Compras online: um guia para adquirir produtos de forma segura









Desde a implementação das medidas de isolamento social, por conta da Covid-19, os hábitos de consumo da população brasileira mudaram. De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), os brasileiros aumentaram suas compras online, passaram a usar meios de pagamentos digitais e devem continuar com esses hábitos de compra e consumo pós-pandemia.

Uma pesquisa feita pelo Boa Vista aponta para um maior uso das plataformas digitais de vendas durante esse período. Segundo o levantamento, 29% dos consumidores passaram a fazer mais compras online após o início do distanciamento social.

O uso do cartão virtual do Nubank, por exemplo, cresceu 31% entre os dias 24 de março e 24 de abril, quando diversas cidades brasileiras já estavam em quarentena.

Se você já possui este hábito – ou pensa em começar – veja, abaixo, um guia para compras online com segurança.

Data de entrega, política de cancelamento, preços, dados do cartão de crédito ou débito, entre outros. Fique atento e evite golpes e desgaste no futuro.

Antes de adquirir qualquer produto pela internet, a primeira coisa a se fazer é verificar a segurança do site em que deseja comprar. Faça uma pesquisa, leia as estimativas e verifique até mesmo o que estão dizendo não Reclame Aqui. Assim, é possível ter uma ideia a respeito da recepção da marca, como é o atendimento ao cliente da empresa ou se existem outros tipos de reclamação.

Além disso, os sites seguros fazem uso da criptografia digital – uma forma de embaralhar a informação fornecida (nome, dados do cartão e etc) para que somente quem tem o código – também chamado de “chave” – consiga decifrá-la.

Páginas protegidas, geralmente, possuem como letras http e https (HyperText Transfer Protocol Secure) e, em alguns navegadores aparece um ícone de cadeado no início do endereço do site.

É muito importante prestar atenção nas informações sobre a entrega da mercadoria. Os sites são claros quando se trata de: valor do frete, tipo de pacote, formas e prazo para envio, como proceder caso o produto chegue danificado ou não seja entregue. Esses dados devem ser disponibilizados.

Se houver algum problema, a empresa deverá assumir a responsabilidade, de acordo com a sua política de entrega.

nunca dê a senha do seu cartão de crédito, do e-mail ou qualquer outro dado pessoal em campos que não são específicos de cada um – e nunca dê sua senha por telefone. Se for preciso fazer um cadastro para compras, escolha uma senha forte e segura, evitando palavras, números e sequências já usadas em outros sites. Veja aqui dicas de como criar uma senha forte.

Durante o processo de compra e após a confirmação da mesma, vale salvar toda a comunicação por e-mail ou chat realizada entre você e o site da loja. Caso alguma coisa dê errado no meio do caminho, com as conversas, você terá como provar o que foi acordado.

Ao optar por comprar pela internet, o consumidor deve observar a política do site. Informações sobre privacidade, necessidade de troca, devolução ou cancelamento da mercadoria devem ser aprovadas de forma clara. Caso contrário, desconfie!

Os chamados biscoitos são, na verdade, pequenos arquivos que salvam os dados de navegação do usuário. Mas é possível desabilita-los ao realizar compras online e evitar que as informações do seu cartão de crédito, endereço, e-mail e ainda outras possam salvar.

Fazer isso é simples: basta demarcar a caixa de biscoitos nas opções de privacidade do seu navegador.

A maioria das compras online é feita usando o cartão de crédito. No site desejado, o consumidor preenche os campos com nome completo, número do cartão, código de segurança (cvv) e data de vencimento.

Uma forma de evitar dor de cabeça no futuro (caso a plataforma usada para compras não seja segura), é optar sempre por realizar compras na internet utilizando um cartão virtual. Vários bancos e instituições financeiras oferecem a opção de gerar uma via app (é o caso do Nubank). Ele é sempre preferível para compras online – se tiver qualquer problema, basta bloqueá-lo e criar um novo, sem ficar com o cartão físico treinado, já que os dados citados acima são diferentes.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e nossa história aqui.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *