Endomarketing é o conjunto de estratégias de marketing com foco nos colaboradores da organização. O principal objetivo do marketing, ou marketing interno, é envolvendo e engajar os colaboradores, aumentando a marca do empregador e criando cada vez mais capacitada e uma equipe.
Já pensou em melhorar a imagem que sua empresa passa para seus próprios funcionários? O endomarketing pode ser a solução ideal para isso.
Em um mercado sem qualidade 75% dos trabalhadores se perdem por falta de engajamento e motivação, ferramentas que estimulem o reconhecimento eo envolvimento em todas as atividades é fundamental.
Por isso, empresas dos mais diversos setores estão investindo na produção de eventos funcionários além de estratégias que todos impulsionam a comunicação e transparência entre.
Entenda a seguir como funciona o endomarketing e saiba quais tipos de eventos internos você pode (e deve!) realizar na sua empresa.
O que é endomarketing?
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Endomarketing é o conjunto de estratégias de marketing com foco nos colaboradores da organização. O principal objetivo do marketing, ou Marketing interno é endomarketing é e engajar os colaboradores, aumentar o objetivo do empregador e criar uma equipe cada vez mais capacitada e orientada para o objetivo.
O endomarketing deve ser um trabalho realizado em conjunto pelas áreas de marketing e RH da empresa. Afinal, é preciso desenvolver um conjunto de iniciativas nas quais o público-alvo é composto pelos próprios funcionários. E uma das principais ações para a implantação do endomarketing é uma realização de eventos internos que envolvam toda a equipe em torno de um propósito único.
A importância da comunicação interna
A comunicação interna tem um papel fundamental no sucesso da empresa. Sem uma boa interação, não é possível, por exemplo, implementar uma estratégia eficiente de endomarketing. Além disso, o clima organizacional, a motivação e o comprometimento das equipes.
Dessa forma, muitas empresas estão investindo percebendo na melhoria de suas campanhas internas de comunicação. Esse cenário é apresentado na pesquisa “Tendências – Como será a comunicação interna nas empresas brasileiras em 2021?”, publicada por SocialBase (SB) e Ação Integrada.
Segundo esses dados, 46,3% das organizações responderam que aumentou os seus orçamentos para campanhas de comunicação. Outros 67,4% divulgaram que os programas de comunicação pelos gestores são uma prioridade na empresa.
Mas as vantagens reais que as organizações quais são com a comunicação interna? Entre as principais, podemos destacar:
- Alinhamento e integração dos tempos;
- Otimização dos processos;
- Diminuição dos ruídos na comunicação;
- Estímulo ao espírito colaborativo;
- Potencialização da produtividade interna.
Para que esses benefícios sejam beneficiados, a comunicação interna deve ser em ações e ferramentas úteis para os objetivos da organização. Algumas dessas práticas são:
- Intranet;
- TV corporativa;
- Mural de recados;
- Reuniões descontraídas;
- Rede Social Interna.
Benefícios dos eventos internos para o endomarketing
A realização de eventos funcionais internos é uma estratégia cada vez mais por empresas de diversos segmentos e tamanhos. Com eles, é possível reunir setores, departamentos e até uma empresa inteira para que um objetivo seja cumprido. Dentre os principais benefícios da realização de internos estão:
- Unir equipes de departamentos diferentes;
- Criar uma relação mais próxima entre gestores e colaboradores;
- Realizar treinamentos e capacitações;
- Reunir os colaboradores em torno de assuntos em comum;
- Demonstrar o compromisso da empresa com a valorização pessoal e profissional de cada funcionário;
- Proporcionar maior comunicação e entre as equipes;
- Redução dos índices de rotatividade;
- Melhoria da marca empregadora da empresa;
- Otimização da experiência do colaborador (experiência do colaborador);
- Reforçar a cultura interna nos profissionais;
- Melhorar a qualidade de vida e bem-estar das vezes.
Os eventos internos ajudam a criar um ambiente de trabalho cada vez mais conectado. Como os colaboradores se tornam mais produtivos e como consequência são mais motivadores, já a empresa mostra que está compatível com o aperfeiçoamento interno e a manutenção de profissionais também de trabalho.
Com a pandemia do Covid-19, muitos profissionais migraram dos escritórios das empresas para o escritório em casa. Essa tendência tende a continuar nos anos à frente por meio do modelo de trabalho híbrido (parte da jornada sendo presencial e parte remota).
Nesse contexto, os eventos importantes serão ainda mais. Por meio deles, a empresa pode manter as equipes unidas e reforçar os laços de amizade entre os. Disso, esses encontros serão excelentes além da melhoria da saúde emocional, mental, física e psicológica das equipes remotas.
Toda empresa deve investir em endomarketing?
Muitos gerentes não podem errar de achar que seja pelo custo ou pela necessidade, o endomarketing só pode ser realizado pelas grandes empresas. E isso acabando acabando a própria cultura organizacionalque não consegue fortalecer a relação com os colaboradores ou alinhá-los em torno dos propósitos de crescimento.
No entanto, não é preciso contar com grandes recursos para realizar um evento interno ou pensar em uma estratégia de endomarketing: tudo pode ser adaptado e organizado de acordo com os principais objetivos. Por isso, não importa se a sua empresa é uma startup, uma loja ou uma grande empresa de tecnologia: investir na realização de eventos diversos internos é sempre recomendado por trazer benefícios ao desenvolvimento empresarial.
Quais eventos devo organizar internamente?
empresas do setor do setor que devem ser prioritários de eventos da empresa. Mas, independentemente dos eventos escolhidos na estratégia, é fundamental engajar os colaboradores e motivar a equipe a estar nestes momentos.
E para manter os eventos internos sob controle e garantir que podem trazer os resultados esperados, a principal dica é organizá-los de acordo com um lista de controle. Confira os principais tipos de eventos internos que podem ser organizados e como principais vantagens de cada um deles:
Palestras
A realização de palestras é uma ótima forma de gravidade dos colaboradores da empresa em torno de um tema. A empresa pode convidar um palestrante para transmitir conhecimentos profissionais ou para trazer motivação mais para funcionários equipe.
O mais interessante das palestras é que o público também pode participar dando sua opinião e fazendo perguntas. Isso aumentará a percepção de comunidade entre os colaboradores, além de ser uma ótima maneira de investir no desenvolvimento de cada um deles.
Cursos, workshops e treinamentos
O principal foco dos cursos, oficinas e treinamentos é fornecer capacitação. Este tipo de evento interno está entre os preferidos das grandes empresas por trazer benefícios para todos. Afinal, os funcionários contaram com cada vez mais profissionais e novos negócios em sua equipe.
Oferecer cursos e treinamentos é um investimento no próprio futuro da empresa! E para que todos os colaboradores participem dos eventos, é importante os setores envolvidos de RH e marketing elaborado de campanhas para sobressalto e publicar internamente o programa de capacitação que está sendo disponibilizado.
Reuniões para demonstração de resultados
As reuniões com foco na demonstração e no reconhecimento de são para uma cultura de resultados de valorização interna da. Este tipo de evento pode ser mensal, trimestral e semestral é que todos os colaboradores podem ser até o evento importante e se envolverm.
Aqui, a pensar em diretrizes para a apresentação dos resultados, definindo quais colaboradores (geralmente, os dirigentes de um setor ou equipe obtiveram) responsáveis pela apresentação dos resultados naquela área.
Além de ser um momento essencial para qualquer empresa, as apresentações de resultados são bastante importantes para que a equipe se cometa com as metas propostas e possa melhorar os funcionários que se destacaram de alguma forma.
Confraternizações
Além do reconhecimento dos resultados, capaz de enxergar os funcionários além do lado profissional também é necessário para a criação de um ambiente de trabalho saudável e colaborativo. E para isso estimular, como confraternizações e eventos comemorativos são perfeitos!
Comemoração dos aniversariantes do mês, festas de fim de ano, happy hours… Todos esses eventos são capazes de estimular o vínculo emocional entre os colaboradores e o espaço que eles trabalham. Sair da rotina e participe de momentos de descontração que a equipe relaxe e possa melhorar sua produtividade ao retornar à realização.
Ações de Reconhecimento
As ações de reconhecimento são vinculadas à política de meritocracia. O objetivo é premiar os colaboradores que têm o melhor desempenho no trabalho, seja por causa da produtividade, do desenvolvimento de um novo projeto ou destaque em alguma área de atuação da empresa.
Algumas organizações concedem prêmios, bolsas, bolsas, universidades, universidades etc.
Quando existem ações de reconhecimento, os colaboradores são valorizados, motivados e engajados com a organização. Por outro lado, a empresa sente impactos positivos na qualidade dos serviços internos e satisfação das equipes.
Sem dúvidas, o endomarketing promove eventos que beneficiam toda a empresa. Podemos dizer que, no mundo atual cheio de transformações e incertezas, os eventos internos serão como um refúgio para todos os colaboradores. Afinal, essa é a sensação que temos quando estamos rodeados de pessoas e atividades felizes.