Treinar seu cão para andar com você sem coleira é uma ideia atraente, mas chegar lá é um trabalho árduo. Você deve construir a confiança necessária para que seu cão ouça. Certificar-se de que seu filhote virá quando você chamá-lo, largar o que quer que esteja segurando ou parar de perseguir o animal selvagem ou o automóvel pode ser um processo difícil.
Quando seu cão estiver sem coleira, ele poderá seguir seus instintos naturais para correr e explorar a área. Mas eles devem manter a disciplina que você os ensinou para manter a si mesmos e aos outros seguros.
O que considerar antes do treinamento sem coleira
índice
Deixar seu cachorro solto no mundo requer muito treinamento. É uma grande responsabilidade. Se seu filhote não for treinado adequadamente, pode haver problemas. Antes de considerar seriamente treinar seu filhote para andar sem coleira, há certos padrões que eles devem cumprir para ajudar a evitar que seu cão se perca ou fuja quando estiver sem coleira.
1.Comandos básicos
Por um lado, seu cão deve ser um especialista em seguir os comandos básicos:
Uma compreensão sólida e confiável desses comandos básicos é essencial. Eles devem seguir consistentemente esses comandos quando você estiver fora de casa e eles estiverem em uma coleira de um metro e oitenta.
Se você ainda está treinando seu cão na coleira, lembre-se de que, quando eles estão sem coleira, eles podem se afastar bastante. Eles podem até perder suas dicas visuais. Certifique-se de também instilar dicas verbais para garantir.
2. Questões de Raça
Diferentes raças de cachorros foram criadas para determinados fins. Naturalmente, os membros de diferentes raças são conectados de várias maneiras. Eles têm hábitos, tendências e desejos diferentes. Isso significa que algumas raças são mais fáceis de treinar para confiabilidade sem coleira.
Por exemplo, os huskies siberianos podem ser um desafio para treinar sem coleira porque foram criados para correr, têm um forte impulso de caça e também têm um desejo inato de vagar. Huskies são cachorros de trenó – fortes o suficiente para puxar um trenó pela tundra. Além disso, eles têm o desejo de viajar centenas de milhares.
Cães criados para caçar pequenos animais, como Terriers, também podem prevenir um desafio. Eles realmente terão que lutar contra seus instintos para parar de perseguir algo com apenas um simples comando. Muitas vezes, esses tipos de cachorros só devem ser soltos em áreas cercadas com segurança.
Cães de companhia que estão ansiosos para agradar e não são conhecidos por terem uma natureza independente provavelmente serão mais fáceis de treinar do que raças independentes. Algumas raças de cachorros com instinto de guarda e proteção geralmente não são adequadas para treinamento sem coleira porque podem ver isso como uma oportunidade de expansão deles território e tornar-se territorial.
3. Formador Profissional
Se você suspeita que seu cão será mais difícil de treinar por causa de sua composição genética, não deixe que isso o impeça de tentar! É apenas algo para estar ciente e pode significar que você precisa da ajuda de um treinador profissional. E pode significar que você precisará estar aberto para aceitar o fracasso caso o treinamento não seja capaz de superar o instinto.
4. Avalie os riscos
Claro, saiba que fazer seu cachorro andar sem coleira sempre trará riscos. Não existe um método infalível de treinamento, nem você pode prever o que acontecerá no mundo. Portanto, ao considerar treinar seu filhote, avalie os riscos.
Considere também o temperamento do seu cão. Você acha que eles são confiáveis? Eles estão nervosos e ansiosos? Eles provavelmente fugirão se algo os assustar? Como eles interagem e abordam estranhos, outros cachorros e outros animais?
O treinamento é baseado na relação entre um cão e seu dono. Se você conhece bem o seu cão e realmente se educa sobre o assunto do treinamento sem coleira, fará a escolha certa.