Competências profissionais mais exigidas pelo mercado!

As muitas inovações e mudanças que ocorreram no mercado nos últimos anos moldaram um cenário novo e único no mundo dos negócios. Isto significou que trabalhadores de todos os tipos de desempenho tiveram que atualizar suas habilidades a fim de se manterem à frente de seus concorrentes. Como resultado, uma série de novas competências profissionais foram necessárias no recrutamento de novos funcionários.

Afinal, eles são essenciais para aqueles que querem uma boa colocação no mercado atual, cada vez mais tecnológico e em constante mudança. Mas quais são essas habilidades e como elas são desenvolvidas?

Neste artigo, você aprenderá sobre cada tipo de competência profissional que está em ascensão e como sua empresa deve ajudar os funcionários a se adaptarem, crescerem e se desenvolverem.

O que são competências profissionais?

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Alguns dicionários definem a palavra competência como o conjunto de habilidades, conhecimento e capacidade de fazer algo; aptidão.

Quando aplicado ao contexto empresarial, especificamente às competências profissionais, o significado do termo é um pouco mais amplo.

Segundo o livro “O modelo de competência: trajetória histórica, desafios e propostas atuais”, escrito por Eric Roland Rene Heneault e Philippe Zarifian, a competência profissional é

A tomada de iniciativa e responsabilidade do profissional quando confrontado com situações que surgem;
Uma inteligência prática baseada no conhecimento adquirido;
A capacidade de mobilizar e compartilhar desafios.

Dentro destes critérios, a competência profissional se torna mais flexível, tendo em vista a individualidade das pessoas. Uma empresa pode, portanto, ter funcionários competentes, mas com perfis diferentes. Esta variedade é um tesouro para as organizações.

Afinal, uma equipe de alto desempenho com diferentes habilidades e competências é a receita para serviços de qualidade, rentabilidade, inovação e força da marca diante da concorrência.

Quais são as competências profissionais mais requisitadas no mercado atualmente?

Há 3 tipos de competências que são avaliadas pelos recrutadores:

Organizacional: visão estratégica, trabalho em equipe, visão sistêmica, etc.
Técnico: conhecimentos de informática, ferramentas específicas (Excel, software ERP, conhecimentos da língua inglesa, etc.).

Comportamental: flexibilidade, criatividade, compromisso, etc. Para tomar as melhores decisões, recrutadores e gerentes devem saber como equilibrar os 3 tipos de competências e avaliar corretamente os candidatos em um processo de recrutamento e seleção. Afinal de contas, buscar apenas a competência técnica não é mais suficiente para construir uma equipe de sucesso.

Portanto, existem algumas competências específicas que são cada vez mais procuradas e demandadas pelo mercado. Confira-os abaixo:

Conhecimento de novas tecnologias e tendências: Os profissionais devem estar atualizados com os principais produtos e lançamentos tecnológicos do mercado, sabendo como utilizar as ferramentas que podem ser úteis em sua área de trabalho.

Desta forma, a empresa não enfrentará tantos desafios ao implementar novas ferramentas e softwares nas rotinas organizacionais, tornando o processo de integração tecnológica mais ágil e eficiente.

2. Aprendizado constante

Não é suficiente ter conhecimento em sua área. O aprendizado e a constante atualização são elementos muito relevantes. Como já mencionado, o mundo dos negócios está avançando com constantes mudanças e inovações e os profissionais precisam se manter atualizados com esta nova era.

Os funcionários precisam se aperfeiçoar através de cursos, conferências, eventos e outras atividades que possam contribuir para o seu crescimento profissional. Desta forma, eles estarão melhor preparados para se adaptar às mudanças e agregar mais valor ao seu papel na organização.

3. Relações interpessoais e comunicação

Comunicação clara é a palavra-chave para um bom ambiente de trabalho, e deve ser entendida e executada. Saber apresentar e argumentar idéias de forma clara e objetiva é um dos requisitos mais procurados nas organizações.

Não saber como se comunicar ou não ser capaz de se relacionar bem com gerentes e colegas de equipe pode levar a vários distúrbios no clima organizacional de uma empresa, bem como afetar a obtenção de resultados. Portanto, é muito importante que os profissionais se comuniquem de forma eficaz, transparente e objetiva.

4. Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é fundamental para unir os colaboradores para avançar em direção ao mesmo objetivo. Desta forma, é possível que ninguém esteja sobrecarregado e entenda seu papel individual para alcançar juntos os objetivos propostos.

Isto irá melhorar o clima organizacional da empresa, reduzir conflitos e trazer melhores resultados. Esta qualificação é, portanto, valiosa e é cada vez mais procurada nos processos de recrutamento.

5. Visão global

É necessário estar informado sobre as mais diversas mudanças econômicas, sociais e políticas ao redor do mundo, ser capaz de antecipar as mudanças e estar ciente dos impactos que um evento pode gerar.

Trata-se da capacidade de ver em profundidade tudo o que pode gerar valor para a empresa sem considerar as fronteiras como um obstáculo, mas sendo informado de tudo o que é inovador no mundo corporativo global, sejam fatores de produtividade ou modelo de negócios.

6. Auto-motivação

Os líderes nem sempre têm a capacidade de motivar suas equipes da melhor maneira e, portanto, a auto-motivação é essencial hoje em dia. Com esta competência, o profissional pode encontrar em si mesmo razões para estar disposto a desempenhar seu papel na empresa com excelência.

Desta forma, é possível manter o foco, atingir metas e entregar melhores resultados. É um compromisso consigo mesmo, sem que o funcionário esteja 100% dependente da motivação de líderes ou colegas de equipe.

7. Equilíbrio emocional

Cada vez mais competitivo e desafiador, o mercado de trabalho precisa de profissionais que saibam manter seu equilíbrio emocional e não deixem que pequenos problemas afetem seu desempenho. Afinal, existe uma pressão diária no ambiente empresarial que pode agravar problemas psicológicos como a ansiedade.

Portanto, o RH está cada vez mais procurando funcionários que saibam lidar com a pressão, mantendo suas emoções em equilíbrio, gerando produtividade e desempenho mesmo no meio dos desafios e problemas habituais do trabalho diário.

8. Inovatividade

Sair da zona de conforto e buscar ideias inovadoras é muito procurado e reconhecido no mercado atual. Ter a capacidade de inovar em uma variedade de situações é a competência ideal para superar obstáculos e resolver situações inesperadas que surgem nas rotinas diárias de trabalho.

Com isso, o profissional pode usar os recursos que ele já tem para enfrentar desafios e inovar novas formas de trabalho, sem ficar preso aos métodos usuais.

Que características um profissional não deve ter?

Temos falado sobre as competências profissionais que as empresas mais procuram. Mas que características essas organizações evitaram em seus processos de seleção? Nós selecionamos alguns deles. Confira-os:

Arrogância: profissionais arrogantes que não sabem como ouvir o feedback e trabalhar em equipe;
Conformismo: pensar que o que você já aprendeu é suficiente e permanecer na zona de conforto dificulta o desenvolvimento da empresa;
Emocionalidade: impede a tomada de decisões e pode influenciar quando uma posição imparcial deve ser tomada;
Timidez: pode levar ao medo de expressar opiniões e tomar iniciativas, um fator que dificulta o bom funcionamento da equipe;
Impulsividade: agir sem pensar pode levar a decisões erradas e também gerar conflitos, prejudicando o clima organizacional;
Perfeccionismo: embora possa parecer positivo, esta característica pode gerar muitos problemas e atrasos nas tarefas.

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Equidade de Gênero e sua importância

Como o RH pode identificar essas competências?

Alguma experiência da equipe de RH é necessária para identificar competências em profissionais, pois elas podem não ser tão aparentes ou podem ser simuladas.

Então, qual é a melhor estratégia para reconhecer competências? Vamos ver algumas dicas.

Candidatos

Em um processo de seleção, os recrutadores podem usar uma situação hipotética que ocorre freqüentemente na empresa para testar as competências dos candidatos. Talvez uma reclamação do cliente ou a solução de um problema relacionado a um projeto interno.

Outra estratégia é fazer perguntas diretas sobre os desafios do negócio. Por exemplo: Como você agiria se você fosse o líder de uma equipe cheia de conflitos entre seus membros? Se a empresa pedisse a você para criar uma estratégia para aumentar as vendas de um produto, o que você faria?

Empregados

No caso dos funcionários, o RH pode usar aplicações virtuais que mapeiam as competências. Estas tecnologias serão incorporadas em testes comportamentais, programas de treinamento e aprendizagem profissional.

Com base nos relatórios gerados pelo software, o RH entende qual é a melhor função ou posição para um determinado funcionário. Além disso, se uma competência de liderança for identificada, o profissional pode ser integrado ao programa de desenvolvimento de liderança interna.

O impacto das novas competências nas gerações mais velhas

É claro que uma organização não é composta apenas de profissionais da geração mais jovem. Portanto, pessoas com mais de 40 anos podem achar difícil adaptar-se às novas demandas do mercado.

Este não é apenas o caso quando se procura por novas oportunidades de trabalho, mas também em situações onde a empresa está passando por um processo de inovação e precisa integrar seus funcionários.

Mais conectados ao mundo das ferramentas virtuais, os milenares acabam tirando vantagem desta situação, enquanto os baby boomers e os profissionais da geração X estão correndo para acompanhar as novas demandas do mercado.

Primeiro de tudo, é importante saber que as habilidades mais tradicionais não ficam de fora das exigências de grandes e pequenas empresas. O que é novo, em termos de demanda de mercado, é principalmente devido às constantes inovações do mundo online e da tecnologia.

As gerações mais velhas tendem a ser mais comprometidas e leais. O desafio é saber como desenvolver as novas competências e fazê-las se adaptarem a este novo mercado. Nós estabelecemos 4 dicas para ajudá-lo neste processo:

  • Desenhe uma política eficaz de diversidade e inclusão;
  • Mostrar a esses profissionais um propósito significativo em relação ao seu papel na empresa.
  • Estabelecer uma boa comunicação;
  • Invista no treinamento desses profissionais, pois eles tendem a valorizar novas oportunidades de aprendizado.

Como desenvolver competências profissionais?

Qualquer que seja a geração do profissional, as empresas devem investir e trabalhar para desenvolver as competências de toda a sua equipe. Mas como os gerentes podem realizar essa tarefa? Aqui estão algumas dicas:

Invista em treinamento e desenvolvimento

Um dos principais meios para desenvolver as habilidades dos profissionais é o processo de treinamento e desenvolvimento. O treinamento ajudará na qualificação do funcionário, fazendo com que ele atinja as expectativas da empresa.

Esta ferramenta é uma decisão estratégica de RH e pode gerar mais produtividade e eficiência nos resultados entregues. Além de fazer com que os funcionários se sintam valorizados pela organização, fornecendo motivação e técnicas de engajamento nas rotinas de trabalho.

A empresa também deve encorajar sua equipe a participar de cursos e seminários externos, mostrando os benefícios e efeitos em suas carreiras. Hoje, há uma série de opções online acessíveis que tornam mais fácil para os profissionais melhorar suas habilidades.

Mas lembre-se: a empresa tem que promover a parte prática do que é ensinado. Dinâmica e outras atividades são ótimas opções para tornar o aprendizado concreto.

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Dando feedback

Outra prática fundamental é fornecer feedback constante. Este feedback transparente que fala de avaliação de desempenho por competência profissional aumenta o desempenho da equipe e fornece melhores resultados.

É essencial para o funcionário saber o que a empresa espera dele/dela, como ele/ela está atualmente desempenhando suas funções, quais são os resultados individuais e coletivos a serem alcançados, etc. Esta comunicação aberta e clara é o segredo para gerar um bom desenvolvimento.

Lembre-se também de encorajá-los e torná-la uma conversa amigável, mostrando-lhes que o feedback é importante para o desenvolvimento de suas carreiras.

Realizar reuniões regulares

Reuniões regulares de equipe são uma ótima maneira de melhorar a comunicação com seus funcionários. Pelo menos uma vez por semana, é essencial que os gerentes ouçam os profissionais e avaliem as questões apresentadas.

Desta forma, é possível orientá-los e encorajá-los a desempenhar melhor suas funções e tarefas na organização. Também é possível identificar áreas para melhoria e planejar futuras sessões de treinamento.

Diferenças de valor

Lidar com a diversidade também é um fator importante no desenvolvimento de competências. Os gerentes precisam valorizar as habilidades individuais de cada profissional e entender a importância de uma empresa heterogênea, que comprovadamente tem um potencial de crescimento maior. Afinal, se todos reagissem da mesma maneira, novas sugestões e estratégias não iriam surgir. Desta forma, é possível obter o melhor de cada funcionário.

Principais benefícios do gerenciamento de competências em sua empresa

Embora a gestão de competências seja um processo valioso e essencial para as empresas, alguns gerentes ainda não entendem os benefícios reais desta prática.

Para esclarecê-los, nós listamos os principais:

  • Ele sinaliza os objetivos e a visão da empresa nos comportamentos esperados do funcionário;
  • Ele gera oportunidades para o crescimento e desenvolvimento profissional;
  • Implementar um processo eficiente de recrutamento e seleção;
  • Identifica as áreas de desenvolvimento profissional ligadas aos resultados e objetivos da organização;
  • Cria critérios válidos e eficazes para o desenvolvimento e avaliação de desempenho;
  • Determina onde o investimento em treinamento terá o maior retorno sobre o investimento (ROI);
  • Identifica as lacunas de habilidades necessárias para o sucesso do negócio;
  • Assegura a retenção das competências essenciais;
  • Encoraja os funcionários a se encarregarem de suas carreiras, impulsionando o desenvolvimento e a melhoria contínua;
  • Impulsiona a cultura da empresa.

Sem dúvida, as competências profissionais são fundamentais para a gestão do capital humano das empresas. Quando o RH investe nesta prática, é mais fácil atrair e reter talentos profissionais. Sem mencionar a entrega de excelentes resultados para a empresa.

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