Comunicação interpessoal no trabalho: 6 dicas para promover


Quem presta atenção no dia a dia empresarial sabe que a comunicação interpessoal no trabalho é um dos fatores mais importantes para o sucesso, seja você um funcionário subordinado ou um profissional em carga de liderança.

Embora muitos não possuam uma facilidade natural para o exercício da comunicação constante, tal fator jamais pode ser considerado irrelevante. Afinal, a falta de conhecimento e da prática de troca de ideias pode gerar uma série de conflitos necessários no ambiente de trabalho – tudo em função da falta de abertura e jeito para expor opiniões e ouvir emoções diferentes.

Para diminuir a quantidade de profissionais que se acham ‘mal compreendidos’, a prática da comunicação interpessoal é fortemente válida – ajudando para que as pessoas saibam lidar diretamente com seus colegas e pessoas de convívio, propiciando um ambiente mais aberto e receptivo à troca de ideias e pensamentos dos mais variados. Neste artigo, você irá verificar alguns fatores importantes para melhorar a comunicação interpessoal.

O que é uma comunicação interpessoal?

índice

De maneira concisa, a comunicação interpessoal é a troca de informações entre duas ou mais pessoas, seja por sinais verbais ou não verbais. Ou seja, é a capacidade de transmitir, receber e interpretar as mensagens através da escrita, da fala, da expressão corporal e até dos meios mais modernos que a tecnologia passou com o decorrer do tempo.

Não só isso, mas também envolve a capacidade de escuta, leitura e observação. Um profissional com uma boa comunicação interpessoal precisa saber se expressar e também aprender e interpretar o que outras pessoas estão dizendo.

É uma competência fundamental dentro das empresas. Afinal, ela contribui para diálogos coerentes, claros e precisos. Dessa forma, é possível evitar as falhas e má interpretação, que podem gerar graves prejuízos para a empresa. Além disso, ela pode trazer outros diversos benefícios. É o que veremos a seguir!

Benefícios da promoção da comunicação interpessoal dos colaboradores

Confira abaixo quais são os benefícios de promover a comunicação interpessoal no trabalho:

novas culturas

A comunicação promove, não só a troca de pensamentos, mas também de cultura. Por meio da interação é possível aprender fatores que jamais seriam conhecidos sem que isso fosse estimulado.

Aprendizado

Quem está aberto para compartilhar e comunicar, também fica aberto para receber e aprender – e a riqueza de informações que pode ser recebida por meio da comunicação pode ser um ponto muito positivo para qualquer profissional.

Inibição

O exercício constante da comunicação pode ser de grande ajuda para diminuir os níveis de aceleração – aumentando a confiança de um profissional e, consequentemente, promovendo uma interação maior, onde ele pode expressar suas opiniões e ser ouvido com maior facilidade.

rede

Uma rede de relacionamentos profissionais não existe sem a prática da comunicação.

Marcar presença

Quem se comunica melhor marca mais presença. Os profissionais não devem manter a espera de um convite para que possam expor suas ideias – e se o seu líder não pede opiniões, ter a segurança para ir até ele e expô-las podem fazer toda a diferença na sua carreira; já que, por meio da comunicação é possível mostrar a uma empresa que você ‘existe’.

Conflitos

A resolução de conflitos é muito facilitada com a comunicação – o que ajuda, também, a evitar esse tipo de problema; já que a transparência de ideias e opiniões formam um ambiente menos propício para desavenças de todo tipo.

Autoconhecimento

A comunicação também pode ser um bom parâmetro para avaliar como os demais profissionais o enxergam, permitindo que mudanças sejam feitas e, com isso, sejam alcançadas patamares maiores de sucesso e interação.

Como melhorar a comunicação interpessoal no trabalho?

Veja agora algumas dicas essenciais para melhorar a comunicação interpessoal na empresa:

1. Promova a interação entre os colaboradores

É normal que dentro de uma empresa os profissionais tenham personalidades diferentes. Para que isso não seja um empecilho na comunicação, realize ações estratégicas que irão fazer com que a interação aumente e as pessoas se conheçam melhor. Ter uma boa política de comunicação interna e criar um ambiente de trabalho saudável são práticas essenciais neste processo.

Além disso, existem estratégias mais inovadoras, que costumam ser utilizadas em empresas mais modernas. Elas procuram criar um ambiente de trabalho que tenha mais espaços para interação, como por exemplo, disponibilizar uma sala de jogos para o uso dos colaboradores. Essas empresas costumam visar uma política de relacionamento horizontal, onde não há distinção em relação à hierarquia de cargas.

2. Invista na gamificação

A gamificação oferece diversas possibilidades que podem melhorar a comunicação interpessoal. O formato de jogo pode ser utilizado na realização de tarefas, onde vários colaboradores se envolvem em uma mesma missão e dependem um do outro para chegar ao objetivo final. Além disso, também é possível promover atividades para que a equipe se conheça melhor.

Veja um exemplo: os responsáveis ​​desenvolvem um perfil para cada profissional (hobbies, features, gostos) e cada semana esse perfil é apresentado por algum meio (tv corporativa, plataforma, etc.). A ideia é que os outros procurem adivinhar quem é o colaborador. Quem ganhar, recebe um prêmio. Isso faz com que todos conheçam melhor os componentes da equipe.

3. Promova treinamentos em equipe

Realizar treinamentos em equipe também é uma excelente estratégia. Além de capacitar seus colaboradores, as práticas práticas promovem ainda mais a interação e engajamento entre a equipe. A empresa também pode oferecer um curso para falar especificamente sobre a importância da comunicação interpessoal no ambiente de trabalho e quais são os seus impactos nos resultados.

4. Incentive a troca de conhecimento

A troca de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da comunicação interpessoal. Portanto, estimule-a na empresa. Mostre a importância de compartilhar as ideias, estar aberto a aprender com os colegas de equipe. Essa troca pode unir a equipe e contribuir significativamente na melhoria da comunicação.

Também é interessante promover momentos que possibilitem a troca de conhecimento. Uma das soluções para isso é separar um dia no mês para que os colaboradores dialogem sobre assuntos diversos. Qualquer um da equipe pode se candidatar a falar sobre um determinado tema, conduzindo a conversa com recursos audiovisuais, dinâmicas, etc.

5. Faça reuniões frequentes com a equipe

As reuniões frequentes são um excelente meio para que os colaboradores apresentem suas ideias, deem feedbacks, falem sobre seus posicionamentos e se sintam à vontade para falar com segurança. É fundamental criar um ambiente favorável para esse compartilhamento e fazer com que toda a equipe se sinta mais confiante e confortável para a comunicação no contexto da empresa.

6. Realize eventos internos

Esta ação está relacionada ao primeiro tópico sobre promover a interação entre os colaboradores. Os eventos internos podem ter muitos efeitos positivos no engajamento da equipe, influenciando a melhoria da comunicação interpessoal. Alguns exemplos são:

  • Happy hours, eventos ou almoços para a festa de aniversariantes;
  • Eventos de trilhar de controlados, com palestras, dinâmicas em equipe, dentre outras atividades;
  • Eventos temáticos no dia de halloween, natal ou outra data especial durante o ano. Dentro da proposta, é possível promover a decoração dos departamentos, uso de fantasias, desafios, competições saudáveis, etc.

7. Pratique a comunicação não violenta

Ter transparência e empatia é fundamental para construir confiança nas relações entre toda a equipe. A comunicação não violenta é uma metodologia desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg visando o aprimoramento dos relacionamentos interpessoais e a diminuição da violência. Infelizmente, é comum que falas agressivas sejam ditas, principalmente de liderança para subordinados. Para que isso seja evitado, algumas práticas precisam ser mudadas:

  • observação em vez de julgamento;
  • Sentimentos em vez de estimativas;
  • Necessidades em vez de estratégias;
  • Pedidos em vez de pedidos.

Como manter a comunicação interpessoal no Home Office?

Diante do cenário atual causado pela Pandemia, a dúvida de muitas empresas é como manter a comunicação interpessoal à distância, que é o caso do escritório em casa. Veja abaixo algumas dicas:

  • A comunicação entre as partes deve ser clara, eficiente em todo o tempo e sem ruídos por meio de ferramentas já determinadas pelo RH;
  • Incentivo à comunicação entre colaboradores e equipes, por ferramentas de reunião online;
  • Formalizar uma política de home office;
  • Reforce o propósito da empresa e continue mantendo os colaboradores engajados;
  • Potencializar os feedbacks;
  • Promova sessões de jogos online, happy hours virtuais, rodas de bate-papo online, entre outras soluções que mantenham a interação entre a equipe;
  • Realizar rodas de discussão online para o compartilhamento do conhecimento;
  • Elabora os eventos temáticos adaptados ao modelo remoto utilizando as ferramentas online;
  • Disponibilize um espaço virtual para que os colaboradores possam compartilhar boas notícias que podem ser celebradas por toda a empresa, pensamentos ou até mesmo histórias interessantes.

Gostou deste artigo? Para continuar aprendendo mais sobre as estratégias para uma melhor gestão de pessoas, você pode assistir ao nosso webinar sobre engajamento, cultura e performance durante o trabalho remoto.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *