Diferença entre RH e departamento pessoal: tire suas dúvidas!


Você sabe a diferença entre RH e departamento pessoal? Muitos pensam que ambos executam as mesmas funções – o que, de fato, acontece em algumas empresas.

Mas a verdade é que ter bem delimitado o que é domínio do RH e que é domínio do departamento pessoal pode proporcionar vantagem competitiva aos negócios. Isso porque quando o DP assume como suas atribuições originais, o RH tem mais espaço para assumir tarefas estratégicas.

Continue acompanhando a leitura para entender melhor essa diferença e conseguir extrair o melhor resultado de cada uma dessas áreas na empresa. Confira!

Qual a diferença entre RH e departamento pessoal?

índice

Vamos entender a diferença entre os dois departamentos:

Departamento de Recursos humanos

O departamento de recursos humanos é o que se ocupa de atividades às ações estratégicas na empresa: clima organizacional, treinamentos, retenção de talentos, balanceamento entre vida profissional e vida pessoal dos colaboradores, entre outras que abordaremos nos próximos apresentados.

O RH é fundamental para o desenvolvimento das empresas. Afinal, o setor lida com os colaboradores, que são peças essenciais para fazer a organização avançar e alcançar melhores resultados. Portanto, ele busca estratégias para fazer com que toda a equipe dê o seu melhor em qualidade e esteja alinhado com os objetivos organizacionais.

Departamento Pessoal

O departamento pessoal fica a cargo de aspectos administrativos e jurídicos relacionados aos colaboradores. Ele lida com processos como admissão, desligamento, relações com sindicatos, folha de pagamento, etc. É um setor fundamental para que todas as leis e normas trabalhistas sejam cumpridas devidamente, evitando multas e processos trabalhistas.

Desse modo, fica evidente a importância significativa do departamento pessoal para qualquer organização, independentemente de seu porte.

Resumindo: o DP cuida da parte mais burocrática e o RH zela pela parte mais estratégica.

Quando o RH e o DP operam juntos?

Existem situações, entretanto, nas quais esses dois departamentos irmãos dividem alguma tarefa, como em admissões, compensações e desligamentos de empregados.

No caso de desligamento, por exemplo, o RH se encarrega de mapear os funcionários que por algum motivo se tornam “dispensáveis” – seja por baixa performance, comportamento incompatível com a cultura organizacional da empresa ou algum outro fator –, enquanto o DP assume a responsabilidade pela rescisão dos contratos, fiscalização e atualização de qualquer trâmite na Justiça do Trabalho.

Ainda assim, em pequenas empresas, é comum que o profissional atuante em tarefas típicas de DP seja um contador. Por outro lado, em grandes corporações a área pode ser bem estruturada hierarquicamente.

Quais são as principais atribuições do RH?

Veja abaixo quais são as principais rotinas do setor de RH e em quais tarefas elas consistem:

1. Recrutamento e Seleção

O recrutamento e seleção é o processo do RH que consiste em atrair os talentos do mercado e fazer a escolha dos colaboradores ideais para a vaga e para fazer parte do quadro de funcionários da empresa. É a etapa que antecede o processo de contratação.

2. Integração

O integração é o processo de integração dos novos colaboradores na organização. Ele busca capacitar e inserir os recém-contratados no novo ambiente de trabalho e na cultura da empresa, visando diminuir o tempo gasto que um colaborador demora para alcançar seu pleno potencial.

3. Treinamento e Desenvolvimento

O programa de T&D desenvolver as competências dos colaboradores para exercerem suas funções na empresa com excelência. Além disso, também os prepara para o ambiente de trabalho ao lidar com o desenvolvimento das soft skills.

4. Avaliação de Desempenho

UMA avaliação de desempenho é uma ferramenta estratégica que mede o desempenho de um colaborador ou de uma equipe. Ela analisa pontos como conhecimento técnico, postura profissional, relação com colegas de equipe, entre outros fatores que trarão dados importantes para identificar pontos de melhorias e traçar o desenvolvimento de cada profissional.

5. Retenção de talentos

UMA retenção de talentos consiste em um conjunto de ações estratégicas que visam manter na empresa profissionais talentosos. Essas ações podem ser estratégias de reconhecimento, benefícios corporativos, entre outras que irão fazer com que o profissional queira permanecer como colaborador da organização.

6. Pesquisa de clima organizacional

UMA pesquisa de clima organizacional é um aplicado pelo RH para mapear a motivação que os colaboradores têm sobre a empresa e seu ambiente de trabalho. Por meio das respostas, é possível tomar medidas assertivas que trarão melhorias para os pontos examinados na pesquisa.

7. Plano de cargas e voos

Por fim, o plano de cargas e voos é um descritivo detalhado com as cargas da empresa, suas funções e salários correspondentes. Ele procura garantir uma padronização apenas entre os colaboradores e fazer com que eles possam ter uma visão melhor do seu crescimento na empresa.

Quais são as principais atribuições do departamento pessoal?

Agora que já vimos as rotinas do RH, confira quais são as rotinas do departamento pessoal:

1. Admissão

o processo de aceita é um dos que mais se destaca nas rotinas de DP. O departamento lida com a parte burocrática da contratação, como registro trabalhista, preenchimento da carteira de trabalho, encaminhamento ao exame admissional, inclusão no relógio de ponto, etc.

2. Folha de pagamento

UMA folha de pagamento é um documento mensal que contém os valores provenientes dos cálculos de salário, vale-transporte, plano de saúde, entre outros benefícios ou descontos trabalhistas. O documento mostra os custos relacionados à permanência dos funcionários na empresa.

3. Controle de férias

O controle de férias é uma rotina fundamental para ter uma logística eficiente do descanso remunerado de cada colaborador. É preciso saber quais os vencimentos das férias de cada um, afinal, uma má gestão neste processo pode fazer com que a empresa tenha que realizar o pagamento das férias em dobro.

Além disso, também é preciso saber a época em que cada colaborador estará ausente, se alguém irá substituir e como proceder nessa ausência para não atrapalhar o desenvolvimento de projetos e rotinas importantes.

4. Controle de ponto e banco de horas

O controle de ponto e banco de horas são rotinas que lidam com a gestão de jornada dos colaboradores. O controle de ponto registra os horários de entrada, de almoço e de saída, e o banco de horas registra as horas de trabalho faltantes e excedentes, que podem ser compensadas conforme o acordo entre a empresa e o funcionário.

5. Desligamento

Nenhum processo de desligamento, o DP recebe os documentos necessários do profissional para conduzir a rescisão, faz o encaminhamento ao processo demissional e calcula as verbas rescisórias. Neste processo, os profissionais do setor precisam ter cautela para não cometer falhas e assim evitar processos trabalhistas.

6. Gestão de benefícios

UMA gestão de benefícios é o planejamento de medidas que irão melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, gerando motivação e permitindo ser um diferencial na imagem da empresa. Esses benefícios podem ser: plano de saúde, horários flexíveis, seguro de vida, etc.

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