Comunicado deixou “porta aberta” para corte na Selic, diz Campos Neto


Presidente do BC defendeu que não há incoerência no empate do Copom; Ele disse que a interpretação depende de “cada um”

o presidente faça BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, disse que o comunicado do Copom (Comitê de Política Monetária) enviado ao “porta aberta” para o corte do imposto básico, à Selic, na próxima reunião, em agosto. Defendo que, por ser mais curto, não foi possível dar toda a explicação do pensamento consensual da diretoria colegiada, mais do que agora “incoerência” em relação ao empate do Copom.

Campos Neto apresentou nesta 5ª feira (29 de junho de 2023) o Relatório Trimestral de Inflação. O BC aumentou de 1,2% para 2% na projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2023. Também recuou de 83% para 61% na probabilidade de a inflação ficar acima da meta neste ano.

Ajuda:

Campos Neto afirmou que o BC dispõe de 2 instrumentos de comunicação e que a função da declaração do Copom é expressar uma opinião de “consenso”, a respeito deste item objetivo explicar ou que foi debatido e dar transparência às diferentes opiniões.

Tenho alguns casos em que você tem certeza do que vai fazer, ou dizer, uma maioria ou um grande consenso, mas não tenho um consenso para comunicar. Essa é a parte mais delicada”ele disse.

O presidente do BC declarou que a última reunião foi “bem dividido“e que o comunicado”obviamente não dá pra explicar muita coisa”. As pessoas não veem que você tem uma inconsistência. As pessoas entendem que a declaração ficou, a nosso ver, de portas abertas. Estou velho porque você tem muito barulho ao meu redor”eu declarei.

Ele disse que dois ativos foram mostrados em transparência. “Se quiser cheirar curvado como um todo e cheirar mais para a frente, no aumento do volume dos cortes [esperados para a Selic] Até agora tem sido bastante barulhento, mas quando as pessoas cheiram o que afeta os preços de mercado, foi muito pouco.”defendeu.

O presidente do BC afirmou que “Nenhum comunicado é perfeito” e que a autoridade monetária se esforce para fazer o melhor documento. “Tenho medo de escrever uma opinião de consenso que será curta”eu declarei.

O consenso seria deixar “porta aberta“Para o tribunal do júri na próxima reunião e que o processo de afrouxo monetário seja feito com”parcimônia”, segundo el. Ele declarou que a interpretação da declaração “depende de cada um”.

MUDANÇA DE FOCO

índice

Campos Neto defendeu que se deve muito”atenção” sobre “detalhes específicos” entre a comunicação e ata, mais que um cenário melhor ficou de lado na discussão pública. Ele diz que a deflação está em andamento, apesar de ser muito lenta. O momento da política monetária está relacionado ao nome da reunião do BIS (Banco de Compensações Internacionais), denominada “a última milha” (até a última milha):

  • Você está correndo uma maratona, mas não consegue terminar a última milha antes. A mensagem que foi corroborada por todos os banqueiros centrais é que esta última milha é aquela de que vocês estão cansados, é mais difícil de explicar, mais do que importante terminar o trabalho, porque vocês também garantem que o processo de desinflação é contínua, estabiliza preços e melhores investimentos”.

CRÍTICOS

Campos Neto tem sido alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aliados do governo federal. Nesta 5ª feira (29 de junho de 2023), o chef executivo fez diversas reclamações sobre o presidente do BC. Ou chamou de”cidade” que “ele não entende absolutamente nada do país”.

O principal motivo das críticas é o patamar da taxa básica, a Selic, que está em 13,75% ao ano desde agosto de 2022. Em 21 de junho, o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciou a manutenção da própria Selic patamar, ou que irritou ou governo e aliados. Nenhuma comunicação divulgada por si, não deixou em aberto a possibilidade de um tribunal na próxima reunião, em agosto.

Na 3ª feira (27 de junho de 2023), quando foi divulgada a data da reunião, o documento mostra que a maioria dos dois diretores do Banco Central concorda com um pequeno corte da taxa Selic em agosto, provavelmente 0,25 ponto percentual.

O diretor interino de Política Monetária do BC, Diogo Abry Guillen, apresentou dois dados do Relatório Trimestral de Inflação. Em maio, alguns itens ficaram acima da meta de inflação, de 4,75%, como bens industriais (5,21%) e serviços (6,52%). O núcleo de inflação – que mede a evolução dos preços, desconsiderando perturbações decorrentes de choques temporários – acumulado em 12 meses foi de 6,72%.

direito autoral
Divulgação/Relatório Trimestral de Inflação – 29 de junho de 2023

Gráfico do Banco Central mostra trajetória de dois núcleos de inflação desde 2014

META DE INFLAÇÃO

O CMN (Conselho Monetário Nacional) se reúne na tarde desta 5ª feira (29 de junho de 2023) para discutir a meta de inflação do país. Lula voltou a defender uma postura menos rígida nesta 5ª feira (29 de junho).

A comissão é formada pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, e pelos ministros da Fazenda, fernando haddade do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.


Leia mais notícias sobre o assunto:


O Ministro da Fazenda afirmou na 4ª feira (29 de junho de 2023) que a meta de inflação de 2024 continuará em 3%. ou presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já criticou o patamar:

AVALIAÇÕES COMEÇARAM EM 2023

Antes de 18 de janeiro, o assunto raramente era abordado pelo presidente. No discurso feito no Congresso durante a postagem, Lula não mencionou o Banco Central ou os júris.

A única passagem correlacionada com o Banco Central é esta: “​​O modelo que propomos, aprovado nas urnas, exige, porém, compromisso de responsabilidade, credibilidade e previsibilidade; e disso no vamos abrir a mo. Foi com realismo orçamentário, fiscal e monetárioEm busca da estabilidade, controlando a inflação e respeitando os contratos que regem este país”.

A Selic subiu 4,5 pontos percentuais em 2022. Não no ano passado, que foi eleitoral, a economia também sofreu com a alta em 2021, já que a política monetária teve um efeito retardado de aproximadamente 18 meses – ou chamado “horizonte relevante”. Em 2021 e 2022, o país coexiste como o maior ativo monetário do século XXI.

BC critica ou argumenta que as decisões são políticas e que parte da restrição das condições de crédito é feita durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Defenda que as comunicações são técnicas.

Após as críticas de Lula e seus aliados, Campos Neto teve que ir duas vezes ao Senado para prestar esclarecimentos sobre a trajetória da taxa Selic. Os principais argumentos para manter os preços altos eram a inflação ainda acima da meta e as expectativas futuras de inflação e preços”desanimado”, ou seja, com alto grau de incerteza.

Eu pedi respeito a “integridade técnica” do Banco Central. Ele disse que gostaria que o país tivesse juros baixos, mas que era preciso levar o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para a meta. QUALQUER Power360 selecionou 3 casas de Campos Neto para defender a atuação da autoridade monetária:



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *