“Democracia está em jogo”, diz Biden sobre concorrer à reeleição

[ad_1]

Segundo o presidente dos EUA, Donald Trump e seus aliados “estão determinados a destruir a democracia” norte-americana

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na 2ª feira (18.set.2023) que decidiu concorrer à reeleição por ver que a democracia ainda estava em jogo. Ele abordou as críticas feitas a sua idade. Muitos norte-americanos acham que o democrata está velho demais para um próximo mandato– ele tem 80 anos.

Muitas pessoas parecem focadas na minha idade. Bem, entendi”, declarou em um evento de arrecadação de fundos em Nova York, citado pelo site Axios. Biden afirmou que “sabia o que fazer” em casos como a pandemia e a guerra na Ucrânia. “É por isso que estou concorrendo. (…) Estou concorrendo porque a democracia está em jogo”, falou.

As eleições norte-americanas estão marcadas para 5 de novembro de 2024. Biden tentará a reeleição pelo partido Democrata. Do outro lado, o ex-presidente Donald Trump é o favorito na disputa com 10 candidatos à vaga do partido Republicano.

Segundo Biden, Trump e seus apoiadores “estão determinados a destruir a democracia” dos EUA. “E sempre defenderei, protegerei e lutarei pela nossa democracia”, afirmou o democrata.

Biden está disputando a vaga democrata com 2 candidatos: Robert F. Kennedy Jr. e Marianne Williamson. O atual presidente apresenta uma liderança significativa nas pesquisas democratas. Segundo dados do FiveThirtyEight de 15 de setembro, o democrata tem 66,9% das intenções de votos. Kennedy Jr. está com 12,1%.

Uma pesquisa do Centro de Investigação de Assuntos Públicos da Associated Press-NORC mostrou que 77% dos norte-americanos acham que Biden é velho demais para governar os EUA por mais 4 anos. Do total, 89% são republicanos e 69%, democratas.

O levantamento ouviu 1.165 adultos que vivem nos EUA, de 10 a 14 de agosto de 2023. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais. Os dados foram divulgados em 28 de agosto.



[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *