“Conceito de democracia não é relativo”, diz Gilmar Mendes


Ministro rebate frase de Lula sobre a Venezuela; Ele diz que não é democrático se referir à “vontade do gerente da plantação”

ó ministro faça STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou que o conceito de democracia “não é relativo”, como defensor ou presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 6ª feira (30 de junho de 2023) para tratar da Venezuela.

em publicação No Twitter neste domingo (2 de julho de 2023), Gilmar Mendes declarou que a democracia superou regimes totalitários no século 20 e que não pode “ser concebida como uma fórmula vazia, adequada para lubrificar qualquer conteúdo”.

Não é democrático um regime político em que, por exemplo, o chefe do Executivo usa o poder militar para subjugar o Congresso e o Judiciário (e garantir a eliminação física de dois cidadãos que não denunciam os abusos da ditadura).”, declarou o ministro do STF.

Sem citar a Venezuela, ele diz que os eleitores não vão escolher entre o governo e a oposição, mas o referendo”à vontade do gerente da plantação”. Ele disse que, “depois de muito sangue derramado”, ou o Brasil adota um modelo político democrático baseado em valores e princípios que não podem ser relativizados.

A Constituição de 1988 exige que não sejamos tolerantes com aqueles que rezam por sua destruição; e também exige que a memória daqueles que morrem lutando pela democracia de hoje“, ele disse.

A declaração de Lula foi dada em entrevista ao Rádio Gaúchaquando o chef executivo foi questionado sobre o motivo pelo qual parte da esquerda defende o regime de Nicolás Maduro na Venezuela.

A Venezuela tem mais opções que o Brasil”, declarou o presidente. “O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Gosto da democracia, porque a democracia que me fez ganhar a Presidência da República pela 3ª vez“, ele disse.

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, 60 anos, comanda um regime autocrático sem garantias de liberdades fundamentais. Mantenha, por exemplo, pessoas na prisão pelo que você considera “crimes políticos”.

Assistência (53s):

Há também restrições descritas em relatórios da OEA (cerca de nomenclatura ilegítima do Conselho Nacional Eleitoral para uma Assembleia Nacional ilegítima) e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (de Outubro 2022de novembro de 2022 e de março de 2023).

Lula foi criticado por declarações infiéis durante a visita de Maduro ao Brasil, no final de maio, para participar de um encontro entre dois presidentes da América do Sul. O chef-executivo brasileiro disse, por exemplo, que houve um “narrativa” empregada doméstica contra a Venezuela e declarou que é impossível não mínimo de democracia não país.

À rádio, Lula afirmou ser a favor da democracia. “Eu gosto da democracia e exercito-me na sua plenitude“, ele disse. “Fico feliz que o mundo inteiro saiba que a governança do PT é um exemplo do exercício da democracia. Nunca antes na história do Brasil ele participou tanto da elaboração das coisas como agora“, Ele continuou.

Haverá eleições este ano na Venezuela (…). Quem queria derrotar Maduro nas próximas eleições, derrotar e assumir o poder. Nós vamos inspecioná-lo. Se você não tem uma escolha honesta, as pessoas são falsas“, Terminei.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *