonia necessária entre os dois extremos? Confira as dicas que separamos para você!

9 dicas para ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Fique por dentro de dicas valiosas para ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional e conquistar cada vez mais satisfeito no trabalho!

1- Esqueça o trabalho no fim-de-semana

Levar tarefa para casa, estender demais o horário de trabalho ou mesmo trabalhar nos fins de semana até ações corriqueiras para quem vive em equilíbrio. Trocar momentos de lazer e descanso por algumas horas a mais no trabalho pode parecer negativo, mas pode causar grandes problemas no decorrer do tempo. Por isso, fuja dos problemas de trabalho durante o seu tempo livre, e deixe para consumir seu tempo com tarefas profissionais no seu dia-a-dia de trabalho.

2- Preencha seu tempo livre com atos significativos

O planejamento está tão presente na vida profissional que muitas vezes esquecemos de aplicá-lo na vida pessoal também. Mas, esse é um grande erro. Para alguns é tão difícil tirar um tempo livre que quando acontece fica sem saber como aproveitá-lo. Por isso, o segredo é: Planeje-se para ocupar seu tempo com que realmente tem valor e lhe dá prazer. Isso pode ajudar a aliviar todos os problemas físicos e psicológicos, além de ser revigorante.

3- Não descuide da sua saúde

O primeiro passo do desperdício é dedicar horas a tarefas e atividades sem considerar o corpo e mente. As idas ao médico acabam ficando cada vez mais escassas e a saúde cada vez mais comprometida. Para manter o equilíbrio é importante fazer um check-up periodicamente e não deixar que o trabalho atrapalhe seus cuidados com a saúde.

4- Fique longe de pessoas negativas e pessimistas demais

O estresse é o grande causador de muitos emocionais e físicos e surge com maior potencialidade quando há desequilíbrio. Por isso, é importante dar valor ao que realmente importa e abstrair muitas coisas que acontecem no dia-a-dia. Para isso, evite o negativismo de outras pessoas que podem lhe causar estresse desnecessário.

5- Aproveite sua própria companhia

Passar tempo com outras pessoas é um grande passo para uma vida equilibrada, mas ter momentos de reflexão e curtir a própria companhia também é muito importante. Esse exercício ajuda não apenas a equilibrar, mas também impacta diretamente na saúde mental. Então, descubra o que lhe faz feliz e passe algum tempo sozinho com seus pensamentos e planos.

6- Reserve tempo para suas relações

Dedicar tempo às pessoas que nos cercam é extremamente necessário. Buscar momentos ao lado de amigos e familiares é importante para evitar o agravamento de doenças psicológicas. Além disso, dedicar-se ao relacionamento afetivo é uma excelente forma de dividir os problemas e compartilhar momentos felizes. Por isso, nunca descuide de amigos, família e relacionamentos afetivos em função do trabalho.

7- Conheça lugares diferentes

Quem não gosta de viajar? Os momentos de lazer e descontração que a viagem proporciona são essenciais para o corpo e a mente. Além disso, conhecer lugares novos e ter momentos com pessoas que gosta pode ajudar a restaurar as energias. Por isso, viaje e conheça novos lugares do mundo que lhe tragam cultura, satisfação e experiência.

8- Estimule sua capacidade de aprendizado

Pode parecer contraditório, pois no trabalho estamos sempre desenvolvendo o aprendizado. Mas, aqui é importante focar em aprender coisas novas, que não estejam relacionadas a vida profissional. Dedique parte do seu tempo para aprender novidades que lhe estimulem de forma prazerosa – seja em aulas de dança, línguas ou até com palavras-cruzadas.

9- Divirta-se

É possível se divertir no trabalho? Claro que sim! O equilíbrio entre vida pessoal e profissional começa exatamente nesse ponto. Quando perdemos a alegria no trabalho é sinal de que há algo errado, por isso, divertir-se é tão importante e é o ponto inicial da busca por equilíbrio. Não apenas no trabalho é importante: sair com os amigos, passear com a família e dar boas risadas na companhia de pessoas queridas para ter bem-estar na vida.

Gostou das nossas dicas? Então, baixe o nosso e-book e veja como cuidar da saúde emocional dos seus colaboradores!

Nova frase de chamariz