DDA: o que é e como funciona?

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O conceito de débito automático é bastante conhecido entre os brasileiros. Mas existe outra sigla semelhante, o DDA – Débito Direto Autorizado – que, embora menos conhecida, também é uma ótima forma de ajudar a organizar a vida financeira.

O DDA é o quarto meio de pagamento mais utilizado no Brasil. Ao todo, mais de 1,5 milhão de transações foram feitas no trimestre de 2020, segundo o Banco Central. Em resumo, ele é uma forma de exibição de todos os boletos, exibidos em seu CPF ou CNPJ, em um único lugar.

Confira, abaixo, as diferenças entre Débito automático e DDA e como usar o débito direto a seu favor.

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DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado. Essa função permite que você visualize todos os boletos que estão sendo exibidos em seu CPF ou CNPJ, tirando a necessidade de tê-lo em papel. Conseguir executar todas essas contas em seu nome também um maior controle de suas finanças.

Quando o DDA foi lançado em 2009, a Febraban estimou poupar 374.400 árvores, 1 bilhão de litros de água e 46 milhões de KW/hora de energia elétrica, baseado nos 2 bilhões de boletos que foram lançados no ano de 2008, segundo cartilha fazer DDA.

A maioria das instituições financeiras suporta o serviço de DDA, mas é importante verificar se sua conta tem essa função – e se é cobrado algo por ela.

O Nubank já economizou mais de 1 milhão de toneladas de papel

Em 1993, o Banco Central criou o boleto de cobrança, com o objetivo de diversificar e alavancar as transferências de dinheiro entre os brasileiros. Desde então, pago-se o pagamento das contas, para então fazer o pagamento das contas.

Com a digitalização de código de leitura para o boleto pela própria câmera de pagamento Mas, quando a qualidade da impressão não é das melhores, é necessário muita atenção e digitação o longo código de barras, número por número.

Depois de 16 anos da criação do boleto de cobrança, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou, em 2009, o Débito Direto Autorizado (DDA), cujo meio de pagamento vem sendo o quarto mais utilizado no Brasil – em quantidade de transações – ultrapassando 1,5 milhão de transações no último trimestre de 2020, segundo o Banco Central.

No automático você precisa se cadastrar uma única vez, usando um código específico (código de débito automático). A partir daí será debitado na sua conta, todos os meses, na data de vencimento, o valor do boleto que foi rastreado.

Já o DDA é a função que permite você visualizar, e ser notificado, quando um boleto em seu CPF ou CNPJ for lançado. As contas que aparecem para você, em DDA, devem ser autorizadas para que o pagamento ocorra, diferente do débito automático.

Ou seja, você pode pagar essa conta antes dos dados do vencimento direto no aplicativo ou internet banking sem precisar do boleto impresso ou em PDF.

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A mensalidade do condomínio onde você mora, o plano de saúde e a escola são alguns dos boletos que podem ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA). Basta habilitar a função com sua instituição financeira.

Contas que não podem ser pagas via DDA

Embora o DDA seja uma função que facilite os pagamentos dos boletos, algumas contas recorrentes de nossas vidas não podem ser pagas via Débito Direto Autorizado (DDA), como:

  • Boletos de arrecadação de tributos: IPVA, IPTU etc;
  • Contas de serviços públicos: Luz, água, gás e telefone.

Nesse caso, o melhor caminho para o controle de suas finanças é colocar essas contas em débito automático.

Conheça o débito automático do Nubank.

É possível ativar uma função DDA diretamente no seu aplicativo ou internet banking. Além dos nomes “DDA” e “Débito Direto Autorizado”, essa função pode aparecer como “sacado eletrônico”.

Também é possível ativar essa função por meio do telefone e outros canais de atendimento da instituição financeira que você tem conta.

Depois de ativado, você passará a notificar todas as vezes que um boleto para lançado em seu CPF ou CNPJ.

Cuidado para não se confundir na hora de fazer os pagamentos.

Ativar a função DDA com sua instituição financeira não impede que você receba os boletos impressos em seu endereço. Isso pode gerar uma confusão e que você acabe pagando o mesmo boleto duas vezes.

Lembre-se de contatar esses cobradores e informar que você não quer receber mais o papel na sua casa.

Paguei o boleto errado, e agora?

A responsabilidade da informação que consta no boleto é do cobrador. A instituição financeira apenas reflete, no seu aplicativo ou internet banking, os boletos que foram registrados em seu CPF ou CNPJ. Por isso, sempre verifique as informações antes de autorizar o pagamento.

Se você não combinar com alguma informação, entre em contato com o cobrador e não faça a autorização do DDA estar seguro do valor a ser pago e sua finalidade.

Como saber se um boleto é falso?

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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank devoluções às pessoas ou controle sobre sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e nossa história.

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